quinta-feira, 29 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

MIGALHAS nº 1.004

Quinta-feira, 9 de setembro de 2004 - Migalhas nº 1.004 - Fechamento às 9h12. 

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um apoiador :

  • Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

(Clique aqui)

_______________

______________________

"Visitas sempre dão prazer. Se não na chegada, na saída."

Dístico de caminhão

Visita

Em clima de guerra fiscal, o ministro argentino da Economia, Roberto Lavagna, chega hoje a Brasília para propor que o Brasil deixe de oferecer incentivos à instalação de empresas estrangeiras.

Jacta est alea 

O mercado financeiro não tem mais dúvidas: o Copom vai aumentar a taxa Selic na próxima semana. O que os analistas ainda não cravaram é qual será o patamar de elevação: 0,25 ou 0,5. Façam suas apostas...

Euros

Aproveitando o bom momento econômico, o BC fez ontem uma captação externa de 750 milhões de euros - a primeira emissão de títulos em moeda européia no governo Lula. Com vencimento em setembro de 2012, o novo bônus vai pagar aos investidores uma taxa de juros de 8,70% ao ano.

Colchão cheio

Com a nova emissão, a quarta deste ano, o país praticamente fechou a necessidade de financiamento externo para 2004 e, a exemplo do que fez em 2003, se prepara para antecipar lançamentos a fim de garantir um lastro de reservas para o próximo ano.

Favas contadas

Se não conseguir um acordo entre os líderes partidários que permita aprovar o projeto da Lei de Biossegurança até 1º de outubro, o governo vai editar uma MP liberando a comercialização da soja transgênica na próxima safra agrícola.

Greve

A paralisação dos servidores do Judiciário paulista continua. A decisão foi tomada ontem, em assembléia geral. Lá se vão 73 dias parados... (Clique aqui)

Juros menores

Como sua tentativa de interromper a greve no Judiciário paulista infelizmente foi infrutífera (produziu apenas a ira dos serventuários públicos, pois pedia na Justiça a cobrança de uma multa sobre os grevistas) agora a OAB/SP está negociando com o Santander e a CEF a criação de uma linha de crédito especial para os advogados que estão enfrentando dificuldades em função da paralisação.

Divergências

O ministro Gilmar Mendes, do TSE, é contrário à decisão do TRE/RJ de impugnar registros de candidatos com anotação criminal, sem decisão definitiva. A medida foi anunciada no fim de semana pelo presidente do TRE fluminense, Marcus Faver, que hoje divulgará a lista dos candidatos impugnados.

"São os partidos, mais do que a Justiça Eleitoral, que têm que filtrar candidatos e arcar com as conseqüências." Editorial do Estadão de hoje

Na bala

Uma equipe de fiscalização do TRE do Rio foi recebida a tiros de fuzil por traficantes do Conjunto Amarelinho, em Irajá, na tarde de ontem, quando retirava material de campanha irregular fixado em muros, casas e postes da comunidade.

Quousque tandem?

A prefeita de SP, Marta Suplicy, disse ontem que uma eventual vitória do candidato José Serra na disputa pelo comando da cidade ameaça a estabilidade política no país. Com o mesmo discurso, a atriz Regina Duarte apareceu na televisão no último pleito à presidência. Só que a namoradinha do Brasil estava do outro lado.

Estímulo à microempresa

A equipe econômica deve concluir esta semana e enviar para análise da Casa Civil o pacote de medidas de estímulo às microempresas. O projeto de lei complementar vai propor a criação de um imposto único, provavelmente com alíquota de 1,5%, para as microempresas com faturamento de até R$ 36 mil anuais.

IPI

A Receita alterou o prazo de recolhimento do IPI. A partir de outubro, o tributo passará a ser pago pelas empresas mensalmente e não mais de 15 em 15 dias como é feito hoje. A medida faz parte do ''pacote de bondades'' anunciado por Palocci no início de agosto.

Novo apoiador

Associar conhecimento teórico profundo e especializado com a experiência prática da realidade na resolução dos problemas jurídicos. Com esse critério de excelência, os drs. Marçal Justen Filho, Cesar A. Guimarães Pereira, Fernão Justen de Oliveira e Eduardo Talamini timoneiam o escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados com seriedade e competência, realizando um trabalho diferenciado e único. Com escritórios em Curitiba e São Paulo, a banca é hoje o mais novo apoiador de Migalhas. Com muita honra, convidamos os leitores para conhecerem o escritório, clique aqui.

Brasil na OMC

A OMC confirmou formalmente ontem pareceres favoráveis à posição brasileira em dois contenciosos - no tocante aos subsídios concedidos pelos Estados Unidos a seus produtores de algodão e pela União Européia a produtores de açúcar -, que já haviam sido anunciados anteriormente. (Clique aqui)

Imperdível

Conheça o recém-lançado livro "A Administração Pública Democrática" (Editora Fórum, 245p.), escrito por Marcos Augusto Perez, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Advocacia, e concorra a um exemplar da obra. Participe, clique aqui.

De olho

A CVM colocou um grupo de fiscais na rua com uma missão: investigar o que estão fazendo as empresas que negociam avestruz. A agência tem como obrigação zelar pela poupança popular e está assustada com a grande quantidade de anúncios feitos no país, sobretudo por meio da televisão, incentivando as pessoas a investirem em avestruz com o argumento de que vão multiplicar o patrimônio. Com os pescoçudos, a CVM parece querer se redimir do caso Boi-Gordo.

Fundos de investimento

No último dia 18/8, foi divulgada pela CVM a IN nº 409, que introduz novidades e consolida as normas aplicáveis aos fundos de investimento, antes dispersas em diversos normativos, com exceção das classes expressamente excluídas pela própria instrução. Especialistas no tema, Guilherme Vieira da Silva e Felipe Hanszmann, ambos do laureado escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, falam dessa nova instrução normativa que regulamenta os fundos de investimento. Para conferir, clique aqui.

Precedente a favor das telefônicas

O Juizado Especial Cível Central de SP adotou um posicionamento único no julgamento de ações referentes à assinatura básica mensal de telefone: a cobrança feita pela Telefônica é legal.

Indenização

Com a lei Pelé, a extinção do "passe" gerou preocupação nos clubes que investem na formação de jogadores. Pensando nos clubes, a FIFA, por meio de seu regulamento, estabeleceu um novo sistema de indenização para eles não assistirem à livre transferência de seus jogadores para outro clube, sem qualquer compensação financeira. Detalhes sobre o assunto, você pode conferir num bate-bola com Carlos Eduardo Ambiel e Marcel Belfiore Santos, do renomado Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais hoje no site Migalhas. Para conferir a entrosada tabelinha entre os autores, chute aqui.

Mais lei Pelé

"Creio que a lei (Pelé) merece ser revista pelo governo Lula para que os clubes de futebol voltem a formar craques, saiam da situação de insolvência em que se encontram e possam contar com grandes jogadores atuando no Brasil, e não apenas com aqueles que ainda não interessam ao futebol europeu." Ives Gandra da Silva Martins, hoje em artigo no JB

Desembargador no banco dos réus

O TJ/DF definirá amanhã a partir das 13h30 o destino do desembargador José Wellington Medeiros. O Pleno vai decidir se o magistrado deve ser absolvido ou punido pelas acusações de advocacia administrativa. Medeiros está afastado de suas funções há um ano e cinco meses, por decisão do próprio tribunal. Uma sindicância interna promovida por cinco desembargadores concluiu em dezembro de 2002 haver indícios de que o magistrado favorecia o deputado distrital Pedro Passos (PMDB) e seus irmãos, dos quais já foi advogado, em processos judiciais.

Caso Enron

Aproveitando o momento em que se discute o projeto da nova legislação falimentar (PL 4.376/93), William Eustaquio de Carvalho, advogado da ALE Combustíveis S.A., veicula artigo hoje em Migalhas com o intuito de questionar os meios lançados por algumas empresas para se manterem no mercado sem efetivamente "falirem". Como exemplo para produzir este minucioso trabalho, o autor cita o "Caso Enron". Não perca a chance de conferir, clique aqui.

Transplante

O plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou ontem resolução que autoriza o uso de órgãos e/ou tecidos de anencéfalos para transplantes, mediante autorização prévia dos pais. A vontade dos pais deve ser manifestada, formalmente, no mínimo 15 dias antes da data provável do nascimento.

Pré-defesa

Giba Um, vetusto colunista paulistano, informa hoje que um grupo de advogados de SP fez detalhado estudo sobre as denúncias contra Henrique Meirelles e garantiu ao Planalto que não existe nada de consistente que possa comprometê-lo.

Certidão on-line

O STJ anunciou que até o fim do ano emitirá certidões negativas de pendências judiciais no âmbito da Justiça Federal via internet.

Causídica alcagüetagem

O editorial da Folha de S. Paulo comenta a tentativa de impor - no projeto da nova legislação sobre lavagem de dinheiro - ao advogado a obrigação de informar às autoridades movimentações financeiras estranhas dos clientes.

"Na prática, é pouco provável que uma medida dessa natureza tenha maiores conseqüências. Parecer suspeito é conceito que encerra alto grau de subjetividade. Levado a juízo, um profissional do direito sempre poderá argumentar que não desconfiou da transação que fez para seu cliente -e dificilmente alguém poderá provar o contrário. O projeto do governo, contudo, é perigoso por representar mais uma investida do Estado sobre a privacidade dos cidadãos, no caso, sobre o sigilo profissional."

Caiporismo

Mais uma vez, o 11º concurso seguido, ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena, ficando R$ 34.695.360,86 acumulados para o próximo sorteio.

Revide

Rebeldes chechenos prometeram hoje dar 20 milhões de dólares para quem os ajude a capturar o presidente russo, Vladimir Putin.

O mar quando quebra na praia...

Dorival Caymmi recebe alta hoje do Pró-Cardíaco.

São Paulo

As comemorações dos 450 anos da cidade de São Paulo contaram com eventos relativos às mais diversas circunstâncias que envolvem a metrópole paulistana. A análise da presença espanhola na formação de São Paulo e do Brasil ficou por conta do Instituto Tancredo Neves, que organizou o Seminário Brasil Espanha: Culturalismo Jurídico. Os momentos mais relevantes do evento estão registrados no livro "Culturalismo Jurídico - São Paulo 450 Anos - Seminário Brasil Espanha" (220p.), coordenado por Cláudio Lembo. Conheça o trabalho e concorra a um exemplar gentilmente oferecido pela editora Manole. Clique aqui.

RF

RF libera hoje, a partir das 15h, a consulta ao quarto lote de restituições do IR 2004.

Defesa da Concorrência

Não deixe de concorrer a uma vaga-cortesia para participação no Seminário sobre Panorama dos 10 Anos da Lei nº 8.884/94 - Defesa da Concorrência, a ser realizado no dia 14/9, em SP, organizado pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (BRITCHAM). O evento é apoiado por festejados escritórios, entre eles, Pinheiro Neto Advogados, Stuber - Advogados Associados, Veirano Advogados e Xavier, Bernardes, Bragança, Sociedade de Advogados. Participe, clique aqui.

Direito Societário

Festejados profissionais do escritório Lilla, Huck, Malheiros, Otranto, Ribeiro, Camargo e Messina Advogados, entre eles o ilustre advogado dr. Fabio Lilla, fundador da SOCEJUR e sócio-fundador do escritório, participarão do seminário Temas Atuais de Direito Societário, a ser realizado no dia 30/9, em SP. O evento é organizado pela SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos. Conheça a programação completa e concorra ao sorteio de 3 vagas-cortesia. Clique aqui

Lançamento

A Futura (selo de negócios e tecnologia do grupo Siciliano) lança neste mês o livro "Marketing para destinos turísticos", escrito por Mario Petrocchi. Conheça esse e outros lançamentos no site da Siciliano. Clique aqui.

Direito Desportivo

O IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais promove nos dias 16 e 17/9, em MG, o I Seminário de Direito Desportivo com o tema Questões Atuais e Polêmicas do Direito Desportivo do Brasil. Saiba mais informações e participe desse grande encontro. Ligue (31) 3241-1226 ou clique aqui.

Curso

"Últimas Teses de Planejamento Tributário" é o tema do curso que a Mission Desenvolvimento Profissional realizará no dia 16/9, das 9h às 17h, no Hotel Eron Brasília, no DF. Informações e inscrições pelos telefones 0800-143040 e (11) 3067-6700.

Lançamento

O advogado e professor da FGV Antônio Jacintho Caleiro Palma lança hoje o livro "Ventos que Sopram da Franca para França", na ventosa cidade de Franca.

Confraternização

A APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados realizará no dia 27/11, no Clube Monte Líbano, em SP, seu tradicional Jantar de Confraternização. Mais informações pelos telefones (11) 3106-3466/ 3241-1288, na Secretaria da Sede Administrativa.

_________

Sorteios

Vários migalheiros foram premiados nesta madrugada. Confira se você foi um dos felizardos ganhadores.

15 a 17/9, em Piracicaba/SP, 3º Editur, promovido pelo IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo. Clique aqui.

  • Aston Pereira Nadruz, do escritório De Paula & Nadruz - Advogados e Consultores
  • Marcelo Candido de Azevedo

_________

15 a 17/9, na BA, o XVIII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Clique aqui.

  • Karine Dantas Góes e Góes, do escritório Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C integrado a Demarest e Almeida Advogados

____________

Premiado

O migalheiro Leonardo Oggioni Cavalcanti de Miranda, do escritório Braga, Cavalcanti & Miranda Advogados Associados, foi contemplado com um exemplar do livro Prisão Temporária (176p.), escrito pelo Juiz Jayme Walmer de Freitas, gentilmente oferecido pela editora Saraiva.

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Bush Now Backs Budget Powers in New Spy Post"

The Washington Post - EUA

"Bush Plan Draws on Advice of 9/11 Panel"

Le Monde - França

"Le chaos iraklen envenime la campagne américaine"

Corriere della Sera - Itália

"Un tedesco su cinque vorrebbe di nuovo il Muro"

Le Figaro - França

"Les humanitaires fuient l'Irak"

Clarín - Argentina

"AMIA: exigen sacar a la SIDE del caso"

Público - Portugal

"Sida passa a ser doença de notificação obrigatória"

El País - Espanha

"Kerry ataca a Bush por los mil soldados muertos en Irak"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Kein Strom: Kerze als Brandauslöser?"

The Guardian - Inglaterra

"Milburn toughs it out - and wins role at centre of party"

Le Soir - Bélgica

"Les jeunes manquent de pêche"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Argentina quer fim de subsídio do Brasil a estrangeiro e veta importação de carro"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Sobra qualificação, falta emprego"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Rússia quer caçar terrorista no exterior"

O Globo - Rio de Janeiro

"BNDES analisa projetos de US$ 2 bi para o Estado do Rio"

Estado de Minas - Minas Gerais

"País tem dia de euforia no mercado externo"

Correio Braziliense - Brasília

"Liberação de recursos favorece estados do PT"

Zero Hora - Porto Alegre

"Morte de jovem em seqüestro no Vale do Sinos comove gaúchos"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Paraná enfrenta estiagem há 47 dias"

O Povo - Fortaleza

"1 adolescente morto e 20 feridos em acidente"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Bancos antecipam recebimento do 13º"

_______________________

_____________________________

Apoiadores :

· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados

· Boccuzzi Advogados Associados

· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados

· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia

· Daniel Advogados

· Demarest e Almeida Advogados

· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C

· Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia

· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados

· Felipe Amodeo Advogados Associados

· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais

· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados

· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica

· H. Brasil Cabral Advogados Associados

· Homero Costa Advogados

· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados

· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos

· José Marcos Gomes & Advogados Associados

· Joyce Roysen Advogados

· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados

· Lefosse Advogados

· Lilla, Huck, Malheiros, Otranto, Ribeiro, Camargo e Messina Advogados

· Lobo & Ibeas Advogados

· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados

· Lotti - Sociedade de Advogados

· Luís Roberto Barroso & Associados

· Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial

· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia

· Manhães Moreira Advogados Associados

· Marcondes Advogados Associados

· Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto

· Martinelli Advocacia Empresarial

· Martorelli Advogados

· Matos Ruiz Advogados Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C 
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Oliveira Neves & Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados 
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
· Ricardo Arruda Filho Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados

· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
· Stuber - Advogados Associados
· Tess Advogados 
· Thiollier Advogados 
· Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
· Tojal, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Podval
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados

· Azevedo Sette Advogados

· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados

· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados

 


_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo

· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo

· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família

· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal

· IBDS - Instituto Brasileiro de Direito Societário

· IBMEC/RJ

· IBMEC/SP

· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários

· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito

· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento

· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa

· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral

· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos

· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público

· InterNews

· Instituto Ling

· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias

· MP Treinamentos

· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná

· Rosenberg & Associados

· Siciliano

· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos

· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro

· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo

· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo

· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações

· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual

· ALB Consultoria

· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados

· APET - Associação Paulista de Estudos Tributários

· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual

· BCS Informática e Associados

· Brain Company

· Coelho dos Santos Corretora de Seguros

· Corrêa & Lucato Peritos Associados

· Editora Fórum

· FORUM CEBEFI

· Fundamar - Fundação 18 de março

· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais 

· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo

 

______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Roberto Rosas

Migalheiro desde 2015

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020

Marco Aurélio Mello

Migalheiro desde 2014

Miguel Reale Júnior

Migalheiro desde 2003

Jeniffer Gomes da Silva

Migalheira desde 2020

René Ariel Dotti

Migalheiro desde 2006

Jones Figueirêdo Alves

Migalheiro desde 2011

Maria Berenice Dias

Migalheira desde 2002

Lenio Luiz Streck

Migalheiro desde 2005

Stanley Martins Frasão

Migalheiro desde 2002

Publicidade