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Workshop : Gestão estratégica de departamentos jurídicos corporativos

terça-feira, 19 de maio de 2009

Atualizado às 09:08


Workshop

Gestão estratégica de departamentos jurídicos corporativos

  • Data: 2 e 3/7/09
  • Horário: 9h às 17h30
  • Local: Auditório da Central Prática, rua Frei Caneca, 159, Cerqueira César, São Paulo/SP (estacionamento Edilson Park rua Frei Caneca, 95 - para visualizar o mapa da região, clique aqui)

O que esperar deste workshop

O departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro da presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.

Público alvo

Diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.

Programação

O curso é dividido em dois módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

Módulo I - Planejamento, organização, sistema, métodos e finanças

Planejamento estratégico:

  • Como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
  • Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
  • Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
  • Construção de planejamentos estratégicos setoriais.

Manuais:

  • Normas e padrões de funcionamento;
  • Manuais que devem estar presentes em escritórios;
  • Como elaborar os manuais (parte prática);
  • Manuais de atribuição de funções;
  • Planos de ausência;
  • Funcionogramas;
  • Organogramas;
  • Fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do escritório.

Planejamento, organização e controle de publicações e prazos:

  • Utilização do sistema de controle processual;
  • Controle de qualidade e de prazos.

Planejamento financeiro e orçamentário:

  • Controle de custos;
  • Budget;
  • Controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
  • Centro de custos;
  • Organização, controle e reembolso de despesas e honorários;
  • Organização financeira e terceirização litigiosa.

Desempenho e controle de terceirizados:

  • Indicadores de desempenho.

Equipamentos e sistemas:

  • O processo digital no departamento;
  • Inovações tecnológicas aplicáveis aos departamentos jurídicos.

Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual:

  • Como tornar o software útil e eficaz;
  • Implantação;
  • Exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
  • Cuidados no cadastro de informações;
  • Manual de utilização do sistema: características básicas;
  • Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

Organização de arquivos:

  • Apresentação de sistemáticas de organização de arquivos.

Módulo II - Gestão de pessoas.

Desenvolvimento de Líderes:

  • Diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
  • Qualidades, características e habilidades dos líderes;
  • Desenvolvendo lideranças;
  • Empowerment;
  • Cases.

Visão e missão departamentais:

  • Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
  • Exercício prático.

Estratégias motivacionais:

  • Políticas de recompensa;
  • Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
  • Como motivar a equipe.
  • Apresentação de "estruturas horizontais":
  • Ferramenta motivacional para a equipe;
  • Desenvolvimento de profissionais multiplicadores;
  • Cases.

Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:

  • Processo de atração: tornando o cargo desejado;
  • Passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
  • Técnicas avançadas de entrevista;
  • Principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).

Treinamento e desenvolvimento:

  • Elaboração de projeto de treinamento;
  • Levantamento das necessidades;
  • Principais tipos e técnicas de treinamento;
  • Implantação e avaliação;
  • Análise de benefícios e custos de treinamento.

Regras e comportamentos:

  • Regras e regulamentos na gestão de pessoas;
  • Punições, promoções e problemas;
  • Cases.
  • Administração de conflitos;

Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:

  • O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
  • Vantagens;
  • Apresentação de modelos.
  • Endomarketing: o marketing interno
  • Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;
  • Pesquisas de clima.

Palestrantes

-Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB/SP. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Baraúna Advogados.

-Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais em todo Brasil pela Central Prática; MBA em excelência gerencial pela FAAP; diretora executiva da Central Prática.

Observações

*Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, almoço, estacionamento e dois coffee breaks (por módulo) .

*A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

__________

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3120-6806

e-mail

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