• Data: 26/10
  • Online

"Um dia pela democracia". Assim está sendo chamado o próximo dia 26 de outubro, data em que será realizado um evento online e gratuito para falar de democracia sobre seus múltiplos vieses. "Será um dia de exercício pela democracia, de reconhecimento do outro como igual, de fortalecimento na crença do constitucionalismo democrático como a ideologia vencedora do século 21", explicou o advogado Flávio Pansieri, presidente do Conselho Fundador da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional.

Palestrantes do Brasil e de outros países estarão, de forma virtual, celebrando a democracia e comemorando os vinte anos da criação da ABDCONST. É um presente para toda a sociedade brasileira, não apenas para juristas. Haverá debates políticos, históricos, filosóficos, econômicos e jurídicos. Os participantes terão acesso às falas pelo site da Academia, com certificado de participação e doze horas complementares.

Vive-se pela primeira vez na história do Brasil um grande debate entre progressistas e conservadores. A tônica do evento, deste modo, é conservar a pluralidade de ideias. Sem dúvida que é no dissenso que a democracia se fortalece. Por isso, o debate ora apresentado traduz o exercício da democracia no seu cotidiano como instrumento que, revelado pela alternância no poder de grupos organizados, fortalece o espaço de debate na medida em que ora sim, outra não, os grupos terão suas vozes representadas no Poder Executivo, no Poder Legislativo e em algumas vezes até mesmo no Poder Judiciário.

"Um dia pela democracia" espera público de mais de 250 mil pessoas, que assistirão palestras de grandes pensadores da contemporaneidade, nacionais e internacionais. Será um evento de âmbito internacional, divulgado nas Américas, Europa e na África lusófona.

Conferencistas confirmados: Alexandre Barros (ministro STF), Cármen Lúcia (ministra STF), Cláudia Werneck (Escola da Gente), Flávia Piovesan (OEA), Flávio Pansieri (ABDConst), Joaquim Falcão (Supremo em Números), Lenio Streck (Jurista), Luís Roberto Barroso (STF), Luiz Felipe Pondé (Filósofo), Nelson Jobim (ex-STF), Paulo Guedes (Ministro da Economia), Steven Levitsky (professor de Harvard) e Sylvia Steiner (ex-juíza Tribunal Haia).

A programação completa e as inscrições gratuitas já estão disponíveis no site. As vagas são limitadas!

Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDCONST

Publicado quarta-feira, 16 de setembro de 2020