AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento online do livro "Código de Defesa do Consumidor Comentado"
Lançamento

Lançamento online do livro "Código de Defesa do Consumidor Comentado"

Grupo Gen realiza lançamento online da obra "Código de Defesa do Consumidor Comentado", de Leonardo Roscoe Bessa.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Atualizado às 10:19

  • Dia: 29/10
  • Horário: 18h

Grupo Gen realiza lançamento online da obra "Código de Defesa do Consumidor Comentado", de Leonardo Roscoe Bessa.

O autor falará sobre os desafios atuais do Direito do Consumidor e apresentará seu novo livro, que traz uma visão moderna e atual do CDC.

 (Imagem: Arte Divulgação)

(Imagem: Arte Divulgação)

Você poderá acompanhar a transmissão pelo canal do GEN Jurídico.

_________

Saiba mais sobre o livro "Código de Defesa do Consumidor Comentado":

O Código de Defesa do Consumidor integra a cultura jurídica brasileira. São três décadas de experiência, lições e amadurecimento que precisam ser compreendidos por aqueles que lidam com o Direito do Consumidor.

Com essa perspectiva, esta obra comenta individualmente todos os artigos do Código de Defesa do Consumidor (lei 8.078/90). Não obstante a complexidade inerente a alguns temas, a análise se pauta pelo esforço permanente de objetividade, clareza e didática.

Ao lado de análise doutrinária, há, em regra, as seguintes informações adicionais: 1) legislação correlata; 2) dicas práticas; 3) jurisprudência.

A indicação de legislação correlata é fundamental para que o estudante ou profissional do Direito conheça as principais normas que devem ser analisadas em conjunto (diálogo das fontes) para interpretação e aplicação adequada do Direito.

As dicas práticas se constituem em breves orientações relativas à aplicabilidade e importância atual do dispositivo ou tema comentado.

A jurisprudência apresenta ementas de julgados e súmulas do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. O CDC possui muitas cláusulas gerais e conceitos indeterminados, ou seja, normas que, pela abertura semântica, exigem maior esforço hermenêutico para definição do seu conteúdo e significado. Nesses casos, em que pese a possibilidade e importância de análise crítica, é o Poder Judiciário que, ao final, delimita o conteúdo, o sentido e o alcance das referidas normas.

 (Imagem: Arte Divulgação)

(Imagem: Arte Divulgação)

_________

Leonardo Roscoe Bessa
Doutor em Direito Civil pela UERJ. Mestre em Direito Público pela UnB. Foi procurador-geral de Justiça do Distrito Federal (MPDFT. É procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal com atuação na 2ª procuradoria de Justiça Criminal Especializada e na Coordenadoria de Recursos Constitucionais.

_________

_________

t