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Curso Organizando Escritórios e Departamentos Jurídicos

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Atualizado às 10:11


Curso

Organizando Escritórios e Departamentos Jurídicos

  • Data: 14 e 15/8
  • Horário: 9h às 18h30
  • Local: Auditório da Central Prática - R. Frei Caneca, 322 - 4º andar - Cerqueira César - São Paulo/SP.

Módulo I - Planejamento estratégico e organização administrativa (14/8 - das 9h às 13h)

Módulo II - Organização, controle e métodos (14/8 - das 14h30 às 18h30)

Módulo III - Gerenciamento humano (15/8 - das 9h às 13h)

Módulo IV - Marketing e relacionamento aplicados à área jurídica (15/8 - das 14h30 às 18h30)

O que esperar deste curso: as modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuiram para exigir dos advogados e do corpo administrativo de escritórios, sociedades e departamentos jurídicos empresariais visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em quatro módulos, o curso pretende apresentar alternativas de gerenciamento físico, financeiro, humano e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. A partir de técnicas simples, mas muitas vezes desconhecidas dos profissionais da área jurídica, os instrutores, que são especialistas na prestação de consultoria organizacional para escritórios e departamentos jurídicos, abordarão os principais temas pertinentes à organização dessas estruturas empresariais.

Público alvo: advogados, profissionais da área administrativa em geral (diretores, gerentes, assistentes, secretárias e estagiários) de escritórios de advocacia, sociedades de advogados de médio e pequeno porte e de departamentos jurídicos empresariais.

PROGRAMA

O curso é dividido em quatro módulos independentes entre si, cada um com quatro horas de duração:

MÓDULO I - Planejamento estratégico e organização administrativa

  • Planejamento estratégico
  • Como planejar e estruturar o escritório ou uma reforma administrativa
  • Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional): diferenças e importância de cada nível
  • Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade
  • Construção de planejamentos estratégicos setoriais e gerais
  • Manual de procedimentos
  • Normas e padrões de funcionamento
  • Manuais que devem estar presentes em escritórios
  • Como elaborar os manuais
  • Planejamento, organização e controle de publicações e prazos
  • Utilização do sistema de controle processual
  • Controle de qualidade e de prazos
  • Planejamento financeiro e orçamentário
  • Controle de custos
  • Budget
  • Controle de rendimento e de custos por áreas ou setores
  • Custo dos serviços
  • Equipamentos e sistemas
  • O processo digital no escritório
  • Hardware de escritórios: novidades
  • Outras inovações tecnológicas aplicáveis aos escritórios
  • Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual
  • Como tornar o software útil e eficaz
  • Implantação
  • Exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação
  • Cuidados no cadastro de informações
  • Manual de utilização do sistema: características básicas
  • Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado
  • Organização de arquivos jurídicos, administrativos, pessoais e biblioteca
  • Apresentação de sistemáticas de organização de arquivos
  • Organização de documentos em geral

Palestrante:

-Mauro Scheer Luís

MÓDULO II - Organização, controle e métodos

  • Enfoque por processos - a forma estruturada de visualização de trabalho
  • Objetivo
  • Conceitos gerais
  • Métodos de análise e solução de problemas através de ferramentas administrativas
  • Visão tradicional versus enfoque na qualidade
  • O Ciclo PDCA - planejar, executar, checar e agir
  • Brainstorming - usando a criatividade dos colaboradores para identificar os problemas e suas causas
  • Folha de verificação - construindo uma planilha para a coleta de dados
  • Diagrama de causa e efeito - como identificar a série de causas de um problema?
  • Análise de Pareto - como hierarquizar o ataque aos problemas?
  • Indicadores de desempenho - resultado desejado e resultado alcançado
  • A padronização dos processos organizacionais
  • Organograma - a estrutura formal do escritório
  • Funcionograma e a atribuição de funções
  • Fluxograma - a representação gráfica das tarefas do escritório
  • QDT - Quadro de distribuição de funções - quanto e como cada um realiza suas tarefas?
  • Manuais de rotinas - padronização da forma como as tarefas são realizadas
  • Organização, controle e reembolso de honorários e despesas

Palestrante:

-João A Fernandes

MÓDULO III - Gerenciamento humano

  • Visão e missão do escritório
  • Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia
  • Exercício prático
  • Recrutamento e seleção - ferramentas para uma contratação eficaz
  • Delegação de tarefas
  • Estratégias motivacionais
  • Políticas de recompensa
  • Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação
  • Apresentação de "estruturas horizontais"
  • Ferramenta motivacional para advogados
  • Vantagens
  • Como funciona na prática
  • Regulamento interno
  • Qual a importância do regulamento interno na gestão da empresa
  • Como construir
  • Modelos
  • Administração de conflitos
  • Atribuição de funções
  • O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado
  • Manuais de atribuição de funções
  • Vantagens
  • Apresentação de modelos
  • Como elaborar o organograma hierárquico
  • Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana

Palestrante:

-Vanessa S. Scheer

MÓDULO IV - Marketing e relacionamento aplicados à área jurídica

  • O mercado da área jurídica - constatações e tendências
  • Atendimento e relacionamento
  • Como diferenciar-se
  • Planejamento de contatos e relacionamento
  • Networking eficaz no meio jurídico
  • Associações, relacionamentos e a localização do público-alvo
  • Pesquisas de satisfação
  • Formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador
  • Exercício prático: montando uma pesquisa
  • Marketing de acordo com o código de ética
  • Decisões dos Tribunais de Ética das OAB's
  • Legislação aplicável
  • Diretrizes sobre as restrições e proibições
  • Construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB
  • Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes
  • Técnicas de venda e negociação para a área jurídica
  • Ferramentas da PNL - Programação Neurolingüística - que podem ser utilizadas em escritórios e departamentos
  • Valor dos serviços e aspectos psicológicos
  • Como o cliente enxerga o valor dos serviços

Palestrantes:

-Mauro Scheer Luís

-Vanessa S. Scheer

PALESTRANTES

-Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Dias Advogados (instrutor dos módulos I e IV).

-Vanessa S. Scheer, formada em psicologia e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais em todo Brasil pela Central Prática; MBA em excelência gerencial pela FAAP; diretora executiva da Central Prática (instrutora dos módulos III e IV).

-João A. Fernandes, Mestre em administração - área de concentração marketing ; profissional com ampla experiência em gestão de empresas e organização, sistemas e métodos aplicados à área jurídica; atuou como professor universitário em Administração de Sistemas de Informação e Administração Mercadológica. Consultor da Central Prática (instrutor do módulo II).

OBSERVAÇÕES:

*Incluso: Material de apoio, certificado de participação, estacionamento e um coffee break para cada módulo.

-A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Consultoria e Treinamento

________________

Ganhador:

  • Herbert Gavazza Marques, advogado do escritório Dias & Freire Kutinskas Advogados Associados

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

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