AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. XVIII Encontro Nacional da Jovem Advocacia
Evento

XVIII Encontro Nacional da Jovem Advocacia

Inscreva-se!

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Atualizado em 29 de outubro de 2019 16:07

  • Data: 7 e 8/11
  • Local: Armazém da Utopia (Armazém 6) na zona portuária do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro receberá pela primeira vez o Encontro Nacional da Jovem Advocacia, evento realizado pela comissão OAB Jovem RJ e pela Seccional do Rio de Janeiro. O ENJA integra o calendário oficial do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e é feito de forma alternada entre os Estados. No triênio anterior Acre, Rondônia e o Distrito Federal realizaram o ENJA e mostraram a importância da advocacia iniciante se unir e lutar pela ocupação dos espaços.

Para a 18ª edição o Rio se inspirou no formato adotado pelas duas últimas Conferências Nacionais da Advocacia (Rio de Janeiro e São Paulo) e apresentará ao público palestras simultâneas.

Amanda Magalhães, presidente da OAB Jovem RJ, primeira mulher a assumir a comissão explicou como surgiu a ideia e o que o público pode esperar:

É um grande desafio assumir o comando de uma das comissões mais importantes do Sistema OAB e mais ainda organizar um evento nacional e cujas expectativas são elevadíssimas, tanto em razão das últimas edições que foram feitas com tanto comprometimento, quanto porque será feito aqui no Rio, cidade que por si só gera ansiedade. A ideia deste ENJA é entregar ao público a maior quantidade possível de informação e que absolutamente todos e todas deixem o ENJA com algumas certezas, a maior delas é de que vale a pena advogar sim. Para conseguir atingir tantas pessoas, a minha comissão pensou em temas diversos que atenderiam a jovem advocacia e a toda a advocacia nacional e em razão desta pluralidade de conteúdo dividimos os painéis por eixos temáticos: democracia, institucionalidade e inovação.

Desta forma, nos dias do evento teremos os painéis sinalizados de acordo com o eixo temático e cada participante vai se dirigir àquele que o atender melhor. Além disso, a nossa Conferência Magna de Abertura tratará exatamente da "OAB no Século 21: Democracia, Institucionalidade e Inovação", como forma de mostrar o que e como a Ordem vem se posicionado neste cenário de tantas crises. É preciso que a advocacia nutra esse sentimento de pertencimento à nossa instituição e acredito que o evento fomentará isso e mostra que a Ordem luta por cada um de nós e que devemos retribuir.

O ENJA RIO contará com duas conferências magnas, uma de abertura e uma de encerramento, com 48 painéis e com mais de 100 palestrantes.

A expectativa é reunir entre 1000 e 1500 inscritos em dois dias de evento.

São esperados advogados e advogadas de todo o país, além de professores e professoras especialistas, ministros e ex-ministros, juízes, desembargadores, defensores, promotores, procuradores, políticos.

Representatividade é o tom do ENJA que incluiu temas nunca antes debatidos como "Ações Afirmativas como ferramenta da política de gênero e igualdade racial".

As inscrições estão se aproximando do fim. O 2º lote estará disponível até o dia 14/10 e além das palestras, o evento contará ainda com duas festas para que toda a advocacia nacional confraternize.

___________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Clique aqui