Encerrado


6º Conferência

Programas de Eficiência Energética

  • Data: 25 e 26/8/09
  • Horário: 8h30 às 17h30
  • Local: Hotel Pergamon, rua Frei Caneca, 80, São Paulo/SP

As alternativas para reduzir custos por meio da implantação e execução de programas de eficiência energética serão debatidas na conferência que a IBC promoverá nos dias 25 e 26 de agosto, em São Paulo. O evento trará casos de sucesso de grandes indústrias como 3M do Brasil, Petrobras e Philips. Participarão dos debates também especialistas da ANEEL, EPE, Abesco, ANACE, ABRACE, EDP, Energias do Brasil e Light Esco, entre outros.

A palestra de abertura enfocará o posicionamento do governo sobre os programas de eficiência energética e o direcionamento para os consumidores industriais. Os assuntos serão analisados pelo diretor de estudos econômico-energéticos e ambientais da EPE, Amilcar Guerreiro, e pelo superintendente de pesquisa, desenvolvimento e eficiência energética da ANEEL, Máximo Luiz Pompermayer.

Outro destaque será o debate em torno do papel das distribuidoras no incentivo a programas de eficiência energética. A questão será abordada pelo consultor em eficiência energética da EDP Energias do Brasil, Wagner Silvestre, pelo gerente de relacionamento personalizado de clientes da Elektro-Eletricidade e Serviços, Claudinei Rodrigues Domingos, pelo diretor executivo da ANACE, José Lucio dos Reis Neto, e pelo presidente executivo da ABRACE, Ricardo Lima.

A conferência trará ainda casos de sucesso em projetos de financiamento, cogeração, gás natural, otimização de motores elétricos, soluções tecnológicas, troca da fonte de energia e iluminação. Também serão mostrados detalhes do Projeto Proesco. As palestras ficarão a cargo de especialistas da 3M do Brasil, GE Fanuc, Votorantim Energia, Petrobras, Philips do Brasil, Abesco, USP, APS Engenharia de Energia e NPE Consultoria.

Após a sessão principal, dois workshops encerrarão os trabalhos. O primeiro encontro será liderado pelo diretor do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), Osório Brito, e pelo superintendente da COGEN Rio e consultor do INEE, Fernando Milanez. Os executivos falarão sobre medição e verficação (M&V) para proporcionar uma coleta de dados confiável. Já o segundo workshop será ministrado pelo diretor da Interplan, Francisco Dantas, e abordará a reutilização de energia por meio do ar-condicionado, refrigeração e aquecimentos industrial.

Realização

  • IBC - International Business Communications

__________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3017-6808

e-mail

ibc@ibcbrasil.com.br

OU

Clique aqui

 

Publicado terça-feira, 4 de agosto de 2009