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Curso

Cobrança por Telefone e Negociação com Inadimplentes

Como Utilizar o Telefone Como Instrumento Eficaz de Cobrança

  • Data: 18/2
  • Horário: das 9h às 18h
  • Local: São Paulo - SP

Introdução

A ferramenta central de um programa eficaz de cobrança é o telefone. Esta ferramenta tornou-se o meio principal de contatar o cliente e cobrar dinheiro devido. As técnicas de cobrança telefônica têm sido ferramentas ricas e poderosas de retorno de capital.

Hoje em dia, cada vez mais empresas estão se convencendo de que o telefone pode ser a chave de muitos negócios, seja pelo simples uso profissional correto no dia-a-dia das empresas ou em operações de cobrança. Muito do sucesso das cobranças deve-se ao bom uso deste veículo de comunicação, que tem influência estratégica no fluxo de caixa do credor.

A forma como as ligações são feitas e conduzidas influi decisivamente na arrecadação de caixa. Por isso, todos os que cobram por telefone em uma empresa devem fazê-lo de forma técnica e profissional. O telefone é importante ferramenta para diminuir o estoque de contas a receber. É um importante complemento ou alternativa à cobrança por correspondência e por visita pessoal.

Os encarregados de cobrança deveriam estudar quem deve ser chamado ao telefone, quem deve receber uma correspondência, ou quem deve ser visitado, mas raramente o fazem. Há erros usuais de quantificação e de qualificação da cobrança por telefone, que perturbam sobremaneira o desempenho final da cobrança.

Objetivos

Apresentar procedimentos de cobrança por telefone, e corrigir erros habituais, para aumentar a arrecadação de dinheiro, dando um tom profissional à atividade de cobrança telefônica.

Métodos e técnicas

O curso será desenvolvido basicamente através da exposição de conceitos e exemplos em aula, com discussão, diversos exercícios em grupo, resolução de casos e debates, além de diversas simulações práticas de cobrança por telefone, com participação dos treinandos e do instrutor. Serão estudados, analisados e comentados casos essencialmente práticos com atendimento individualizado às necessidades e dúvidas dos treinandos.

Participantes

Este curso é dirigido a gerentes, encarregados e analistas de crédito e/ou cobrança, funcionários da tesouraria, funcionários de call centers, bem como a profissionais das áreas financeira, envolvidos direta ou indiretamente na cobrança por telefone, e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre esta delicada e importante função das empresas.

Conteúdo programático

  • Programa de contato telefônico
  • Dimensionamento de equipes de cobrança
  • Desculpas usuais
  • A prioridade dos telefonemas de cobrança
  • Vantagens da cobrança por telefone
  • Comunicação na cobrança
  • Atitude recomendável do cobrador
  • Como lidar com os diversos tipo de devedores
  • Regras básicas na cobrança
  • A voz no telefone
  • Registro da cobrança telefônica
  • Atributos de um software de cobrança
  • Postura no telefonema
  • Legislação envolvendo cobrança: Código Civil, Código Comercial, Código Penal, Código Penal e outras
  • Fases do procedimento telefônico
  • Planejamento da chamada
  • O telefonema
  • Acompanhamento após a chamada
  • Vínculo do telefone com outros procedimentos
  • Simulações práticas de cobrança por telefone durante o vento

Instrutor:

-Adriano Blatt, formado pela USP, com cursos de extensão em Direito do consumidor, Direito processual civil e Direito imobiliário. Concluiu curso de extensão (pós-graduação) em Business Management com concentração em contabilidade e finanças, Mestrado em Administração de Empresas (USA) e Doutorado (PhD) pela Universidade de Washington. Foi professor de Matemática Financeira e coordenador da Cadeira de Finanças das Empresas do curso de pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Armando Álvares Penteado.

Obs.: Este seminário pode ser realizado In Company - Solicite uma Proposta.

*Incluso: Material didático, 2 coffee breaks. almoço e certificado

**Desconto de 20% para pagamentos efetuados até 10 dias antes.

Realização

  • MDE Training

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

0800-7700507 / (11) 3116-6316

e-mail

telemarketing@mdetraining.com.br

Publicado sexta-feira, 25 de janeiro de 2008