Encerrado


Exposição

‘Um Presente para Ciccillo’

  • Data: de 24/10 a 14/12
  • Hora: 9h às 21h (segunda a sexta) - 9h às 17h (sábado)
  • Local: FAAP Ribeirão Preto - Av. Independência esquina com Rua Marcelo Sarti, 100 - Jardim Flórida – Ribeirão Preto

A mais nova exposição da FAAP em Ribeirão Preto exibirá obras de artistas como Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Flávio de Carvalho, Tarsila do Amaral, e Victor Brecheret.

Um presente dos artistas a Francisco Matarazzo Sobrinho na década de 1950 é o tema da exposição que a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) está trazendo a Ribeirão Preto. Informativa e didática, a mostra ‘Um Presente para Ciccillo’ reúne 48 obras, entre desenhos, guaches, aquarelas e gravuras, oferecidas num álbum, como uma homenagem a este ilustre paulistano incentivador da cultura - carinhosamente apelidado de Ciccillo. A exposição apresenta trabalhos de alguns dos mais famosos artistas da época, parte do círculo de amizades de Ciccillo, que faleceu em 1977.

Ao lado da esposa Yolanda Penteado, o paulistano Ciccillo se destacou no circuito das artes, tendo fundado o Museu de Arte Moderna de São Paulo, organizando a I Bienal Internacional de São Paulo – primeira grande exposição de porte realizada fora da Europa e dos Estados Unidos – criado a Cia. Cinematográfica Vera Cruz e o Teatro Brasileiro de Comédia.

“O álbum de Ciccillo prima pela qualidade do conjunto e pela singularidade das obras, reunindo um grupo inédito de obras de grande significado histórico”, explica a curadora da mostra, Denise Mattar. Daí a iniciativa da FAAP em apresentar ao público esta coleção criada por diferentes gerações de artistas, dos consagrados como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Flávio de Carvalho, passando por uma geração posterior, como Bruno Giorgi, Geraldo de Barros, Di Prete, até chegar aos mais jovens da época, como Aldemir Martins e Jacques Douchez.

Artistas e Documentação

A exposição é dividida em dois núcleos: Artistas e Documentação. No primeiro, as obras são apresentadas com um mini-currículo de cada artista e agrupadas por períodos: Modernistas, Atelier Abstração e Ballet do IV.

No núcleo ‘Documentação’, será apresentado um conjunto de painéis fotográficos sobre a vida de Ciccillo e Yolanda, complementados por um DVD sobre o período. Nesta apresentação, as imagens dos artistas, da moda e do comportamento são contextualizadas em seu momento político e econômico. São enfatizadas as comemorações da época, como o IV Centenário de São Paulo e a criação do Parque do Ibirapuera.

A idéia é atrair público especializado, público em geral, estudantes e alunos de escolas públicas, apresentando parte da atuação de um dos maiores admiradores e incentivadores da cultura nacional. “Sua atuação influenciou na dinamização do mercado de arte, na formação do público e no incentivo à produção artística de vanguarda, conferindo à arte nacional um caráter institucional, profissional e contemporâneo”, resume a curadora.

A inauguração da exposição será no próximo dia 23/10 (terça-feira), a partir das 20h, na FAAP Ribeirão Preto.

Realização

  • Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP

____________

INFORMAÇÕES

TELEFONE

(16) 3913-6300

Publicado terça-feira, 16 de outubro de 2007