Encerrado


Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Marítimo

  • Data: a partir de 7/3/08 – sextas-feiras e sábados
  • Horário: das 18h às 23h (6°) e das 8h30 às 13h30 (sábado)
  • Local: CEU - Centro de Extensão Universitária - Rua Maestro Cardim, 1.370 - Bela Vista - SP

Coordenação

-Antonio Jorge Pereira Jr.

-Rodrigo Fernandes More

Apresentação

O setor de navegação, também conhecido como "shipping", é um dos setores de maior crescimento em volume de negócios dos últimos anos. O movimento da balança comercial brasileira baseia-se em atividades de exportação e importação, ambas dependentes do transporte marítimo para deslocamento de mercadorias. O crescimento do volume de negócios de shipping também significou um aumento de demanda por profissionais qualificados que conheçam bem o setor, sua linguagem particular e, o mais importante, os trâmites legais e operacionais não apenas das embarcações, mas de cargas e da tripulação.

Atualmente, conhecer shipping não é uma exigência apenas para proprietários, armadores, agentes, afretadores e tomadores de serviços de navegação: as trading companies (intermediadores de importação e exportação), operadores logísticos e empresas importadoras e exportadoras têm enfrentado o desafio de competir nos respectivos mercados, atentando para as regras de shipping que, afinal, determinam os riscos e o planejamento sobre as mercadorias transportadas.

Próxima ao maior porto brasileiro e um dos mais movimentados do mundo, São Paulo vem se consolidando como centro de negócios e de decisão do setor de shipping. Mais de 90% da carga movimentada no Porto de Santos passa por São Paulo, o que explica em parte o fato de que todas as maiores empresas do setor têm sede ou escritórios na capital paulista, que dista apenas 80Km (1h00) do porto de Santos.

A proposta deste Curso é prover conhecimento teórico e vivência com especialistas do setor de shipping. Além de aulas teóricas, serão realizadas visitas técnicas monitoradas ao Porto de Santos, seus terminais e empresas.

O programa confere certificado para quem obtiver freqüência e aproveitamento mínimo nos módulos, ambos cursados em 18 meses.

Público-alvo

O curso é dirigido a advogados, administradores de comércio exterior, operadores logísticos, militares da Marinha de Guerra, oficiais de náutica e práticos de marinha mercante, juízes, promotores e demais profissionais de nível superior envolvidos ou interessados pelo direito marítimo, aduaneiro e portuário. O aluno deve possuir diploma de graduação em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Pós Graduação Lato Sensu em Direito Marítimo

Para fazer jus ao título de Pós Graduação Lato Sensu, além de participar da Especialização, o aluno deverá cursar um módulo especial e participar do Programa de Pesquisa, Orientação e Capacitação Profissional e ser aprovado na defesa de monografia diante de Banca Examinadora.

O Programa de Pesquisa, Orientação e Capacitação Profissional consiste em 20 horas para acompanhamento individual e obrigatório para elaboração da dissertação, em conformidade com a Resolução CNE/CES 01/2001.

As 410 horas da Pós graduação Lato Sensu são assim distribuídas:

  • 330 horas da Especialização

  • 80 horas dos Módulos Complementares:

1) Metodologia da Pesquisa Científica;

2) Didática e Prática do Ensino Superior;

3) Fundamentos da Educação;

4) Deontologia Jurídica e Ética Profissional

Realização

  • CEU - Centro de Extensão Universitária

_____________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3251-5377

ou

Clique aqui

Publicado segunda-feira, 14 de janeiro de 2008