Encerrado


Curso

Recuperação de Empresas em Época de Crise

  • Data: 21 a 25/9/09
  • Horário: das 8h30 às 18h30 e dia 25/9 das 8h30 às 12h30
  • Local: rua Quatá, 300, Vila Olímpia, São Paulo/SP

O momento econômico atual é o mais devastador dos gatilhos que disparam as crises nas empresas. As projeções feitas não se confirmam, as apostas realizadas têm sua frutificação postergada ou, mesmo, inexistente, o arrojo empresarial se transforma em temeridade do dia para a noite, o crédito desaparece e seu custo aumenta desproporcionalmente. Reagir à crise não é uma tarefa fácil nas empresas, pois dada a sua gravidade o repertório de ações possíveis pode se estreitar significativamente.

Objetivos do programa

O curso tem por objetivo discutir as ações de liderança e gestão necessárias a um projeto de recuperação de uma empresa em crise, facilitando ou possibilitando o entendimento de temas quais:

  • Anatomia da conjuntura, visando o entendimento da crise e seus impactos nos mercados e nos setores industriais;
  • Diagnóstico e entendimento da crise da empresa;
  • Análise das alternativas possíveis (fundos de Private Equity, recuperação judicial, M&A, etc.);
  • Identificação e escolha do time de transformação;
  • Estabilização crítica das finanças corporativas;
  • Busca da produtividade através da gestão da mudança e da inovação.

A quem se destina

O curso é desenhado para atender à demanda das lideranças empresariais confrontadas com uma crise sistêmica sem precedentes, que exacerba as dificuldades de recuperação e renovação das empresas.

Estrutura do programa

Conforme previamente explicado, o curso é desenhado para atender à demanda das lideranças empresariais confrontadas com uma crise sistêmica sem precedentes, que exacerba as dificuldades de recuperação e renovação das empresas. Para tanto, centrará sua abordagem na cobertura dos seguintes temas:

Anatomia do mundo em crise

  • Origem da crise
  • Impacto global via sistema financeiro
  • Os mercados centrais – EUA, Europa, Japão
  • Os mercados emergentes – China, Índia, Rússia
  • O Brasil na crise – impacto setorial

Anatomia da empresa em crise

  • Entender o porque da crise
  • Avaliar a situação de curto prazo

Os caminhos alternativos

  • Vender a um fundo de private equity (parte ou todo)
  • Pedir recuperação judicial
  • Tentar recuperação solo
  • Mergers & Acquisitions

O time de transformação

  • Como atrair bons profissionais
  • Como remunerá-los na crise e pós crise
  • Como negociar com todas as partes interessadas

A equação financeira

  • Como estabilizar a crise
  • Como obter novos recursos
  • Como balancear a equação de risco / retorno
  • Como equacionar a estrutura de capital para o futuro

A empresa em busca de produtividade

  • Redesenhar os processos críticos
  • Gerenciar a mudança organizacional
  • Alavancar a inovação

Corpo Docente

O corpo docente é estruturado de forma a trazer ao aluno a experiência prática e teórica necessária a entender e conduzir projetos de recuperação de empresas. Os docentes, do corpo de professores da escola, bem como os palestrantes convidados acumulam larga experiência em projetos deste tipo. Além de lecionar no Insper, eles atuam tanto em empresas de consultoria como em escritórios de advocacia, em fundos de "private equity", em boutiques financeiras de assessoramento, em empresas de recuperação, ou desempenhando como executivos de recuperação.

-Maurízio Mauro
Sócio-fundador da TTLM, empresa voltada à gestão de investimentos em ativos não líquidos. Foi CEO do Grupo Abril de 2001 a 2006, onde liderou o processo de turnaround operacional e financeiro. Trabalhou em consultoria de alta gestão na Booz Allen Hamilton do Brasil, onde atuou por mais de 10 anos, inclusive como Country-Head do escritório brasileiro. É membro atuante de vários conselhos e entidades associativas, dentre os quais a Comissão Externa de Avaliação do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; o Consejo Assessor de Postgrado da Universidad San Andrés, na Argentina; o Advisory Board do Banco IBI; e os Conselhos de Administração da Tecnisa S.A. e da Atmosfera S.A.. Pós-graduação em Corporate Finance, Universidade de São Paulo. Bacharelado em Administração de Empresas, EAESP/FGV. É professor do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa nos programas de MBA Executivo e de Educação Executiva.

-Luca Borroni-Biancastelli
Doutor em Economia pela Università Luigi Bocconi de Milão; Doutor em Ciências e Teorias Econômicas pela Unicamp. Diretor Acadêmico de Educação Executiva do Insper-Ibmec São Paulo e Professor de Estratégia de Mergers & Acquisitions do MBA Executivo em Finanças do Insper. Membro do Board of Directors e do Membership Committe da UNICON – International University Consortium for Executive Education. Primeiro Secretário Executivo da Anamba – Associação Nacional de MBA. Conselheiro da Associação Cultural Alumni. Além da experiência acadêmica, tem sólida formação de mercado - tendo ocupado vários cargos executivos, particularmente na área de Mergers & Acquisitions, em Bancos de investimentos nacionais e estrangeiros, e em Conselhos de Administração. Tem vasta experiência internacional, tendo estudado e trabalhado na Itália, México, EUA, França e Brasil.

-João Máscolo
Doutor em Economia, EPGE/FGV. Obteve seu Mestrado e Doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Realizou seu Pós-Doutorado em Economia na Northwestern University, Illinois, USA. No mercado financeiro exerceu as funções de Chief Economist e Chief Investment Officer em várias instituições, sendo a última delas o ABN AMRO Bank. tualmente, é o Economista-Chefe da NEO Investimentos. Professor de Macroeconomia dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Economia do Ibmec São Paulo, onde recebeu os prêmios de "Excelência de Ensino" em 2005 (Graduação) e 2006 (Pós-Graduação).

-Jairo Saddi
Doutor em Direito Econômico pela USP. Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP e em Administração de Empresas pela FGVSP. Foi pesquisador visitante na Harvard Law School (EUA) e professor visitante da Universidade de Oxford (Inglaterra) em 2006-2007. Atualmente, desempenha as funções de professor e de coordenador-geral do Ibmec Direito, além de dirigir o Centro de Estudos de Direito do Insper. É redator-chefe da Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais (Ed. Revista dos Tribunais) e vice-presidente de Desenvolvimento do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Atua como advogado da área empresarial em São Paulo.

-Luiz Vieira
Vice-Presidente da Booz e Co. Ex CEO da Produzir, joint venture Bunge-DuPont. Possui 17 anos de experiência como consultor, tendo atuado como sócio vice-presidente da Booz Allen Hamilton do Brasil. Participou de mais de uma centena de projetos em conglomerados, indústrias e varejistas. Especialista em gestão de programas de transformação, redesenho de processos e estruturas organizacionais, estratégia e reestruturação de negócios, implementação de modelos de governança e gestão corporativa. Doutorado (PhD) em Economia de Transportes, Massachusetts Institute of Technology – MIT. Mestrado em Ciência em Administração de Empresas e Gerenciamento de Projetos, Massachusetts Institute of Technology - MIT. Mestrado em Ciência em Pesquisa Operacional e Estatística, Massachusetts Institute of Technology - MIT. Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharelado em Engenharia Civil, Universidade de Brasília.

-Fabio de Biazzi
É, atualmente, Diretor Geral da escola Vera Cruz. Foi Coordenador Geral (Associate Dean) dos Programas de MBA do Ibmec São Paulo. É professor de Teoria e Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos. É Doutor e Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica, com especialização em Participação Organizacional (Tavistock Institute), Estratégia de Recursos Humanos (London Business School), Psicologia Social e do Trabalho (Instituto de Psicologia da USP) e Gestão da Produção (Kitakyushu International Center/Japan International Cooperation Agency). Trabalha há mais de 15 anos como consultor e executivo em empresas como Vivo, NET, Gradus, TerraForum, Votorantim, Syngenta, Aracruz, Levi’s e Grupo Abril.

-Letícia Costa
Recebeu seu MBA por Cornell University e é bacharel em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É hoje é Vice Presidente da Booz & Company. Possui experiência junto à indústria automobilística, equipamentos eletrônicos, produtos químicos e farmacêuticos, bebidas, produtos de consumo, embalagens, varejo, siderurgia, mineração, material de construção e outras. Trabalhou também em estudos setoriais, particularmente junto à indústria automobilística, buscando alternativas para estimular o mercado doméstico e buscar alternativas de crescimento em outros mercados. Participou e liderou projetos abrangendo uma variedade de questões operacionais e estratégicas, incluindo trabalhos de avaliação de oportunidades de entrada em novos mercados.

-Maurício Carvalho
MBA pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia com ênfase em finanças. Engenheiro mecânico pela PUC - RJ. Consultor financeiro e investidor, com mais de 20 anos de experiência no mercado de capitais. Em sua empresa já efetuou diversos trabalhos nas áreas de gestão de investimentos, consultoria para fusões, aquisições e privatizações e assessoria financeira para projetos. Sua experiência profissional inclui o Banco de Investimentos Garantia, o Citibank e a Booz Allen & Hamilton Consultoria. É professor do MBA em Finanças do Inpser há mais de 8 anos.

Coordenações

Coordenador Orquestrador

-Maurizio Mauro

-Luca Borroni-Biancastelli

Metodologia Didática

O Programa de Recuperação de Empresasa em Época de Crise segue a metodologia didática elaborada pelo Insper: Preparação prévia do aluno para cada aula através da leitura da bibliografia recomendada.

Tendo em vista a escassez de tempo dos participante-executivos, o Insper oferece algumas Atividades iniciais como preparação para cada disciplina; aprendizado centrado no aluno.

O Insper utiliza uma metodologia caracterizada por centrar o aprendizado no participante, tendo o instrutor como facilitador de discussões e provedor de ferramentas para alavancar o conhecimento dos participantes. Com a finalidade de fortalecer a base teórica e técnica adquirida nas aulas expositivas, utiliza-se a metodologia de casos para dar consistência através de exemplos reais (são utilizados casos e publicações de Harvard Business School Publishing e Darden Business Publishing, além de mini casos e situações reais vivenciadas pelos docentes).

Discussão dos temas estudados em grupo. Os participantes formam grupos de estudo e fóruns de discussão para se prepararem antes dos módulos presenciais (utilizando, inclusive, ferramentas da Intranet Acadêmica do Insper); interatividade com o corpo docente. Os participantes têm a oportunidade de conviver com os docentes, que agregam sua experiência prática e facilitam a troca de experiências entre os componentes do grupo.

Adequação do conteúdo à realidade e necessidades do universo corporativo. Utilização de situações, dados e outras informações para estruturar o conteúdo de forma a refletir o contexto, as particularidades e as necessidades das empresas.

Presença do Coordenador Orquestrador

Conforme explicado acima, dada a complexidade dos temas abordados pelo programa, para garantir a consistência dos diferentes conteúdos programáticos e o alinhamento constante entre os vários tópicos apresentados, o programa conta com a presença de um Coordenador Orquestrador, que contribuiu substancialmente como desenvolvimento do programa e que estará presente em todas as aulas.

Carga horária

35 horas presenciais, distribuídas em 5 dias consecutivos (de 21 a 24/9, das 8h30 às 18h30; e 25/9 das 8h30 às 12h30).

O curso conta com um programa intensivo, que oferece, no espaço de uma semana, os conhecimentos necessários a serem aplicados, no dia-a-dia corporativo, visando a recuperação da empresa, de forma consistente.

Como parte integrante do programa, serão oferecidos um livro de texto, uma apostila elaborada pelos professores e uma seleção de papers, artigos e casos.

Ao longo do programa, um ATP* acompanhará os docentes e será responsável tanto pela conexão entre corpo docente, alunos e coordenação, como pelo apoio operacional em sala.

Todos os alunos terão acesso à Intranet Acadêmica**.

*ATP – Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) atuam no papel de representantes da coordenação, acompanhando in-situ as aulas, de forma a contribuir para o melhor andamento do curso.

**Intranet Acadêmica – Disponível para toda a comunidade Insper, a Intranet Acadêmica é um dos principais canais de comunicação entre alunos, professores e a Escola. Através desta ferramenta, o aluno terá acesso a informações detalhadas do programa, tais como: currículos das disciplinas, notas de aula, plano de aulas, calendário, e material de apoio disponibilizado pelos professores. Os alunos terão acesso a conteúdos organizados e sempre atualizados, uma vez que a Intranet Acadêmica permite a inclusão de novos conteúdos em tempo real, agregando valor ao processo de aprendizado.

Outras oportunidades de aprendizado

No Insper o aluno está constantemente inserido em um ambiente propício ao aprendizado. Além da sala de aula, a Escola mantém uma agenda de palestras, debates e seminários com renomados especialistas de diversas áreas de conhecimento, amplo acervo na biblioteca e uma rica produção acadêmica especializada em Economia, Administração e áreas correlatas disponível em nosso site.

O aluno ainda conta com newsletters sobre as principais novidades da Comunidade Insper e um ambiente que possibilita a troca de idéias e discussões, gerando um intenso networking com os demais alunos e equipe de professores.

Encerramento das Matrículas

1/9/09 - sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas.

Investimento

Valor à vista : R$ 8.250,00

Parcelado em 3 vezes : No ato da matrícula: R$ 2.750,00

2 prestações mensais : R$ 2.750,00

Parcelado em 4 vezes : No ato da matrícula: R$ 2.062,50

3 prestações mensais : R$ 2.062,50

Processo Seletivo

Adesão ao Código de Ética e Conduta do Insper (link)

Preenchimento do Formulário de Admissão. 

Após preencher o formulário, você será informado via e-mail a respeito do resultado final do seu processo de admissão. Os candidatos aprovados receberão as instruções para efetivar a matrícula.

Documentos necessários no ato da matrícula :

  • cópia do documento de identidade e CPF.
  • Código de Ética e Conduta assinado

*Cópia autenticada ou cópia simples com apresentação do original.

*As previsões com relação à data de início, horário e local de realização do curso poderão sofrer modificações de acordo com cronograma fixo estabelecido após a comprovação do número de alunos na turma, disponibilidade de horários, salas e professores ou ocorrência de eventuais incidentes. Todas as modificações serão previamente comunicadas a você. Caso não tenha interesse, o Insper comprometese a devolver os valores pagos.

Realização

  • Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 4504-2400

e-mail

programasabertos@insper.org.br

ou

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Publicado quarta-feira, 5 de agosto de 2009