sexta-feira, 30 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

MIGALHAS nº 1.655

Quarta-feira, 16 de maio de 2007 - Migalhas nº 1.655 - Fechamento às 10h.

"No decurso de minha própria vida, o espetáculo dos sofrimentos causados pelo arbítrio de vários Governos autoritários - prisões, torturas, assassinatos, banimentos, cassações - toda espécie de perseguições ilegais, tudo isso locupletou meu espírito de horror pelos regimes de força, em que a justiça é simples manifestação da vontade discricionária de alguém."

Goffredo Telles Jr.

Festa

Filho do poeta Goffredo Teixeira da Silva Telles e de d. Carolina Guedes Penteado da Silva Telles, nascido na cidade de São Paulo a 16 de maio de 1915, o Professor Goffredo Telles Jr. assiste hoje às manifestações de carinho do mundo jurídico pela passagem de seus 92 anos de intensa e laboriosa vida.

Direto da Redação

Todo o quadro de funcionários deste poderoso rotativo envia ao querido mestre o caloroso abraço de parabéns.

Virando gente

Já em maio, é hora de terminar os festejos (e as zombarias) aos calouros de 2007. É, por isso, bem o momento de recordarmos a saudação aos calouros proferida no início deste ano pelo Professor Goffredo Telles Jr. Clique aqui para ouvir o mestre.

Carta aos Brasileiros

Com grande sucesso, foi dado início à venda de exemplares, antecipada, do livro "Estado de Direito Já - os 30 anos da Carta aos Brasileiros", que será lançado em 8 de agosto. Quem adquirir antecipadamente os exemplares terá seu nome registrado para a posteridade em uma lista a ser publicada no próprio livro. (clique aqui)

_______________

Gramatigalhas

A leitora Patrícia Pereira Malta de Alencar envia-nos a seguinte mensagem:

"Prezado Dr. José Maria da Costa, gostaria de saber qual a grafia correta do seguinte termo: pré-questionamento ou prequestionamento?"

Se você também quer saber o que pensa a esse respeito o autor de Gramatigalhas, então clique aqui.

___________

Por aí

Os jornais trazem repercussão da coletiva de ontem concedida por Lula. Em geral, citam a crítica que S. Exa. fez sobre a greve no funcionalismo e opiniões sobre o aborto. Os jornais paulistas colocam na primeira página a foto do governador Serra empunhando um rifle, numa homenagem a policiais.

Ressaca papal

Afora raríssimas exceções, os matutinos brasileiros estão a requentar notícias amanhecidas. Veja abaixo um pot-pourri do que encontramos :

- CPI do Apagão Aéreo - Delegado da PF diz em depoimento que a culpa pelo acidente da GOL "pode ser dividida" com o controle de tráfego aéreo.

- Deputado denuncia que o avião que transportava o Papa tentou duas vezes, sem sucesso, contato com torre de controle aéreo do Recife (Cindacta-3). O papa queria enviar a Lula mensagem de despedida e agradecimento. A mensagem teria sido captada por um avião da TAM e por um rádio-amador da Paraíba.

- O Tribunal do Júri de Belém/PA condenou o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura a 30 anos de prisão por ter sido o mandante do assassinato da missionária Dorothy Stang. (Clique aqui)

- O dólar caiu abaixo de R$ 2. Fechou valendo R$ 1,983, com baixa de 1,29%.

- A Editora Três, que publica a revista IstoÉ, entrou com pedido de recuperação judicial em SP.

- A CVM encontrou indícios suficientes para uma ação penal contra os executivos e membros do conselho de administração envolvidos na venda da operadora celular Oi para a Telemar.

- Comissão interna do STJ ficará responsável por decidir sobre a abertura ou não de investigação administrativa contra o ministro Paulo Medina.

- A OAB/RJ divulgou edital para preencher vaga do quinto no TRT da 1ª região.

- O TJ/SP escolhe hoje o novo membro que irá integrar o Órgão Especial.

- A 9ª Câmara Cível do TJ/RS condenou um município gaúcho por omissão diante da ausência de fiscalização e de delimitação das áreas destinadas ao esporte e à pesca na orla marítima. O ente público deverá indenizar os pais de uma surfista que morreu afogada após ficar presa em cabo de rede de pescaria nas águas da praia de Salinas. (Processo n. 70016692436)

- Dois novos desembargadores no TJ/RJ : Paulo Sérgio Prestes dos Santos e Zélia Maria Machado dos Santos.

- Toma posse amanhã na Corte estadual mineira, no cargo de desembargador, Álvares Cabral da Silva.

- Os metroviários podem fazer greve hoje, em SP. Se isso se der, devem manter 90% da operação das linhas do metrô nos horários de pico. Essa é a ordem da juíza Wilma Nogueira de Araújo Vaz da Silva, no dissídio coletivo. (Processo n. 20253200700002003)

- Foi aprovado ontem na Assembléia Legislativa de SP o Projeto de Lei Complementar 32/2006, que cria na USP 1.900 cargos de Professor Doutor.

_________________

Itaipu

Especula-se que Lula pretenda fazer uma oferta hostil pela parte paraguaia da hidrelétrica de Itaipu. Se for fato, a notícia deve tomar conta do noticiário brasileiro nos próximos dias.

Desagravo

Hoje, a advocacia paulista tem encontro marcado, às 17h, na sede da OAB/SP. Será realizada a sessão solene de Desagravo Público dos advogados Roberto Podval e Beatriz Dias Rizzo, em razão das ofensas às suas prerrogativas profissionais, praticadas por senadores, em sessão na malfadada CPI dos Bingos. Praça da Sé, 385 - 2º. andar.

Responsabilidade civil

Questão sempre presente nos tribunais é a que trata da responsabilidade dos supermercados referente a estacionamento de veículos. Quem dá sua opinião hoje sobre o assunto é Gislaine Barbosa de Toledo - advogada do escritório Fernando Quércia e Advogados Associados. Clique aqui para ver.

Dano moral -Justiça do Trabalho

Renato A. Melquiades de Araújo, advogado do escritório Martorelli e Gouveia Advogados, explica quais são os critérios que devem ser observados nos valores das condenações por dano moral na Justiça do Trabalho. (Clique aqui)

Migas

1 - TJ/MT desvincula transferência de veículo ao pagamento de multa. (Clique aqui)

2 - Após 12 anos na Presidência, Chirac passa o poder a Sarkozy. (Clique aqui)

3 - A BCS Informática lança durante a Fenalaw 2007 a nova versão do SISJURI. (Clique aqui)

Na pauta

Os produtos para limpeza podem, se for aprovado o Projeto que corre no Senado (176/05), ter de informar os consumidores sobre a escassez de água.

Projeto de lei (44/07) quer incluir entre as penas restritivas de direito no caso de crime ambiental, a de que o condenado tenha de freqüentar curso presencial de educação ambiental.

Projeto no Senado (7/03) prevê que empresas de leasing de veículos tenham prazo de 30 dias úteis para enviar ao arrendatário que quitar um automóvel o documento único de transferência do veículo, a nota promissória vinculada ao contrato de arrendamento e o termo de quitação do veículo.

____________

Quem ama o feio, bonito lhe parece

Nos últimos dias, o deputado federal Clodovil Hernandez tem freqüentado o noticiário. Tudo teve início numa discussão em que o costureiro teria feito comentários desairosos acerca de uma colega de parlamento. Chegou-se a falar até em cassação de mandato. Ontem, por conta do terrorismo feito, Clodovil divulgou uma "nota de esclarecimento" dirigindo-se "ao povo brasileiro" :

"Peço desculpas às mulheres. Elas sabem, pois me conhecem há anos - e não somente agora na figura de deputado federal - que sou assim, que às vezes me empolgo e falo demais, mas que isso não significa, em momento algum, desprezo ou desrespeito pela mulher que, num país como o nosso, cheio de injustiças, representam papel de extrema relevância. Aqueles que acompanham minha carreira sabem, pois foi sempre público, o papel importante que minha mãe desempenhou em minha vida. E eu jamais desrespeitaria a minha mãe."

Migalhas dos leitores - IR - Verbas indenizatórias

"Senhor Diretor, como leitor assíduo, peço licença para aclarar um ponto relativo ao Migalhas 1.653 (14/5/07). Lá constam duas Migas (1 - clique aqui; e 2 - clique aqui) que mencionam posições antagônicas do STJ e TRF 1ª Região a respeito da incidência ou não de IRRF sobre verbas indenizatórias. Ocorre que a decisão do STJ ali mencionada trata do pagamento de indenização com base em horas extraordinárias à jornada do advogado prevista no EOAB e não de simples pagamento indenizatório complementar efetuado quando da rescisão de contrato de trabalho, como muito discute. A divergência entre Turmas do STJ mencionada na Miga 1) de fato existe (existiu), mas relativamente às verbas pagas em rescisão sem vinculação com trabalho prestado, pagas, somente, para indenizar a perda do contrato de trabalho perdido, sem vinculação com desempenho anterior ou instrumento coletivo de trabalho. E quando dizemos existiu, assim o fazemos por acreditar que a divergência aberta pelo Exmo. Sr. Ministro Luiz Fux, em julgamento proferido em sessão (AgREsp 797743 - Diário Oficial de 21.9.2006) foi superada por decisão posterior do mesmo magistrado em sessão de julgamento de 17/10/2006 (AGREsp 836.698 - Diário Oficial de 13/11/2006), o que demonstra a revisão de seu posicionamento, para o fim de reconhecer a não-incidência o IRRF sobre verbas indenizatórias. Estamos certos de que haverá voz uníssona dos Tribunais em relação à questão. Não há como admitir que o pagamento dessa verba pelo empregador quando da rescisão do contrato de trabalho se amolde ao fato gerador (ou hipótese de incidência, como queiram) prevista nos artigos 153, III, da CF e art. 43 do CTN. Do contrário temos que acreditar que o empregador é, de fato, o vilão do mundo e foco 'emanador' de todos os males da sociedade." Léo do Amaral Filho - OAB/SP 146.437, escritório Léo do Amaral Advocacia

Opinião

O advogado Lourival J. Santos, do escritório Lourival J. Santos - Advogados e especialista em Direito de Imprensa, contesta a proibição de "personalidades, artistas e atletas" em propaganda de bebidas alcoólicas. Clique aqui.

Porandubas políticas

Após a polêmica passagem do Papa Bento XVI pelo Brasil, o cientista político Gaudêncio Torquato faz as suas considerações nas Porandubas políticas de hoje. Clique aqui e confira este e outros temas abordados na coluna.

Tour Jurídico - Barbados II

Para advogar em Barbados é necessário registrar-se anualmente perante a Suprema Corte. O procedimento para o registro envolve, além dos dados pessoais do candidato, certidões e atestados de bons antecedentes, indicações e referências pessoais. Clique aqui e conheça algumas bancas de destaque no país.

Grammatigalhas

O que é lei administrativa? Saiba lendo o Grammatigalhas do MI de hoje. Clique aqui.

Imigrantes

Empresários de qualquer parte da Europa poderão ir presos caso sejam flagrados empregando imigrantes ilegais. Este é um dos destaques do Migalhas International nº 490. Clique aqui para ler mais.

Migalhas dos leitores - Precedente mato-grossense

"TJ/MT concedeu liminar em ADIN ajuizada pelo Município de Nova Mutum/MT contra a Câmara de Vereadores suspendendo a Lei Municipal que criou a verba indenizatória paga mensalmente a cada vereador. O fundamento é a impossibilidade de pagar qualquer forma de indenização além do subsídio em parcela única, conforme determina a emenda 19 da CF. Nas esferas estaduais e federais não é diferente, as verbas indenizatórias geram prejuízos de milhões a cada mês. Se essa moda de questionar através do Judiciário as referidas 'verbas' inconstitucionais pegar, o erário público agradecerá." Eduardo Rafael Buss - Procurador do Município de Nova Mutum/MT

Doutrinalhas

1 - "Reflexões críticas acerca da cobrança do estacionamento pelos Shopping Centers" - Adriano Celestino Ribeiro Barros, advogado. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 75 anos, em 16 de maio de 1932, véspera de seu aniversário de 56 anos, suicidou-se, no Rio de Janeiro, o ministro Cardoso Ribeiro, do Supremo Tribunal Federal. Formado pelas Arcadas (Turma de 1895), Francisco Cardoso Ribeiro teve interessante passagem pela história do município de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, na qual foi o segundo juiz. Diz a história que após desavença com um coronel local (Tonico Lista), o juiz Cardoso Ribeiro - jurado de morte - abandona Santa Cruz do Rio Pardo escondido numa carroça usada para entregar pão.

Sorteio

É com grande satisfação que Migalhas anuncia o sorteio da obra "Controle externo contratual" (Editora Quartier Latin, 208p.) elaborada e cordialmente oferecida por João Henrique Guidugli. O livro apresenta um consistente estudo do poder de controle externo de fundamento contratual. Para participar, clique aqui.

Sorteio II

No próximo alvorecer, Migalhas sorteará a importante obra "CLT Comentada" (Editora LTr, 1.352p), escrita por Eduardo Gabriel Saad, atualizada, revista e ampliada por José Eduardo Duarte Saad, que cordialmente ofereceu a obra, e Ana Maria Saad Castello Branco. Se você ainda não se inscreveu, ainda dá tempo. Participe, clique aqui.

Lançamentos

O lançamento da obra "Efeito Devolutivo da Apelação Civil", de autoria do dr. Rodrigo Barioni, será realizado no dia 16/5, às 19h, na Livraria da Vila (alameda Lorena 1.731, SP).

A obra "Responsabilidade tributária", coordenada por Maria Rita Ferragut e Marcos Vinícius Neder, será lançada no dia 17/5 a parir das 8h (rua Frei Caneca 1.360, SP).

Curso de Direito Tributário

"Não cumulatividade - Documentos Inidôneos" e "ICMS- Questões gerais" são os temas que serão esmiuçados durante o curso que o Almeida Camargo Centro de Estudos Jurídicos realiza dia 6/6, em SP. Clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia para participar.

Mandado de Segurança

De 6/6 a 25/7, o CEU - Centro de Extensão Universitária realiza o curso modular "Mandado de Segurança em Matéria Tributária". A partir de agosto acontece o "Processo Judicial Tributário", "Execução Fiscal" e "Controle Concentrado de Constitucionalidade". Estes cursos modulares integram a especialização em Direito Processual Tributário e podem ser cursados isoladamente. Clique aqui e participe.

Extensão

A EPDS - Escola Paulista de Direito Social preparou para o dia 26/5 o curso de extensão "Trabalhador rural e segurado especial". Clique aqui e saiba como participar.

Sucessão

Dias 29 e 30/5, o IBC - International Business Communications realiza uma conferência sobre os "Processos de Sucessão em Empresas Familiares". O evento analisará os instrumentos legais que favorecem uma sucessão mais tranqüila, além de estratégias de gestão e abertura de capital para garantir a proteção e perpetuidade dos negócios. Clique aqui e confira a programação.

Secretárias

No dia 26/5, a Central Prática Consultoria e Treinamento realiza em Ribeirão Preto/SP o curso "Secretariando Advogados", que desde 2001 vem fazendo grande sucesso em várias regiões do país. Clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Direito Processual

Atualizar os operadores do direito sobre a nova legislação processual em vigor é o escopo do curso prático "Atualidades em Direito Processual do Trabalho", que a FISCOSoft Editora realiza entre os dias 22 e 24/5, em SP. Clique aqui e confira a programação completa.

Tributos

O sistema constitucional tributário e os fundamentos do processo administrativo são alguns dos temas que serão abordados no curso de iniciação ao Direito Tributário promovido pelo INSTITUTO GERALDO ATALIBA- IDEPE de 21/8 a 27/11. Clique aqui e confira a programação.

Cosmopolita

De 22 a 25/5, a FADISP Faculdade Autônoma de Direito estará recebendo professores estrangeiros e brasileiros para discutir : "O aspecto global do acesso à justiça" no Brasil, Argentina e União Européia. Clique aqui e confira.

Gestão ambiental

Nesta sexta e sábado, o Dias Lopes Instituto de Ensino e Pesquisa realiza o curso "Gestão ambiental na empresa". Clique aqui, confira a programação e participe.

Migalhíssimas

O advogado Mário Roberto, da MR Advocacia - Mário Roberto Pereira de Araújo & Associados, foi indicado para compor a Junta Recursal do PROCON-PIAUÍ, na vaga destinada à Associação Industrial do Estado do Piauí.

Com a presença de importantes especialistas estrangeiros o Demarest e Almeida Advogados realiza o seminário "Contratos com o Estado". O evento acontece no dia 25/5, das 8h30 às 12h30, na sede do escritório (avenida Pedroso de Morais, 1.201 - Centro Cultural Ohtake - Pinheiros - SP) e é dirigido a clientes e convidados. Informações (11) 5575-1233 - ramal 214.

Fernando Brandão Whitaker, da banca De Vivo, Whitaker e Castro Advogados, é coordenador do curso sobre "Os aspectos polêmicos da Lei Complementar nº 123/06 (Simples Nacional) na visão da advocacia, da magistratura e da procuradoria", que a AASP - Associação dos Advogados de São Paulo promove de 21 a 23/5 em sua sede (rua Álvares Penteado, 151 - Centro -SP). Informações (11) 3291-9200.

Clarissa Machado, do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, será palestrante no seminário "Alterações tributárias - 2007" promovido pela CULTCORP - Cultura Corporativa, dia 24/5. Durante o evento, a advogada proferirá a palestra "A tributação de operações internacionais". Clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Aconteceu, em Washington, o Spring Meeting da American Bar Association - Section of International Law. O evento contou com a participação da brasileira Isabel Franco, sócia de Demarest e Almeida Advogados e palestrante no painel "Parcerias Públicas-Privadas na América Latina". (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Viajantes de 1ª Classe

"Aviso aos migalheiros: Dica de viagem. Dizem que os trens italianos, antes de Mussolini, eram péssimos, principalmente no tocante à pontualidade. Durante o fascismo, uma das conquistas apregoadas pelo regime foi, justamente, a pontualidade dos Treni D'Itália. E, ao que parece, as novidades, depois, não pararam mais de acontecer. Hoje, na Europa toda, inclusive na Itália, viaja-se de trem para onde se quer. Foi por isso que, estando em Milão, decidi apresentar Verona à minha esposa, para o que comparecemos à Estação Central de Milão e compramos bilhetes de 1ª classe para aquela cidade. Para a volta, na estação de Verona, ao perguntar por bilhetes para Milão, o atendente, muito solícito, perguntou se desejávamos de 1ª ou 2ª classe. Optamos pela 1ª classe, pagando o preço respectivo. Chegando ao vagão indicado, não encontramos lugares vagos. Reclamamos, protestamos, exigimos e o trem partiu... conosco e muitas outras pessoas sentadas no chão, já que a outra alternativa seria ir de pé, no espaço entre um vagão e outro. Andamos, então, até outros vagões, para notar que também nos demais, inclusive nos de 2ª classe, a situação era a mesma. E assim seguimos, no chão da 1ª classe, até Milão. Impressionante o que a técnica faz. Na Itália você pode adquirir não-lugares de 1ª classe ou de 2ª. Os não-lugares de 1ª classe custam mais caro, é claro. Aí vai, então, a dica para você, amigo migalheiro de bom gosto: Prefira o chão da primeira classe nos Treni D'Itália. É mais elegante." Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL

Parabéns

O advogado Vitor Negreiros Feitosa, do escritório Emsenhuber, Abe & Advogados Associados, ganhou a vaga-cortesia para o seminário "Pesquisa Acadêmica em Direito" que o CEU - Centro de Extensão Universitária realizará neste sábado, 19/5. Clique aqui.

Sortudo !

O migalheiro de sorte que levou para casa um exemplar da obra "O Código de Defesa do Consumidor e Sua Interpretação Jurisprudencial" (569 p.), escrita por Rizzatto Nunes e generosamente oferecida pela Editora Saraiva, foi Bruno Franco Martins, do escritório Cosso Advogados.

_________

30 anos da Carta aos Brasileiros

www.estadodedireitoja.com.br

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"President Intervened in Dispute Over Eavesdropping"

The Washington Post - EUA

"Bush Taps Troop Boost Skeptic as 'War Czar'"

Le Monde - França

"Le sarkozysme à l'épreuve de l'Elysée"

Corriere Della Sera - Itália

"Processo a brescia"

Le Figaro - França

"Chirac-Sarkozy, rendez-vous à l'Élysée"

Clarín - Argentina

"Furia y caos por atraso de trenes"

Público - Portugal

"Sucessão de António Costa alvo de críticas na comissão política do PS"

El País - Espanha

"Más de la mitad de los acusados del 11-M, en huelga de hambre"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Die Umkehr: Bayern tilgt Schulden"

The Guardian - Inglaterra

"Unborn babies targeted in crackdown on criminality"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Dólar cai a R$ 1,98 e governo promete socorrer empresas"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Lula: segurança do Rio vai ser modelo"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Dólar fecha abaixo de R$ 2"

O Globo - Rio de Janeiro

"Lula reconhece que a lei do aborto está superada"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Candidato de Lula será da base aliada"

Correio Braziliense - Brasília

"Lula compara greve de servidores a férias"

O Estado do Paraná - Paraná

"Lula trabalha para fazer seu sucessor"

Zero Hora - Porto Alegre

"Lula admite apoiar outro partido na eleição de 2010"

O Povo - Ceará

"Menos mortes no trânsito"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Um grito de basta"

____________

Apoiadores :

· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Advocacia Velloso
· Afonso Advogados Associados
· Albino Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados

· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados

· Boccuzzi Advogados Associados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Buccioli e Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Camargo & Pereira Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa, Eizirik, Ochman e Real Amadeo Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cerqueira Leite Advogados Associados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Cosso Advogados
· Crivelli Advogados Associados
· Damásio Evangelista de Jesus Advogados Associados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Kawasaki, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Küster & Machado Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva & Associados - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luchesi Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· MR Advocacia - Mário Roberto Pereira de Araújo & Associados
· Mundie e Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Paradeda, Castro, Duarte e Martins Advogados
· Pasqualin Advogados

· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pestana e Maudonnet - Advogados
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun e Advogados Associados

· Prado Garcia Advogados
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes & Sevilha Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Salles Freire e Advogados Associados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tozzini Freire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
__________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· Tedesco Tecnologia
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· Almeida Camargo Centro de Estudos Jurídicos
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Aurum Software
· BCS Informática e Associados
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CEPAD - Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· CJDJ - Complexo Jurídico Damásio de Jesus
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Curso Robortella
· Dias Lopes Instituto de Ensino e Pesquisa
· Editora Del Rey Ltda.
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Griffon Serviços Associados
· GVlaw - Programa de Especialização e Educação Continuada da Direito GV
· Hera Corporativa Consultoria Empresarial LTDA
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· INSTITUTO GERALDO ATALIBA- IDEPE
· Instituto Ling
· Intellectus
· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPEJUR - Instituto De Pesquisas E Estudos Jurídicos
· IPOJUR - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Ciências Políticas e Jurídicas
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· IQPC Brasil - International Quality & Productivity Center
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Link Up Educação e Treinamentos LTDA
· Macdata Informática e Editora Ltda.
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Oliveira Campos Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda.
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Prima Cursos Preparatórios
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
_____

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Sérgio Roxo da Fonseca

Migalheiro desde 2004

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020

Almir Pazzianotto Pinto

Migalheiro desde 2003

Vantuil Abdala

Migalheiro desde 2008

Gilberto Giusti

Migalheiro desde 2003

Anna Carolina Venturini

Migalheira desde 2014

Allan de Oliveira Kuwer

Migalheiro desde 2020

Ricardo Penteado

Migalheiro desde 2008

Lenio Luiz Streck

Migalheiro desde 2005

Murillo de Aragão

Migalheiro desde 2018

René Ariel Dotti

Migalheiro desde 2006

Publicidade