Encerrado


Curso

Gestão Estratégica da Comunicação Interna

Relações internas, eventos, encontros, mídia interna, formação da cultura: o desafio da comunicação na Era da Internet

  • Data: 26/6
  • Horário: 9h às 18h
  • Local: av. Brigadeiro Luiz Antonio, 613 - São Paulo/SP

Comunicação é fator estratégico

No cenário de grandes mudanças e desafios em que as empresas vivem hoje, é necessário traçar uma estratégia certa e dirigir os esforços e talentos da organização para a sua realização. Isso requer, antes de mais nada, um alinhamento cognitivo, emocional e comportamental. A comunicação é o instrumento pelo qual este pode ser obtido.

Público-alvo

  • Profissionais de recursos humanos, direta ou indiretamente ligados à comunicação interna
  • Profissionais ligados à comunicação interna: Jornalistas, produtores de conteúdo, designers, profissionais de relações públicas, psicólogos, e outros envolvidos com a área.
  • Gerentes de áreas para as quais a comunicação com o público interno seja vital: qualidade, segurança, treinamento, serviço social e outras.

Competências a serem desenvolvidas

  • Compreensão do conceito de estratégia empresarial e da inserção da comunicação como instrumento de gestão estratégica
  • Assimilação de um modelo de atuação em comunicação, abrangente, coerente e eficiente, que leve o profissional a gerir com maior eficiência os processos de relacionamento internos, seja entre a empresa e seus públicos, seja entre áreas da organização
  • Aquisição de técnicas, conceitos e práticas que permitam adequada escolha e veículos, desenvolvimento de conteúdos apropriados, redação de mensagens eficazes.

Programa

*Gestão estratégica e o papel da comunicação

*O que é estratégia e a importância da gestão estratégica eficaz nos mercados competitivos de hoje

*A comunicação no contexto da gestão estratégica

*Comunicação como fator estratégico na Era da Internet

  • Deslocamento do foco da competição empresarial
  • A necessidade de aprendizado da comunicação interna
  • Entraves à comunicação e sua remoção

*A montagem de um programa eficiente de comunicação interna

  • Um diagnóstico da situação da comunicação na empresa
  • Definição dos objetivos e estratégias do programa de comunicação
  • As áreas-chaves de resultado na comunicação

*A orientação estratégica da comunicação

  • O que comunicar: conteúdos que colaboram para a criação de uma cultura de competência na empresa
  • A forma de comunicar: mensagens informativas, mensagens persuasivas
  • Como escolher e usar cada um dos veículos de comunicação Jornalismo interno
  • Veículos: Intranet, jornal impresso, boletins, quadros de avisos e murais
  • Conteúdo atrativo e eficaz na criação da cultura de competência
  • Forma para atratividade e produtividade da leitura

*Encontros, eventos e outros tipos de comunicação interativa face-a-face

  • Condições para melhoria nas comunicações verticais e horizontais
  • Organização de encontros: café-da-manhã, happy-hour, encontros sociais
  • Organização de eventos internos: festas, feiras, exposições, concursos, gincanas etc.

*Usando a comunicação como arma estratégica da mudança cultural

  • O que a comunicação pode/não pode fazer pela empresa
  • Condições para um uso estratégico da comunicação
  • A manutenção eficiente do processo de comunicação interno

Consultor

-José Antônio Rosa
Atuação na área de comunicação. Doutorando em Comunicação pela USP/SP, é Mestre em Administração de Empresas ela PUC/SP e Bacharel em Jornalismo pela PUC/Campinas. Professor de pós-graduação nas áreas de Administração e Comunicação, vinculado ao INPG - Instituto Nacional de Pós-Graduação. É autor ou co-autor de 30 livros, sendo vários na área de comunicação, como: Redigir e Convencer, Jornal de Empresa na Prática, Jornal de Empresa - Criação, Elaboração e Administração, Conversar e Crescer. Entre seus últimos lançamentos estão os livros Os Dez Compromissos da Liderança, Você Sabe Jogar Pongue? Foi repórter e redator no jornalismo diário e, como articulista, colaborou com muitos entre os principais jornais e revistas do país. É editor-fundador da Editora STS. Prêmio Aberje de Jornalismo Empresarial.

Este curso poderá ser realizado In Company - Solicite uma proposta.

*Incluso: Material didático, almoço, coffee-break e certificado.

**Desconto de 10% para inscrições efetuadas até 10 dias antes do curso.

____________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TOLL FREE

0800 7700507

ou

TELEFONE

(11) 3116-6316

e-mail

telemarketing@mdetraining.com.br

Publicado terça-feira, 10 de junho de 2008