Encerrado


Seminário

Os serviços de registros públicos, cartorários e notariais e a definição de sua base de cálculo

  • Data: 25/4
  • Horário: das 9h às 13h
  • Local: FISCOSoft Editora - Av. Paulista, 1776 - 11°andar - Bloco C - Elevadores 5 e 6 - Cerqueira César (próximo a estação de metrô Consolação)

A FISCOSoft Editora realizará, em parceria com o Grupo SERAC, no dia 25/4, o Seminário tratando do seguinte tema: Os Serviços de Registros Públicos, Cartorários e Notariais e a Definição de sua Base de Cálculo.

Objetivo

Apresentar aos participantes as regras gerais de Direito Tributário aplicáveis ao ISSQN, localizando nesse contexto os notários e registradores como contribuintes em face do decidido pelo Supremo Tribunal Federal na ADI 3089, proposta pela ANOREG BR. Analisar a regra excepcional de determinação da base de cálculo de incidência do tributo sobre valor fixo, própria dos contribuintes que prestam os serviços tributáveis em caráter pessoal. Apresentar as medidas, administrativas e/ou judiciais, cabíveis no sentido de pleitear tratamento tributário nos termos do §1º, do art. 9º, do Decreto Lei nº 406/68.

Público-Alvo

O seminário destina-se a notários, registradores, prepostos dos serviços notariais e de registro, advogados e contadores.

Programa

1 - Os Serviços notariais e de registro

  • 1.1 - natureza dos serviços e a disciplina relativa à cobrança de emolumentos;
  • 1.2 - conceitos de receita bruta, líquida e de valores agregados ao dos emolumentos por força de lei;
  • 1.3 - a Associação dos Notários e Registradores do Brasil e a ADI 3089.

2. As Regras Gerais de Direito Tributário e a Legislação do ISSQN

  • 2.1 - competência tributária;
  • 2.2 - limites da competência do município;
  • 2.3 - regra geral de tributação do ISSQN;
  • 2.4 - regra excepcional de tributação do ISSQN.

3. Tratamento Tributário em relação ao ISSQN que deve ser destinado a notários e registradores

  • 3.1 - a posição de alguns municípios (nos dois sentidos);
  • 3.2 - precedentes jurisprudenciais;
  • 3.3 - como pagar "por cabeça" afastando a incidência do imposto pela cobrança ad valorem.

Programação

9h - Início

9h às 10h30 - Exposição e Discussões

10h30 às 10h45 - Coffee-Break:

10h45 às 13h - Exposição e Discussões

13h - Encerramento

Carga Horária: 4 (quatro) horas

Palestrantes

-José Antônio Patrocínio
Agente Fiscal de Rendas Municipais, Contabilista e Acadêmico de Direito; Especialista em ISS, Consultor do FISCOSoft On Line e Autor do Livro " NOVO REGULAMENTO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA (ISS) - MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - Anotado e Comentado", publicado pela FISCOSoft Editora Ltda; Experiência docente como Palestrante de diversos Seminários promovidos pela FISConsultores, entre eles: Os Serviços de Construção Civil e o novo ISS; A Nova Estrutura do ISS; O Novo Regulamento do ISS do Município de São Paulo; A Nova Legislação do ISS em São Paulo/SP; As Novas Regras de Incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS - Lei Complementar nº 116/2003.

-Antonio Herance Filho
Advogado, especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Direito Constitucional e de Contratos pelo Centro de Extensão Universitária de São Paulo e em Direito Registral Imobiliário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Direito Tributário em cursos de pós-graduação, inclusive da PUC Minas Virtual, co-autor do livro "Escrituras Públicas – Separação, Divórcio, Inventário e Partilha Consensuais – Análise Civil, processual civil, tributária e notarial", editado pela RT, autor de vários artigos publicados em periódicos destinados a Notários e Registradores. É diretor do Grupo SERAC, colunista e co-editor do INR - Informativo Notarial e Registral.

-Rubens Harumy Kamoi
Advogado, especialista em Direito Tributário pela PUC-SP, especialista em Direito Processual Civil pelo Centro de Extensão Universitária, consultor da Editora Fiscosoft, colunista do Jornal da ArpenSP e do Boletim Eletrônico INR. É, ainda, coordenador do escritório Kamoi Advogados Associados e diretor do Grupo SERAC.

Investimento:

-R$ 300,00

*Inclusos: Coffee-break; Material de Apoio; Certificado

Realização

  • FISCOSoft Editora

___________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3382-1000

e-mail

cursos@fiscosoft.com.br

ou

Clique aqui


Publicado segunda-feira, 7 de abril de 2008