AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. VIEW >
  4. Curso Planejamento Tributário para 2008 - Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples?

Curso Planejamento Tributário para 2008 - Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples?

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Atualizado às 09:36


Curso

Planejamento Tributário para 2008

Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples?

  • Data: 23/1 (quarta-feira)
  • Horário: das 13h40 às 17h10
  • Local: Auditório da Central Prática - R. Frei Caneca, 322 - 4º andar (estacionamento: Frei Park - R. Frei Caneca, 348 - Cerqueira César)

Objetivo: além das mudanças tributárias e fiscais implantadas pelo Fisco neste novo ano, as alterações na própria atividade econômica de cada empresa fazem com que seja necessário a cada ano a realização de um novo planejamento tributário, com o objetivo de trilhar caminhos menos onerosos, sempre dentro da legalidade, para o pagamento dos tributos federais, estaduais e municipais. Neste evento, especialistas no assunto discutirão os principais elementos a serem considerados na opção pelo regime tributário menos oneroso. A qualquer momento os participantes poderão tirar suas dúvidas com os palestrantes.

Público alvo: empresários, advogados, contadores, auditores, economistas e demais profissionais responsáveis pelo planejamento financeiro e fiscal das empresas.

PROGRAMAÇÃO

13h40- 14h Perguntas e discussão

14h - 15h20 Lucro real e lucro presumido

  • Empresas obrigatoriamente tributadas sob a égide do lucro real;
  • Limite de faturamento para tributação;
  • Obrigações fiscais acessórias, inclusive de escrituração, das empresas tributadas pelo regime de lucro real;
  • Alíquotas (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS), nos sistemas de lucro real e de lucro presumido, de acordo com a atividade das empresas;
  • Como se faz o cálculo para verificar qual a opção mais vantajosa (lucro real ou presumido);
  • No regime de lucro real, como se apura o lucro: despesas que podem ser consideradas, documentos fiscais necessários;
  • No regime de lucro real, diferenças entre despesas dedutíveis para fins de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.

-Doralúcia Alves Cordeiro, sócia de Consultoria da Empresa Assessor-Bordin Consultores Empresariais, graduada em Ciências Contábeis na Fundação Visconde de Cairú/Salvador, pós graduada em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e diversos cursos de especialização. Atua na área de Consultoria Tributária, Contábil e Financeira há mais de 15 anos. Foi palestrante em diversos seminários nas áreas acima, inclusive em nível internacional.

15h20 - 15h30 - Perguntas e discussão

15h30 - 15h50 - Coffee Break

15h50 - 17h Simples Nacional

  • Até quando pode ser feita a opção pelo Simples;
  • Como é feita a opção;
  • O que fazem em caso de débitos com o Fisco (Federal, Estadual ou Municipal);
  • Empresas que podem optar pelo Simples;
  • Empresas que não podem optar pelo Simples;
  • Alíquotas;
  • Atividades em que o INSS está incluso no Simples;
  • Como fazer o cálculo para verificar se a adesão ao Simples é vantajosa.

-Welinton Motta Diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil; graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; graduado em Ciências Contábeis pela FARSP; atua na área tributária há mais de dezoito anos; foi Consultor Tributário na Deloitte Touche Tohmatsu; palestrante em diversos cursos e seminários na área tributária.

17h - 17h10 Perguntas e discussão

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

-Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Dias Advogados.

Observações

* Inclusos: material de apoio, certificado de participação e dois coffees breaks, almoço e estacionamento.

Obs.: A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Consultoria e Treinamento

_____________

Para concorrer à uma vaga:

Clique aqui.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3120-6806

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui