AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançada a 12ª edição da obra "Direito do Ambiente" pela Thomson Reuters - Revista dos Tribunais
Lançamento

Lançada a 12ª edição da obra "Direito do Ambiente" pela Thomson Reuters - Revista dos Tribunais

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a 12ª edição da obra de Édis Milaré (Milaré Advogados), "Direito do Ambiente".

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Atualizado às 08:42

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a 12ª edição da obra de Édis Milaré (Milaré Advogados), "Direito do Ambiente".

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Mais do que uma referência, a obra Direito do Ambiente, do procurador de Justiça aposentado, Édis Milaré, chega com pré-venda no portal Thomson Reuters - Revista dos Tribunais. É um documento imprescindível não apenas para quem atua na advocacia ambiental, mas para todos aqueles que buscam compreender a atual crise sanitária que abalou o mundo, cuja origem guarda estreita relação com a crise ambiental sobre a qual desde muito já alertavam  pesquisadores, cientistas, ambientalistas e organismos internacionais.

A situação crítica que se desvenda em relação ao Planeta Terra - ameaçado por riscos globais como o excesso de população, o perigo nuclear, as mudanças climáticas e a perda crescente da biodiversidade -, mais do que preocupante, é desafio para o ecossistema planetário e para a sobrevivência da família humana. Não se trata de clamor alarmista, como muitos acreditam, mas de alertas da Ciência e da observação atenta dos fatos nos cinco continentes.

Os processos naturais que regulam os diferentes ecossistemas estão avariados e comprometidos. As relações dos humanos com o mundo natural estão em parte pervertidas, em parte desfocadas. Em síntese, a questão ambiental está relacionada à vida de cada um de nós, e a atual crise pandêmica decorrente da covid-19 comprova isso.

Em seu texto, Milaré traz para o centro do debate atual, potencializado pelos reflexos da pandemia no contexto mundial, assuntos que desde  muito tempo vêm sendo aprofundados em seus trabalhos,  como o crescimento populacional e a impostergável necessidade de redução da pobreza, a desertificação do solo, a crise hídrica, a aceleração da perda da biodiversidade, o aparecimento de mais doenças emergentes da degradação dos habitats e do consumo de animais silvestres, o agravamento das mudanças climáticas, entre tantos outros.

_________

Édis Milaré
Procurador de Justiça aposentado. Criador e o primeiro coordenador das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente. Ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Doutor e mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP. Advogado, consultor jurídico do escritório Milaré Advogados. Professor de Direito do Ambiente.

_________

_________

t

t