AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Curso Estratégias de prevenção e combate à fraude e lavagem de dinheiro

Curso Estratégias de prevenção e combate à fraude e lavagem de dinheiro

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Atualizado às 10:28


Curso

Estratégias de prevenção e combate à fraude e lavagem de dinheiro

  • Data: 22/8 (sexta-feira)
  • Horário: das 9h às 17h30
  • Local: Auditório da Central Prática - R. Frei Caneca, 322 - 4º andar - Cerqueira César - São Paulo/SP

Objetivo: apresentar aos participantes uma visão estratégica de implementação de uma cultura global de controles internos e prevenção à fraude e lavagem de dinheiro dentro de uma organização. Adicionalmente, oferecer um modelo de gestão capaz de criar uma inteligência coletiva que compartilhe experiências e mantenha a continuidade dos processos de forma interativa.

Público alvo: Bancos públicos e privados e demais instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil, órgãos do Governo, seguradoras, fundos de pensão e empresas de diversos seguimentos. Diretores, gerentes gerais e profissionais responsáveis pela gestão de compliance, risco operacional, jurídica, financeira, administrativa, controles internos, auditoria interna, fiscalização e relações com o mercado.

PROGRAMAÇÃO

*Os impactos dos Crimes Financeiros na Economia Global

  • Políticas nacionais de combate à lavagem de dinheiro;
  • A importância das parcerias internacionais no combate à lavagem de dinheiro.

*Técnicas de Combate à Lavagem de Dinheiro e Capacitação Profissional

  • Identificação de riscos;
  • Como controlar e reportar os tipos de transações que podem caracterizar Lavagem de dinheiro;
  • Treinamento constante para um melhor desempenho no combate à fraude e lavagem de dinheiro.

*Programas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo

  • A importância da disseminação da cultura corporativa de ética e de prevenção à fraude e lavagem de dinheiro;
  • A adoção de boas práticas de controles internos e de governança corporativa para mitigar a ocorrência de fraudes e lavagem de dinheiro;
  • Políticas que devem ser implementadas para mitigar os riscos de fraude e lavagem de dinheiro.

*Gestão de Riscos

  • Responsabilidade legal dos administradores e legislação pertinente à lavagem de dinheiro;
  • Os entraves encontrados pelas empresas brasileiras em detectar e combater os crimes de lavagem de dinheiro;
  • Como estruturar a empresa para monitorar casos suspeitos de forma eficiente.

PALESTRANTE

-Antônio Augusto Queiróz Baptista, bacharel em administração de empresas, graduado pela UNISINOS, pós-graduado em gestão empresarial e administração da tecnologia da informação pela UNISINOS. Atua há mais de 24 anos no mercado financeiro, em áreas como OMS, gestão de projetos, arquitetura organizacional e governança corporativa, treinamento de desenvolvimento, gestão da responsabilidade social empresarial, análise e aplicação da legislação e regulamentação associadas e gestão de projetos (PMI). Há mais de cinco anos atua como especialista em controles internos e compliance no Banco De Lage Landen Brasil S.A, onde coordena as atividades de controles internos e Compliance, plano de continuidade do negócio, prevenção e combate à lavagem de finheiro e fraudes e relacionamento com o Banco Central. Palestrante em seminários direcionados à gestão de controles internos; prevenção e combate à lavagem de dinheiro, gestão de marcas e comunicação empresarial. Preside do Comitê de Compliance Sul, integrado pelos bancos com sede no Rio Grande do Sul. Como docente, atua junto à Faculdades Integradas - FACVES, Lages/SC no curso de pós-graduação gestão em comunicação empresarial, onde ministra as disciplinas de percepção e cultura organizacional, responsabilidade social empresarial e gestão de projetos.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

-Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB/SP. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Dias Advogados.

OBSERVAÇÕES:

*Incluso: Material de apoio, certificado de participação, estacionamento e um coffee break para cada módulo.

-A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Consultoria e Treinamento

________________

Para concorrer a 1 vaga:

Clique aqui.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3120-6806

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui