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Curso

Planejamento orçamentário do Departamento Jurídico

O curso "Planejamento Orçamentário do Departamento Jurídico" acontece em SP, no dia 17/3/10.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Atualizado às 15:36


Planejamento Orçamentário do Departamento Jurídico

  • Data: 17 e 18/3/10
  • Horário: 8h30
  • Local: Hotel Pergamon, rua Frei Caneca, 80, São Paulo/SP

Gerencie as Ações que impactam no "Planejamento Orçamentário do Departamento Jurídico" e promova a utilização adequada dos recursos.

Programação

17/3 - quarta-feira

8h30 - Briefing - Passo a passo para desenvolver um planejamento orçamentário no departamento Jurídico

Para que o departamento jurídico continue atuando como estratégico dentro da organização, se faz necessário o processo contínuo de administração, controle e planejamento das despesas e investimentos da área. Veja neste workshop como desenvolver um planejamento orçamentário e encontre elementos que o auxiliarão na tomada de decisão e possíveis reduções de custos.

 Por onde começar - quais são os controles internos

 Que tipo de despesas são mais adequados para as atividades exercidas

 Custos envolvidos e controle de receitas

 Ferramentas para auxiliar a gestão financeira

 Pontos críticos no planejamento orçamentário da área

-Luciene Pandolfo
Gerente Corporativo Jurídico da Liquigás Distribuidora S/A.

10h30 - Encerramento do Briefing e Intervalo para Coffee Break e Networking

10h40 - Credenciamento para a Conferência

10h50 - Abertura da Conferência pelo Presidente de Mesa

-Leonardo Barém Leite
Advogado, Professor e Coordenador do Curso de Gestão Jurídica Empresarial da FGV/SP.

Case Study

11h - Alinhamento entre Planejamento Orçamentário do Jurídico com o Planejamento Orçamentário da Empresa

Uma vez que o departamento jurídico se tornou estratégico dentro da empresa, alinhar o planejamento orçamentário jurídico é essencial para que as expectativas dos acionistas e da alta administração sejam alcançados. Veja como definir um orçamento que sustente as estratégias definidas pela empresa, desenvolvendo processos e atividades que atendam as metas e demandas organizacionais.

-Amira Chammas
Gerente Jurídica do Walt-Mart Brasil Ltda.

Case Study

12h - Preparação do Orçamento e Administração Jurídica: Conheça Critérios Utilizados para o Controle das Despesas, Visando Resultados e Qualidade nos Serviços Prestados

 Manutenção e controle dos processos

 Como calcular e controlar as despesas com consultoria

 Métodos para identificar economias nos processos operacionais e legais

 Como fazer a previsão de custos com viagens e hospedagens decorrente das ações judiciais

-Marco Aurelio Brasil Lima
Gerente Jurídico da Mercadolivre.

13h - Almoço

Case Study

14h - Faça a Adequação dos Budgets Desenvolvendo um Planejamento Realista e com Foco Estratégico

 Formas de administrar os impactos causados no orçamento pela retração dos negócios

 Como trabalhar com budgets reduzidos pós crise

 Concilie o orçamento do jurídico com o orçamento das demais áreas da empresa

 Preparação da divisão das despesas para melhor atender o cliente interno

-A Confirmar

15h - Points of View - Como Lidar com as Imprevisibilidades no Decorrer do ano e Como Ajustá-las ao Orçamento

O que as empresas estão fazendo e quais foram as soluções encontradas?

 Adote critérios de analise de histórico do mês, dados concretos e estimativas de crescimento

 Administre imprevistos decorrentes das incertezas dos julgamentos judiciais

 Como tratar com situações imprevisíveis e justificar os gastos adicionais para a alta administração com apresentações de relatórios de desempenho

 Formas de ajustar o orçamento com as variáveis relevantes para a empresa e seus efeitos

Debatedores

-Juliano Nicola Sangalli
Gerente Jurídico da Única Indústria de Móveis S/A (Dell Anno).

-Leonardo Barém Leite
Advogado, Professor e Coordenador do Curso de Gestão Jurídica Empresarial da FGV/SP.

16h30 - Coffee Break e Networking

Case Study

17h - Integração entre as Áreas: A Controladoria como Suporte para o Departamento Juridico

 Como a controladoria pode auxiliar o gestor jurídico na preparação e desenvolvimento do orçamento do departamento

 Integração das áreas com a finalidade de se precaver de possíveis demandas reprimidas

 Contabilização por competência ou despesa: o que o gestor jurídico precisa saber

 Célula de controle administrativo - o backoffice do jurídico

-Daniel M. Pimentel
Advogado Corporativo da Recovery do Brasil.

18h - Encerramento

18/3 - quinta-feira

8h40 - Início do 2º dia de Conferência

Case Study

9h - Adote procedimentos preventivos para que a transferência de escritório não se torne um complicador e garanta maior segurança para o budget da área

Veja nesta apresentação como reduzir riscos contratuais por meio da aplicação de cláusulas e controles eficientes e saiba como administrá-los no decorrer do ano.

-Alexandre Albuquerque Almeida
Superintendente Jurídico da Seguros Unimed.

10h - Coffee Break e Networking

10h30 - Comparative e Interative Panel

Troque Experiências e Discuta com os Gestores sobre as Formas e Modelos de Contratação dos Escritórios Terceirizados e Identifique Aquele mais Apropriado para o Departamento, Gerando Menor Impacto no Orçamento.

 Os cuidados na escolha do escritório com foco no objetivo da contratação

 Modelos de contratação: Valor/hora, valor fixo ou por êxito

 Honorários advocatícios de contrato por êxito e formas de incluí-lo no orçamento

 Otimize o serviço: orçamento de honorários do serviço de contencioso de massa, pagar por caso ou por tempo? Valor fixo ou variável?

 Como provisionar o trabalho do escritório terceirizado e obter informações relevantes para a elaboração do orçamento

Debatedores

-Mariana França Borges
Legal Controller da Dow Brasil.

-Pedro Scudellari Filho
Gerente Jurídico da EMS S/A.

-Marcelo dos Santos Campos
Gestor do Núcleo Jurídico da Delta Construção.

12h - Encerramento da Conferência

14h - Início do Workshop

Indicadores para Controle e Gerenciamento Financeiro para o Departamento Jurídico

Panorama

Os gestores jurídicos necessitam de recursos que os auxiliarão na gestão do departamento. Os indicadores são usados estratégicamente para avaliar o trabalho desenvolvido e também evidencia onde os esforços deverão ser concentrados para obter melhores resultados.

A proposta deste workshop é encontrar indicadores que controlam, gerenciam e avaliam a gestão financeira do departamento jurídico, bem como permitir uma ampla interação entre palestrante e participantes para solucionar dúvidas e encontrar novos caminhos de mensuração do trabalho executado.

Busque nesta apresentação a melhoria no desempenho de sua gestão, aplique novas práticas de técnicas, estratégias e ferramentas atuais já experimentadas por profissionais da área.

Tópicos

  • Como avaliar o orçamento financeiro do departamento e faça o acompanhamento dos relatórios
  • Custos gerais da área e retorno esperado
  • Aspectos práticos em como trabalhar com budgets reduzidos e os pontos críticos
  • Encontre e desenvolva indicadores financeiros eficazes
  • Definição dos pontos de controle e procedimentos de correção na leitura dos indicadores
  • Gerencie o controle de custos com indicadores
  • Assessoria da controladoria e apoio financeiro para um trabalho em conjunto com o departamento jurídico

Liderado por

-Klayton M. Furuguem
Sócio do escritório Matsuka Advogados Associados. Advogado. Especialista em Direito Empresarial (FMU), Comércio e Negócios Internacionais (FMU) e Direito Processual Tributário (PUC). Professor e Palestrante em Direito Tributário e Gestão de Escritório de Advocacia. Coordenador de Curso de Gestão para Escritórios de Advocacia no Centro de Extensão Universitária do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Membro da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil. Membro do Rotary Club São Paulo Ipiranga. Membro da Comissão de Direito da Sociedade da Informação da OAB/SP. Diretor do CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia. Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas - TIT do Estado de São Paulo.

Agenda

14h - Início do Workshop

18h - Encerramento do Workshop

* Haverá intervalo para café

Realização

  • IBC - International Business Communications

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

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