AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo inicia 19ª Semana Jurídica
Evento

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo inicia 19ª Semana Jurídica

A 19ª Semanajur é aberta para alunos e público externo e que se estenderá até sexta-feira, 30.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Atualizado às 15:18

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo iniciará amanhã (27) a 19ª Semanajur, semana jurídica da instituição de ensino, aberta para alunos e público externo e que se estenderá até sexta-feira (30).

O evento envolverá palestras com abordagem de temas atuais, Encontro Jurídico-Científico, discussão de filmes, competição de arbitragem e júri simulado de caso verídico.

Para o diretor da FDSBC, Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, a Semanajur é considerada o maior evento da instituição de ensino. "A programação é cuidadosamente elaborada com base no que há de mais moderno e importante no cenário jurídico. E para proferirem as palestras, convidamos renomados profissionais", antecipa o diretor.

Programação

27 de agosto - 8h30

Palestra: LGPD: A Nova Lei Geral de Proteção de Dados

Dr. Renato Opice Blum

Mestre pela Florida Christian University, advogado, economista, professor coordenador dos cursos de Proteção de Dados e Direito Digital do INSPER, professor do curso Direito 4.0 da FAAP, e do MBA em Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito (EPD) e diretor da Technology Law Association.

27 de agosto - 14h

Ciclo Cine Direito: A Literatura Distópica no Cinema

Filme: O Processo (1962)

Professor Responsável: Pedro Marini Neto

27 de agosto - 19h30

Palestra: Colorismo, Identidades Raciais e Racismo no Brasil

Dra. Natália Neris da Silva Santos

Doutoranda em Direitos Humanos na USP, mestre em Direito pela FGV, bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela USP, pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/CEBRAP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social da USP (GEPPIS/USP). Atualmente é coordenadora da área Desigualdades e Identidades do InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia, além de autora e co-autora de livros.

28 de agosto - 8h30

Alumni Talks - Direito e Inovação

28 de agosto - 13h

ENCONTRO JURÍDICO CIENTÍFICO

Oficina de Debate

28 de agosto - 14h

Ciclo Cine Direito: A Literatura Distópica no Cinema

Filme: Fahrenheit 451 (1966)

Professor Responsável: Rui Décio

28 de agosto - 19h30

Palestra:

Reconhecimento da Homotransfobia como Crime de Racismo pelo STF

Dr. Paulo Roberto Iotti Vecchiatti

Doutor e mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino/Bauru, especialista em Direito da Diversidade Sexual e de Gênero e em Direito Homoafetivo. Autor de livros e membro do GADvS - Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero.

Debatedor: Marcelo Gil

Fundador da ONG ABCD'S Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual, decano do movimento LGBT do Grande ABC, formado em Teologia e Filosofia, consultor de políticas públicas LGBTI +, palestrante e debatedor nos assuntos relacionados a crimes de homofobia e transfobia, pesquisador de dados de localização, impactos efeitos da homofobia / transfobia.

29 de agosto - 8h30

Palestra: Depoimento Especial: Uma Nova Forma de Olhar Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência

Dra. Tatiane Moreira Lima

Magistrada em São Paulo desde janeiro de 2007. Mestre em Ciências Médicas e Biológicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, formada em Direito pela PUC - Campinas, idealizadora da Campanha TJSP Todos Juntos contra o Abuso Sexual (2017) e implantou o Grupo Cá Entre Nós - Grupo Reflexivo de Homens Autores de Violência - Vara de Violência Doméstica Contra a Mulher e atualmente trabalha com crimes, tendo como vítimas crianças, adolescentes, idosos, deficientes e tráfico interno de pessoas.

29 de agosto - 13h

ENCONTRO JURÍDICO CIENTÍFICO

Apresentação Produção e Painéis

29 de agosto - 14h

Ciclo Cine Direito: A Literatura Distópica no Cinema

Filme: Laranja Mecânica (1971)

Professor Responsável: Clarice Assalim

29 de agosto - 19h30

Palestra: Legal Design: Como Melhorar a Experiência das Pessoas com as Informações Jurídicas

Dra. Ana Paula Ulandowski Holtz

Advogada especializada em design centrado no usuário, pós-graduada em Design de Interação pela UP Curitiba, Direito da Economia e da Empresa pela FGV-SP e Direito Contratual pela PUC-SP. Vivência na área jurídica de empresas multinacionais, experiência em contratos, gestão de risco e compliance, consultora em Legal Design, professora do curso de Visual Law na Future Law, na pós graduação em Marketing Jurídico do ISAE FGV e Compliance Centrado no Usuário na pós-graduação do CBC (Comitê Brasileiro de Compliance).

30 de agosto - 8h30

Final da Competição de Arbitragem

As eliminatórias acontecerão durante a Semanajur, no período da manhã dos dias 27, 28 e 29 de agosto.

30 de agosto - 14 às 17h

Tarde de Autógrafos com os docentes da instituição

30 de agosto - 19h30

Júri Simulado - Caso Boate Kiss

Instituição

Considerada uma das melhores instituições de ensino superior do País, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo tem 54 anos de atividade e é referência no ensino jurídico do Brasil com mais de 14 mil profissionais formados e atuantes em diversas áreas do Direito. Oferece os cursos de graduação e de atualização, além de pós-graduação Lato Sensu.

Seus professores e funcionários administrativos são servidores públicos municipais e ingressam nos quadros respectivos por meio de concursos públicos, ressalvadas as exceções legais. A FDSBC não possui fins lucrativos e a anuidade cobrada dos alunos - uma das menores de São Paulo - garante a autonomia financeira da estrutura.

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está localizada na Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo - Telefone (11) 3927-0222.

_____________

Faculdade de Direito de Sao Bernardo do Campo