Encerrado


Conferência

Riscos na Construção

  • Data: 12 a 13/8/09
  • Horário: 8h20
  • Local: Marriott Executive Apartments, rua prof. Filadelfo Azevedo, 717, São Paulo/SP

Objetivo

O objetivo deste encontro é apresentar e discutir sobre práticas de administração contratual que agilizam e tornam mais eficaz a correção de desvios de budget, escopo e prazo durante o andamento da obra.

  • Riscos contratuais
  • Riscos operacionais
  • Riscos de projetos riscos de mercado
  • Riscos decorrentes da burocracia

Programa resumido

12/8 - quarta-feira

8h20 - Recepção dos Participantes e Entrega das Credenciais

8h50 - Abertura do 1º dia da Conferência pelo Presidente de Mesa

Estudo de caso

9h - Saiba como Criar Mecanismos de Controle, Indicadores de Eficácia e Planos de Ação no Andamento da Obra, para Aprimorar a Gestão dos Riscos Contratuais, Operacionais e Financeiros

-Conrado Serodio
Diretor de Negócios GDK S.A.

10h20 - Café e Troca de Cartões

Estudo de caso

10h50 - A Gestão de Pleitos na Administração Contratual e Como Minimizar seus Impactos nos Custos e Prazos da Obra

-Antonio Ricardo Correa
Diretor Jurídico Carvalho Hosken Engenharia e Construções.

12h20 - Almoço

Estudo de caso

13h40 - Garanta a Qualificação da Equipe com Foco no Gerenciamento dos Riscos de uma Obra

-Marcos Sarge Figueiredo
Gerente de Contratos Schahin Engenharia S.A.

Painel - Burocracia no Setor de Construção

14h40 - Como Desenvolver Projetos Diante da Dependência aos Órgãos Licenciadores e da Sobreposição de Atuação entre Eles

-Mario William Esper
Diretor de Projetos Estratégicos do DECONCIC - Departamento da Industria da Construção FIESP - Federação Das Industrias do Estado De São Paulo Diretor de Relações Institucionais ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland.

-Cristina Godoy de Araújo Freitas
Promotora de Justiça - Coordenadora de Área de Meio Ambiente do CAO Civil de Tutela Coletiva Ministério Público do Estado De São Paulo.

16h10 - Café e Troca de Cartões

Discussão em Destaque

16h40 - O Papel do Seguro-Garantia na Desburocratização dos Processos de Licitação: até onde Isso é Viável sob o Ponto de Vista das Seguradoras.

-Luis Alberto Pestana
Diretor Técnico JMALUCELLI RESSEGURADORA.

17h40 - Encerramento do 1º dia da Conferência

13/8quinta-feria

8h20 - Abertura do 2º dia da Conferência pelo Presidente de Mesa

8h30 - Evite a Inadimplência de Clientes e as Possíveis Perdas Financeiras Decorrentes da Falta de um Planejamento Adequado do Fluxo de Recebimento pelos Serviços Prestados

  • Estudo de caso

9h30 - O Processo de Arquivamento de Boas Práticas e Lições Aprendidas Desenvolvido por Esta Empresa com o Objetivo de Mitigar Riscos e Antever Soluções

-Roberto Kochen
Presidente e Diretor Técnico Geocompany-Tecnologia, Engenharia E Meio Ambiente. Professor Doutor Escola Politécnica da USP.

10h30 - Café e Troca de Cartões

11h - O Risco no Cenário Atual - Impactos do Momento Econômico Mundial no Mercado de Construção e Situação dos Principais Mercados Fornecedores

Discussão em destaque

  • Riscos de Inadimplência em Países com Situação Econômica e/ou Politicamente Instáveis

-Engº Claudio A. Dall' Acqua
Diretor Regional - América do Sul PERGASUS GLOBAL HOLDINGS INC. Diretor SMO PARTICIPAÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA.

12h30 - Encerramento da Conferência e Entrega dos Certificados

Workshops Simultâneos

Workshop 1

  • Gestão de Pleitos Contratuais

Apresentação

Por se tratar de um processo de longa duração, durante uma obra muitas vezes ocorrem desvios do que foi acertado em contrato. Isso gera uma situação complicada, pois ao mesmo tempo em que o contratante quer que o contrato seja cumprido, o contratado não tem como prever muitos destes desvios antes da elaboração do contrato.

Este workshop tem como proposta justamente discutir de maneira prática os principais pontos de conflito entre as construtoras e seus clientes para desenvolver a gestão contratual eficiente e objetiva.

Tópicos a Serem Discutidos

  • Alterações de cláusulas
  • Desvios orçamentários
  • Necessidade de serviços adicionais
  • Determinação de papéis entre os envolvidos em uma obra - Cliente, departamento jurídico, Contratos e Obras

Público-alvo

Advogados, Engenheiros e Executivos envolvidos com a gestão de projetos de engenharia e construção.

Líder do Workshop

-Roberto de Araújo Lima
Sócio Diretor Araújo Lima Engenheiros Associados. Engenheiro Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Foi professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Superintendente de Obras do Estado. Trabalhou muitos anos na Camargo Corrêa, tendo sido o seu primeiro gerente de Administração de Contratos. Já atuou em arbitragem e demandas judiciais como árbitro e/ou como assistente técnico.

Workshop 2

  • Tratamento Tributário em Obras

Apresentação

Tributação é um tema complexo e por isso merece ser explorado. O setor da construção pratica a subcontratação de serviços nas obras - o que gera a duplicação do tributo - bitributação, Isso significa mais gastos com impostos e taxas, o que pode provocar riscos financeiros à obra.

Diante de tantas modalidades de contratação, há particularidades quanto aos tributos aplicáveis e estar atento a esta carga é mais um ponto a se considerar na escolha do contrato.

Destinamos esse espaço da conferência para apresentar e discutir este tema, a fim de prevenir gastos excessivos com tributos, avaliando como é possível estruturar as subcontratações na construção, com segurança e menos impacto.

Tópicos a serem discutidos

  • Tratamento tributário para diferentes modalidades de contratos de construção
  • Base de cálculo para ISS, PIS e COFINS
  • Situação de retenção na fonte (ISS e INSS)
  • Aplicação do SIMPLES
  • Faturamento direto: implicações e questionamentos
  • Como o Fisco se comporta nas diversas situações - posição da jurisprudência e contexto legal
  • Subcontratação e Bitributação

Público-alvo

Engenheiros, Advogados e Executivos envolvidos com a gestão de projetos, obras e contratos em empresas de Construção, Engenharia, Projetos, Incorporação E Escritórios De Advocacia.

Sobre o Líder do Workshop

-Luís Fernando Xavier Soares de Mello
Sócio Diretor Soares De Mello & Gutierrez Soluções Empresariais. Sócio diretor da Soares de Mello e Gutierrez Advogados Associados. Advogado, em São Paulo. Consultor tributário do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo - SINICESP. Formado pela Universidade Mackenzie. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista. Especializando em Direito Tributário no Centro de Estudos de Extensão Universitária. Professor de Direito e Legislação Tributária na Universidade Paulista e na Faculdade de Belas Artes, da Disciplina Gestão de Tributos no curso de pós-graduação da Universidade Mackenzie. Colunista do site empresarial www.solucoesempresariais.etc.br. Autor do livro: "Considerações Sobre a Área de Gestão dos Tributos nas Empresas" Editora Papel Virtual. Co-autor com Eduardo Gutierrez, dos artigos "Limites das Normas Antielisivas", Revista Tributária e de Finanças Públicas da Academia Brasileira de Direito Tributário, do artigo "Da cobrança do IPTU e a Imunidade Tributária dos Sindicatos", Editor Quartier Latin, do artigo "Multa Tributária: uma visão do contribuinte", Revista de Direito de Centro Universitário Anhangüera.

Investimento

Conferência + WS1

R$ 4.195,00

Conferência + WS2

R$ 4.195,00

Conferência

R$ 3.195,00

Realização

  • IBC - International Business Communications

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3017-6808

e-mail

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Publicado sexta-feira, 17 de julho de 2009