AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais do IBCCRIM
Seminário

25º Seminário Internacional de Ciências Criminais do IBCCRIM

Evento realizado pelo IBCCRIM acontece entre os dias 27 e 30/8, em SP.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Atualizado às 15:48

O ano de 2019 representa um marco histórico para o sistema de justiça e para a democracia no Brasil. Os olhares de todo país estão focados no funcionamento do Judiciário, com julgamentos e decisões que reconfiguram os campos político e social brasileiros. É nesse cenário intenso e complexo que o IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais realiza a 25º edição do Seminário Internacional de Ciências Criminais.

O maior evento sobre o tema na América Latina acontece entre os dias 27 e 30 de agosto no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. Sob o tema "Ciências criminais como resistência dos valores democráticos", a edição deste ano terá discussões atuais, como pacote anticrime, fake news, criminalização da advocacia criminal e os vazamentos de mensagens de operadores da Lava Jato. A sessão de abertura será feita pelo jornalista e advogado Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil, veículo que divulgou em junho as conversas que incluem o então juiz federal Sergio Moro e membros do Ministério Público Federal, como o procurador Deltan Dallagnol. José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça, também está confirmado na programação do evento, na mesa 'Imaginando uma Justiça Criminal Democrática'.

Nos quatro dias de evento estão previstas também discussões sobre colaboração premiada, acordos penais, lavagem de dinheiro e corrupção, além de painéis sobre pornografia de vingança, criminologia queer e lawfare. A programação contará também com debates sobre medidas de segurança e reforma prisional, o aumento do recrudescimento penal na América Latina e análises sobre racialidades, encarceramento em massa e prisão preventiva.

Sob o título "Imaginando uma justiça criminal democrática", a conferência de abertura será feita pela socióloga inglesa Pat Carlen, da Universidade de Leicester, autora de diversos estudos sobre criminologia feminista e editora-chefe do British Journal of Criminology entre 2006 a 2013.

Além de Glenn Greenwald e Pat Carlen, entre os palestrantes internacionais estão confirmados o antropólogo congolês Kabengele Munanga, o jurista alemão Urs Kindhäuser, os juristas portugueses Anabela Miranda Rodrigues e Paulo de Sousa Mendes, além da socióloga norte-americana Natalie Byfield. Da Argentina, estarão presentes o criminólogo Máximo Emiliano Sozzo, o jurista Máximo Langer e o ministro da Suprema Corte do país, Omar Palermo.

A advogada Maíra Fernandes, que ganhou notoriedade em 2019 ao assumir o "caso Neymar", também fará parte da programação para discutir "criminalização da advocacia". Renomados especialistas como Carol Proner, Natalie Byfield, Geraldo Prado, Lenio Streck, Sérgio Salomão Shecaira vão trazer diversas análises sobre Criminologia e outras áreas da Ciência Penal.

"Quando a gente vê as pessoas das mais diversas partes do país que se aproximam, debatem, trocam ideias, percebemos que vivemos a mesma realidade, as mesmas dificuldades. Juntos, queremos buscar um caminho racional para os desafios da atualidade. Essa é a tônica do Seminário Internacional do IBCCRIM", afirma Eleonora Rangel Nacif, presidenta do Instituto.

O evento também terá duas audiências públicas, uma sobre mulheres e o acesso à justiça e outra sobre politização do sistema de justiça criminal, abertas ao público e realizadas nos dias 28 e 29, respectivamente, às 19h.

"Teremos painéis com temas atuais debatidos com professores renomados e pesquisadores conhecidos no Brasil e no exterior. Teremos também o CPCRIM, que é uma grande oportunidade para pesquisadores de todo o país apresentarem seus artigos, contribuindo para a efetiva produção acadêmica e de conhecimento no ramo das ciências criminais", completa Yuri Felix, presidente da comissão do 25º Seminário Internacional.

As inscrições para o 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais estão abertas no site.

Realização

  • IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3111-1040

ou

Clique aqui

INSTITUTO BRASILEIRO DE CIENCIAS CRIMINAIS