AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança "Direito Médico"
Lançamento

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança "Direito Médico"

Obra intitulada "Direito Médico - Aspectos Materiais, Éticos e Processuais" é lançamento deste mês da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais.

sexta-feira, 5 de março de 2021

Atualizado às 08:02

Obra intitulada "Direito Médico - Aspectos Materiais, Éticos e Processuais" é lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais. O livro é coordenado por Arruda Alvim, Thereza Alvim (Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica), Cecilia Mello e Daniel Colnago Rodrigues

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A obra reúne textos sobre variados aspectos da relação Direito e Medicina, englobando estudos sobre questões materiais, como responsabilidade civil, diretivas antecipadas de vontade e direito à informação no âmbito médico; questões éticas, como sigilo profissional, transplante de órgãos e recusa de tratamento por parte do paciente; e, ainda, questões processuais, como produção antecipada da prova, tutela provisória, litisconsórcio e intervenção de terceiros, tudo devidamente analisado no contexto das assim chamadas ações médicas, além de escritos sobre processo ético-profissional, implicações penais do erro médico e, por fim, questões ligadas à pandemia atualmente vivenciada;

Além disso, a obra tratar de assuntos mais clássicos, como a responsabilidade civil médica e a ética profissional, dando a devida ênfase aos aspectos processuais do tema, de modo a auxiliar aqueles que constantemente lidam com ações médicas, em especial advogados e juízes;

_________

Arruda Alvim
Livre-docente e doutor pela PUC/SP. Professor titular de Direito Civil do mestrado e doutorado da PUC/SP. Membro da Academia Paulista de Direito e da Academia Brasileira de Direito Civil. Advogado e sócio do escritório Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica.

Thereza Alvim
Bacharel em Direito pela PUC/SP. Especialista em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP. Doutora e mestre em Direito pela PUC/SP. Professora dos cursos de mestrado e doutorado da PUC/SP. Fundadora da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - Fadisp. Advogada e sócia do escritório Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica.

Cecilia Mello
Sócia e fundadora do Cecilia Mello Advogados. Presidente da Comissão de Relacionamento da OAB/SP com o TRF-3, e membro efetivo da Comissão de Direito Penal da mesma instituição.

Daniel Colnago Rodrigues
Mestre e doutorando em Direito Processual Civil. Pós-graduado em Processo, Negociação e Arbitragem e em Direito Civil e Processual Civil. Árbitro na CAMES. Professor de Direito Processual Civil e de cursos de pós-graduação.

_________

_________

t

t