AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Com teleférico digital e atrações para os jovens, Expo CIEE Virtual busca inovar no mercado de eventos
Online

Com teleférico digital e atrações para os jovens, Expo CIEE Virtual busca inovar no mercado de eventos

Pela primeira vez, CIEE promove feira de maneira remota, reunindo opções para jovens de todo o Brasil em um só lugar.

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Atualizado às 08:59

  • Data: 9 a 13/11

Um ambiente que mistura a atmosfera de um festival de música com torneio de eSports, palestras online e inscrições para vestibulares. Essa é a Expo CIEE, que pela primeira vez será realizada de maneira remota, reunindo atrações para jovens de todo o Brasil em um só lugar e que pode ser acessada por meio de celular, tablet ou diretamente pelo computador.

"A feira virtual democratiza o acesso ao conhecimento. Temos participação de faculdades de centros distantes do eixo Rio-SP, como São Luís (MA) e Rio Branco (AC). Assim, o jovem de todo o Brasil poderá se sentir parte da nossa Expo", analisa o supervisor de Feiras do CIEE, Alexandre Altenfelder.

A Expo CIEE Virtual, realizada entre 9 e 13 de novembro, contará com estandes online funcionando 24 horas por dia. Os jovens poderão participar de testes vocacionais, conferir dicas para o ENEM, realizar cursos gratuitos do Google Ateliê Digital e se entreter com salas de Escape Room Virtual. Também será possível emitir certificado de participação das palestras em tempo real e, um dos principais atrativos, se inscrever em oportunidades de recrutamento e seleção, com a oferta de aproximadamente 8 mil vagas de estágio e aprendizagem.

A feira será gamificada, o que significa que o visitante acumulará pontos desbravando a plataforma. No final, as 10 maiores pontuações receberão prêmios como vale-compras e leitores digitais (o regulamento completo estará disponível na plataforma do evento).

"O digital não substitui o real, mas isso não quer dizer que um seja melhor ou pior que o outro, eles são convergentes. Em vista das edições anteriores, realizadas de maneira física, o alcance de público e a cobertura geográfica são muito maiores, atendendo pessoas que não poderiam estar presentes fisicamente, seja por condições físicas, pela distância ou até mesmo por motivos financeiros", conclui Altenfelder.

Sustentabilidade

Antes da pandemia do novo coronavírus, eventos presenciais costumavam reunir muitas pessoas em um só local. Assim, interação entre público, expositores e organizadores acontecia de maneira direta, pelo ambiente físico. No entanto, havia custos envolvendo montagem, locação de espaço e outras despesas, além da grande quantidade de lixo gerado, sendo imprescindíveis medidas como reutilização da água e coleta seletiva.

No caso dos eventos a distância, promovidos de maneira remota por meio de plataformas interativas, é preciso investimento em tecnologia e comunicação, para deixar a ferramenta o mais intuitiva possível, facilitando o acesso de todos. Por outro lado, há efeitos diretos na sustentabilidade, uma vez que não há gastos com deslocamento e zero resíduo gerado durante os dias de evento. 

A EXPO CIEE Virtual reúne mais de 100 parceiros, entre apoiadores institucionais e de mídias. Marcas como Google, Centro Universitário IBMR, Estácio, Pitágoras, Anhembi Morumbi, UniRitter, Ibmec, FMU, Objetivo Vestibulares, Bradesco, Laureate Brasil, UNOPAR, UNIP e Anhanguera apoiam o evento. 

Sobre a Expo CIEE

Realizada há 23 anos em São Paulo, a Expo CIEE ocorre, atualmente, além da capital paulista, em São José dos Campos, Sorocaba, Goiânia e Fortaleza. O evento é organizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, que desde 2017 vem reestruturando suas operações e implementando novos recursos para melhor atender empresas, instituições de ensino e jovens.

t