AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Pensadores do Brasil: uma radiografia do pensamento nacional
Online

Pensadores do Brasil: uma radiografia do pensamento nacional

Participe!

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Atualizado às 08:12

Descrição do curso

Um curso para qualificar o debate sobre a visão do Brasil através da análise de livros dos principais pensadores responsáveis pela formação cultural.

Conteúdo

  • Visconde do Uruguai: fundador da corrente conservadora brasileira
  • José de Alencar
  • Raízes do Brasil (Sérgio Buarque de Holanda)
  • Casa Grande e Senzala (Gilberto Freyre)
  • Coronelismo, Enxada e Voto (Irene Nohara)
  • O Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro)
  • Análise de Celso Furtado

Objetivo

Abordar pensadores do Brasil com objetivo de fazer uma radiografia do pensamento nacional que explique a identidade e a formação cultural do pensamento sobre o País.

Público-alvo

Pessoas com formação variada que queiram tomar contato com os principais pensadores do Brasil e queiram aprofundar-se no assunto.

Metodologia

O conteúdo do curso será apresentado em aulas com vídeos, slides e textos de apoio divididos em módulos com seções de 15 minutos para melhor assimilação do aluno.

Certificado

Devido à sua modalidade estabelecida como curso livre à distância, de acordo com a Lei nº 9394/96 o certificado desse curso não possui validade junto ao Ministério da Educação - MEC.

Professores

- Julio Cesar Vellozo
Doutorado no programa de História Social da FFLCH/USP com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa sob orientação de Antonio Manuel Hespanha. Mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo - IEB/USP (2012), graduação em História pela Universidade de São Paulo (2009). Dois pós-doutorados, um primeiro na Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca/Espanha e outro na Faculdade de Direito da USP. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da graduação e programas de mestrado e doutorado da FADISP. Foi membro titular do Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES durante três anos. Tem experiência nas áreas de História, História do Direito, História Constitucional, Pensamento Social Brasileiro, História do Império do Brasil.

- Silvio Almeida
Doutor e Pós-doutor pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Político e Econômico e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor do Curso de Graduação em Direito e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Professor de Filosofia e Ética e de Compliance, Governança Corporativa e Implementação de Práticas Antidiscriminatórias na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professor de Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito da Universidade São Judas Tadeu (SP). Presidente do Instituto Luiz Gama (SP). Consultor especializado na implantação de políticas de diversidade. Advogado em São Paulo.

- Irene Nohara
Livre-Docente em Direito Administrativo (2012, USP), Doutora (2006) e Mestre (2002) em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP, por onde se graduou (1999) pela área de direito público. Professora-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Suas pesquisas concentram-se no direito público, englobando atos administrativos, razoabilidade, sob o enfoque da Nova Hermenêutica e da Teoria da Argumentação, processualização da atuação administrativa e complexidades da busca pela eficiência na gestão pública, a partir das novas modelagens de parcerias em infraestrutura e serviços, em face dos desafios da governança democrática (controle social da Administração Pública) e da pós-modernidade.

- Alessandro Octaviani
Professor Doutor de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Possui graduação pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (2008). Ênfase de produção acadêmica nas áreas de Direito Econômico e Economia Política (Direito e Subdesenvolvimento; Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual; Direito da Concorrência; Direito do Seguro)

Realização

  • LEPHS

____________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Clique aqui

Lephs Consultoria e Desenvolvimento Profissional a Distancia LTDA