Encerrado


Curso

Organizando escritórios e departamentos jurídicos

  • Datas: 13 e 14/3
  • Horários: 9h às 18h30 (Módulo I)
  • Local: Auditório da Central Prática - Rua Frei Caneca, 322 - 4º andar - Cerqueira César – São Paulo/SP.

PÚBLICO-ALVO: advogados, profissionais da área administrativa em geral (diretores, gerentes, assistentes, secretárias e estagiários) de escritórios de advocacia, sociedades de advogados de médio e pequeno porte e de departamentos jurídicos empresariais.

OBJETIVO: as modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuiram para exigir dos advogados e do corpo administrativo de escritórios, sociedades e departamentos jurídicos empresariais visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso pretende apresentar alternativas de gerenciamento físico, financeiro, humano e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. A partir de técnicas simples, mas muitas vezes desconhecidas dos profissionais da área jurídica, os instrutores, que são especialistas na prestação de consultoria organizacional para escritórios e departamentos jurídicos, abordarão os principais temas pertinentes à organização dessas estruturas empresariais.

PROGRAMAÇÃO:

Módulo I - Gerenciamento físico e financeiro

  • Como planejar e estruturar o escritório - elaborando o planejamento estratégico;
  • Manual de procedimentos - normas e padrões de funcionamento: como elaborar, sugestões de modelos;
  • Como calcular o custo do serviço de acordo com cada estrutura;
  • Estruturação de organização e cobrança de honorários;
  • Estruturação de organização, cobrança e recuperação de despesas - como evitar prejuízos;
  • Equipamentos e sistemas;
  • Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual;
  • Indicação dos principais softwares de controle processual do mercado;
  • Organização de arquivos jurídicos, administrativos, pessoais e biblioteca;
  • Organização de documentos em geral.

Módulo II - Gerenciamento humano

  • Visão e missão do escritório: apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
  • Recrutamento e seleção - princípios básicos para uma contratação eficaz;
  • Delegação de tarefas;
  • Estratégias motivacionais;
  • Apresentação de "Estruturas horizontais";
  • Regulamento interno: qual a importância do regulamento interno na gestão da empresa;
  • Administração de conflitos;
  • Atribuição de funções: o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
  • Como elaborar o organograma hierárquico;
  • Apresentação de estudo de caso de reestruturação humana.

Módulo III - Marketing aplicado à área jurídica

  • O mercado da área jurídica - constatações e tendências;
  • Networking eficaz no meio jurídico;
  • Marketing de acordo com o código de ética;
  • Técnicas de venda e negociação para a área jurídica;
  • Construção de sites na internet e uso do e-mail pelo advogado segundo as normas da OAB;
  • Composição de preço dos serviços advocatícios;
  • Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;
  • Fazendo apresentações eficazes;
  • Atingindo visibilidade no mercado sem desrespeitar as normas éticas.

PALESTRANTES:

-Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Dias Advogados. Participa de reuniões do comitê de legislação da AMCHAM - Câmara Americana de Comércio.

-Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, cursando MBA em excelência gerencial pela FAAP, diretora executiva da Central Prática (é instrutora dos módulos II e III).

OBSERVAÇÕES:

*Incluso: material de apoio, certificado de participação, estacionamento e um coffee break para cada módulo.

-A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
-Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento consulte a central de atendimento.

Realização

  • Central Prática - Consultoria e Treinamento

____________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3120-6806

e-mail

contato@centralpratica.com.br

ou

Clique aqui


Publicado quinta-feira, 6 de março de 2008