AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. I Congresso de Direito do Vetor Norte
Congresso

I Congresso de Direito do Vetor Norte

Em BH, de 28 a 30 de agosto de 2017.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Atualizado às 09:32

  • Data: 28 a 30/8
  • Local: FAMINAS-BH (Avenida Cristiano Machado, 12001, Belo Horizonte/MG)

O Vetor Norte da Capital mineira interfaceia-se com uma dezena de municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, possui localização privilegiada em relação aos aeroportos da cidade e está encrustado em posição estratégica relativa à sede do Executivo estadual mineiro, a Cidade Administrativa. Tais características têm contribuído para o desenvolvimento econômico e social da região, com reflexos inclusive no campo educacional. Hoje são cerca de dez faculdades de direito congregadas nessa área.

Por essa razão, o Vetor Norte precisa se consolidar como o espaço no qual futuros operadores do Direito trocam ideias, opiniões, experiências e visões acerca do que querem para o futuro do Direito no Brasil.

O intercâmbio entre estudantes é fundamental para o aperfeiçoamento dessa área de conhecimento, uma vez que propicia o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes.

Tal desenvolvimento se dá por meio da participação em debates que contam com a presença de palestrantes de renome e do fortalecimento de seu networking, possibilitado pelo contato entre os estudantes de diversas localidades, o que fomenta o intercâmbio de informações e o estabelecimento de projetos em cooperação.

Além disso, o I Congresso de Direito do Vetor Norte colaborará no sentido de aprimorar o ensino da Direito, por meio do debate entre pesquisadores em Grupos de Trabalho, nas mais diversas áreas do Direito.

O I Congresso de Direito do Vetor Norte tem o objetivo de fazer os profissionais e discentes do Direito que atuam nesta região, e aos demais que demonstrem interesse, acompanharem este desenvolvimento local. O escopo central é fazer desta pujança local uma ferramenta de interface entre o conhecimento acadêmico e a praxis jurídica inerente à atividade das diversas profissões jurídicas.

Programação

A lista de palestras e debates a seguir está em ordem cronológica e contém os nomes dos palestrantes convidados. As palestras terão apresentação e debate, e os debates serão conduzidos por estudantes.

Primeiro Dia - 28/8

8h - "Gestão de carreiras nos setores público e privado: quando e como começar"

Professor

- Rogério Monteiro Barbosa
Mestre em Teoria do Direito pela PUC Minas. Professor da Escola Superior Dom Helder Câmara.

9h30 - "A Advocacia do Século XXI: o futuro da Advocacia e do Advogado."

Professor

- Luis Cláudio da Silva Chaves
Mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2000). Professor Universitário e Vice Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

10h30 - "O Ministério Público do Século XXI: o futuro da Promotoria e do Promotor"

Professor

- Carlos Augusto Canedo
Doutor em Direito Penal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais.

14h às 17h - Apresentação dos resumos expandidos nos grupos de trabalho temáticos.

19h - Cerimônia Solene de Abertura

19h30 - Palestra: "Acesso à justiça e eficiência na resolução de conflitos: Perspectivas e propostas para o judiciário no Século XXI"

Professor

- Luiz Fux
Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ministro do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.

21h30 - Palestra: "Meios alternativos de resolução de conflitos: perspectivas e propostas para a Advocacia do Século XXI"

Professor

- Antônio Fabrício de Matos Gonçalves
Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Doutorando em Direito do Trabalho na UFMG. Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais.

Segundo Dia - 29/8

8h - Palestra: "Big Data e o Direito do Século XXI"

Professor

- Caio Augusto Souza Lara
Graduado, Mestre e Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Conselho Fiscal e Ex-Representante discente na Diretoria do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI.

9h30 - Palestra: "A Magistratura do Século XXI: o futuro da Magistratura e do Magistrado"

Professora

- Adriana Goulart de Sena Orsini
Professora Doutora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.

10h30 - Palestra: "A Defensoria Pública do Século XXI: o futuro da Defensoria e do Defensor"

Professor

- Marcos Lourenço Capanema de Almeida
Doutorando em Direito Político no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Direito da UFMG. Possui graduação em Direito (2003) e mestrado em Direito e Justiça pela UFMG. Defensor Público do Estado de Minas Gerais

14h às 17h - Apresentação dos resumos expandidos nos grupos de trabalho temáticos

19h - Palestra: "Direito do Trabalho, Democracia e Justiça Social no século XXI"

Professora

- Maíra Neiva Gomes
Doutora em Direito Privado: Direito do Trabalho, Modernidade e Democracia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é membro da comissão de direito sindical - Ordem dos Advogados do Brasil seção Minas Gerais.

21h - Palestra: "A Defensoria Pública do século XXI e os desafios para a concretização dos direitos humanos da população carcerária."

Professora

- Andrea Abritta Garzon Tonet
Defensora Pública do Estado de Minas Gerais, Professora de Direito Penal da PUC-Minas.

Terceiro Dia - 30/8

8h - Palestra: "Direito e Política: O Profissional do Direito no espaço público de deliberação".

Professor

- Matheus Simões
Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. Advogado. Vereador no Município de Belo Horizonte.

9h30 - Palestra: "A importância do Direito Internacional para o profissional do Direito no Século XXI"

Professor

- Caio Gracco Pinheiro Dias
Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, Professor do Departamento de Direito Público (área de Direito Internacional) da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP).

10h30 - Palestra: "O professor de Direito no século XXI: perspectivas e propostas para o magistério jurídico"

Professor

- Giordano Bruno Soares Roberto
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado de Direito Civil da Universidade Federal de Minas Gerais.

14h às 17h - Apresentação dos resumos expandidos nos grupos de trabalho temáticos

19h - Palestra: "A deviniência do Direito Constitucional Brasileiro"

Professor

- Osvaldo Alves de Castro Filho
Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito na Universidade de São Paulo (2012). Professor Adjunto de Direito Constitucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

20h30 - Cerimônia de encerramento (entrega das premiações).

21h - Palestrante surpresa

______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Clique aqui