quarta-feira, 28 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

MIGALHAS nº 2.127

Quinta-feira, 23 de abril de 2009 - Migalhas nº 2.127 - Fechamento às 10h11.

 

"Não sou dos que rebaixam o debate, convertendo-o em pugilato. Elevo-o à região das idéias: não o arrasto pela das personalidades."

Rui Barbosa

Pugilato

Como sabe a comunidade jurídica, ontem houve novo agastamento entre os ministros do Supremo. Gilmar Medes e Joaquim Barbosa se estranharam durante a sessão plenária. A coisa foi feia, e deve ter sérios desdobramentos. Veja o vídeo, a repercussão na mídia e envie seu comentário. (Clique aqui)

Editorial

Desde a noite de ontem, madrugada e manhã de hoje chegam cartas de leitores ansiando pelo pronunciamento deste poderoso rotativo sobre o affaire Mendes/ Barbosa. E ele vem, simples e direto, como é o costume da Casa. Os ministros têm todos os meios para argumentar, reclamar, chiar e debater sem que seja preciso fazer uso de meios não "litúrgicos", para ficar nos termos colocados pelo ministro Marco Aurélio. Os acalorados debates fazem parte do dia-a-dia, e é bom que assim seja. A divergência é inerente ao colegiado, e o voto vencido de hoje é o vencedor de amanhã. Não há vitoriosos ou perdedores, pois todos os votos compõem os julgados. Assim, tendo maneiras adequadas, o uso de impropérios é totalmente absurdo, e ao difamar o colega de Corte, um ministro está sujeito até a processo de impeachment. No atual contexto, em que o Legislativo se vê numa barafunda imoral, não é essa, definitivamente, a postura que a sociedade espera do Judiciário.

Tristeza

A comunidade jurídica, e especialmente esta redação, foi pega ontem de sobressalto quando chegou a notícia de que o advogado Renato Ventura Ribeiro - migalheiro das antigas e professor da USP -, e seu filho de cinco anos foram encontrados mortos a tiros em SP. De acordo com os informes, o migalheiro estaria vivendo atormentado por um turbilhão infernal de demônios por conta da separação com a esposa e a disputa pela guarda do filho. (Clique aqui)

Cade

O Cade aprovou recentemente a aquisição, pela Companhia Brasileira de Bebidas - CBB, do negócio de sucos "Maguary" detido pela Kraft Foods. Ao que se sabe, trata-se da análise mais rápida de um ato de concentração no Brasil. Com efeito, passaram-se 34 dias desde o protocolo da notificação para que o CADE autorizasse a compra, mostrando que é possível obter a aprovação antes mesmo do fechamento do negócio. Na opinião dos advogados que representaram a CBB e a Kraft, Guilherme Ribas (Machado Associados Advogados e Consultores) e Cristianne Zarzur (Pinheiro Neto Advogados), o papel do advogado e a pronta colaboração das companhias envolvidas são de suma importância : "quanto mais completa a análise concorrencial da operação apresentada no momento da notificação, mais eficiente e célere será a apreciação do caso".

Assessoria

O escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados prestou assessoria jurídica na venda do UBS Pactual ao fundo de investimentos BTG. A banca atuou pelos vendedores, o banco suíço UBS, sendo responsável por todos os aspectos de lei brasileira envolvidos na operação. Os advogados responsáveis pela operação foram os sócios Nei Zelmanovits e Celso Costa.

Porandubas políticas

A coluna de hoje está pra lá de especial. Gaudêncio Torquato revela aos leitores os bastidores do maior encontro empresarial/político do Brasil, o Fórum de Comandatuba, realizado no último fim de semana. O escriba, que lá esteve, pincela as conversas que teve com deputados federais (cerca de 20), senadores (6), governadores (uns 10) e ministros (7). Clique aqui e veja as análises.

$$$

A Anac aprovou o início da liberação de preços das passagens aéreas emitidas no Brasil para o exterior. A redução será gradual e, em um ano, deixará de existir preço mínimo. (Clique aqui)

Pensão

A Justiça de Minas Gerais determinou que o ex-governador Newton Cardoso pague à ex-mulher dele, sob pena de prisão em caso de descumprimento, uma pensão mensal de 250 salários mínimos, o equivalente a R$ 116 mil. A ex-mulher de Cardoso é a deputada federal Maria Lúcia Cardoso, congressista desde 1999

Bida

O STJ, em decisão liminar, mandou soltar ontem Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária Dorothy Stang. (Clique aqui)

Fenômeno

O fenômeno Ronaldo está no foco da eterna guerra das cervejarias pela atenção do consumidor. Protagonista do atual comercial da Brahma, o jogador é alvo de uma denúncia por parte da Schincariol. A denúncia foi encaminhada ao Conar e pede a suspensão do anúncio. A Schin aponta três aspectos que julga irregulares na propaganda em relação ao código de ética adotado pelo Conar para regular a propaganda no segmento de bebidas.

Migalhas dos leitores - STF

"Se todos os ministros presentes ontem à sessão plenária do STF apoiaram o ministro Gilmar Mendes, inclusive quanto à atuação institucional, significa que quem está destruindo a Justiça é o ofensor, o ministro Joaquim Barbosa. Esse episódio não deve ser analisado como um fato isolado. De há muito, o estado policialesco - leiam-se delegados e promotores sem qualquer controle, apoiados por juízes justiceiros - tenta fazer letra morta direitos e garantias individuais estabelecidos na Constituição. Ao que parece, esse insulto ao ministro Gilmar Mendes nada mais é do que outro suspiro fascista, outra tentativa de emparedar o Judiciário. Sugiro que a OAB faça um desagravo à Suprema Corte." Alexandre Thiollier - escritório Thiollier e Advogados

TJ/MT

Abertas inscrições para vagas de desembargador do TJ/MT. Os interessados na promoção ou remoção deverão encaminhar requerimento de inscrição no período de 24 de abril a 4 de maio.

TJ/MG

O juiz da vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte Herbert Carneiro foi eleito desembargador pela Corte Superior do TJ/MG.

Nova sede

Acontece no dia 28/4, às 10h, a solenidade de inauguração das novas instalações da Justiça Federal de Corumbá/MS.

Vizinho

Dizem que o Paraguai vai mudar de nome; vai se chamar agora PAIraguai.

Pinguinzada

A CCJ aprovou nesta quarta-feira a permissão para que ministros relatores convoquem desembargadores e juízes criminais para atuar na instrução de processos de competência exclusiva do STF e do STJ.

MAgnânimo

O Maranhão é um gigante que ninguém vê. Edson Vidigal alerta para o Estado que só precisa de um empurrãozinho progressista e cidadão. Passa da hora de levantar essa bandeira, clique aqui.

PL 2.511/07

O Brasil passa por importante discussão legislativa em matéria de propriedade intelectual. Com o intuito de esclarecer e fomentar o referido debate, Patrícia Luciane de Carvalho publica um texto de peso. (Clique aqui)

Central Sindical

Advogado carioca Henrique da Silva Louro fala da lei 11.648/08, marco de importante mudança no sistema sindical brasileiro. Não perca, clique aqui.

_____________

Migalhas dos leitores - Ética, ainda que tardia

"O povo brasileiro exige: investigação séria e isenta e o impeachment dos que indevidamente empregaram recursos que são responsabilidade pública (Migalhas 2.126 - 22/4/09 - "Ticket" - clique aqui)! Será preciso esperar ainda cem anos, como bradava, no poema de Castro Alves, a legião da morte?" Alfredo Attié Júnior - juiz de Direito e Doutor em Filosofia da USP

"Caríssimo editor, lendo a nota 'Ticket' lembrei-me de uma passagem de Aulo Gélio, atualíssima, sobre o argumento 'eu não sabia'. O argumento é mais de dois mil anos anterior ao mensalão, mas não há dúvidas de que vive hoje seus dias de glória! 'De que não se deve escusar as próprias faltas alegando o exemplo daqueles que hajam cometido erros semelhantes - palavras de Demóstenes acerca de este assunto' é o título do Capítulo XIX do livro décimo das Noites Áticas. 'Que outros violaram as leis, que tu os tenha imitado, que importa? Não é razão para te absolver, mas, pelo contrário, é razão para te castigar. Porque se algum daqueles tivesse sido castigado, tu não poderias ter dado a conduta deles como desculpa. Da mesma maneira, se hoje tu és castigado, ninguém estará tentado a imitar-te no futuro', afirma Demóstenes, citado por Aulo Gélio. Cada Felipe tem o Demóstenes que merece... Mas que um Demóstenes nos faz falta hoje, isso faz. Saudações migalheiras." Renato Resende Beneduzi

"Resumo da frase de Otto: 'Em política, só tem artista'. Bandido são os demais." Antonio Carlos Aquino de Oliveira

"Vale lembrar que o Estado é uma máquina comandada pelo ser humano, o qual está sujeito ao erro ético. A Ética, portanto, é o que deve preceder a Política e o Direito. Aristóteles, em livro que dedicou ao seu filho, "Ética à Nicômaco", já dizia, lembrando Bias (um dos 7 sábios da Grécia): "a autoridade mostrará ao homem". Acordemos! O problema, antes que na própria estrutura organizacional do Estado, está na conduta ética das pessoas. Educar para os bons costumes é, como a própria frase sugere, e como Aristóteles pretendeu, dedicar aos nossos filhos exemplos pautados na noção de que se deve buscar a preservação do outro (o que se dá por meio de relações equânimes), pois, em última instância, ninguém consegue se desenvolver sozinho neste mundo ("o homem é um animal político"). Ética, Política e Direito são, assim, esferas indissociáveis. Abraços a todos, em especial para quem elaborou a precisa e pertinente crítica "Ticket", do Migalhas 2.126." Rafael De Conti, pesquisador da USP em Ética e Filosofia Política

_____________

Homenagem

O já saudoso advogado Waldir Troncoso Peres foi homenageado ontem pelo TJ/SP. O filho do advogado, desembargador Moacir de Andrade Peres, falou sobre a carreira de mais de meio século de Troncoso Peres, considerado um dos maiores advogados criminalistas do Brasil.

Posse musical

Parafraseando Almir Sater (se é que assim podemos dizer), o desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso foi empossado no TJ/MS. "As estrelas do cruzeiro faziam sinal, que este é o melhor caminho". (Clique aqui)

Desafio

A 16ª edição do Vis Moot, o disputado desafio anual de arbitragem de Viena, conheceu uma novidade : pela primeira vez uma universidade brasileira chega às quartas de final, ficando entre as oito melhores do mundo. É o melhor resultado latino-americano de toda a história da competição. A equipe, apadrinhada pelos professores Luiz Olavo Baptista e Carlos Alberto Carmona, conta com importantes participações, entre elas de Gabriel Luiz Herscovici Junqueira, estagiário de Suchodolski Advogados Associados. (Clique aqui)

Aumente o volume

Lílian Marteleto Barros, sócia responsável pelo Departamento Tributário do escritório Albino Advogados Associados em BH/MG, concederá entrevista ao vivo à Rádio Inconfidência (AM 880) no dia 27/4/09, às 13h30, sobre o tema : Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física - 2009.

Efeméride

É celebrado hoje o "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor". A data foi escolhida em função da morte de três grandes escritores da história em 23 de abril de 1616 :  Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de La Veja, autores de clássicos das línguas inglesa e espanhola.

Promoção especial

Em comemoração à data, Migalhas brinda os leitores com uma promoção especial, sorteando 20 obras de diversos assuntos (clique aqui e participe !!!). Sobre direito autoral, será sorteado o livro "Direito Autoral - conceitos essenciais" (Manole - 265p.), de autoria do especialista no assunto, Otávio Afonso (clique aqui e participe !!!). De dedos cruzados, aguarde o informativo de amanhã que trará os nomes dos contemplados !

Lauda Legal

A obra "A Garantia de Não Auto-Incriminação - extensão e limites" (157p.), de autoria de Marcelo Schirmer Albuquerque, tem por objeto a garantia de não auto-incriminação no Processo Penal brasileiro, especialmente suas implicações na atividade probatória desenvolvida em favor da acusação. Clique aqui e participe do sorteio da Lauda de hoje. Você poderá receber em casa um presente da Editora Del Rey.

Estagiários

Não perca mais um minuto e cadastre-se agora mesmo na seção "Estagiários"; novo espaço migalheiro dedicado aos acadêmicos de Direito. Seu currículo será visto pelas pessoas certas ! (Clique aqui)

Migas

1 - TST - Laboratório é condenado por não permitir que seus empregados estudassem. (Clique aqui)

2 - STJ suspende decisão que transformou dívida de R$ 4 mil em R$ 4 milhões. (Clique aqui) 

3 - STJ - Mantida ação penal contra advogado acusado de caluniar juiz. (Clique aqui)

4 - STJ mantém competência de comarca mesmo com transformação em foro regional. (Clique aqui)

5 - TRF da 1ª região - Liminar mantém as frases e imagens de advertência a serem estampadas nas propagandas de cigarro. (Clique aqui)

6 - TRF da 2ª região - Roubo de encomendas dos Correios é caso fortuito e exclui dever de indenizar. (Clique aqui)

7 - Mudanças ocorridas no âmbito interno do STF têm contribuído para uma maior agilidade no trâmite de ações criminais. (Clique aqui)

8 - TJ/DF - Banco deve limitar em 30% desconto na remuneração de cliente. (Clique aqui)

9 - Decisão do TJ/RN determina retirada de fotografia do orkut. (Clique aqui)

10 - Comissão de juristas entrega ao presidente do Senado o anteprojeto do CPP. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 117 anos, no dia 23 de abril de 1892, o STF nega HC impetrado pelo conselheiro Rui Barbosa em favor de senadores, marechais, drs., coronéis, deputados, tenentes-coronéis, capitães, alferes, condes e cidadãos - uns detidos e outros desterrados para Tabatinga e Cucuí por ordem do Marechal vice-presidente da República em razão dos acontecimentos que se deram na Capital e determinaram, pelo decreto n. 791, do dia 10, a declaração do estado de sítio e a suspensão das garantias constitucionais. (Clique aqui)

Sorteio  

Seja você o sortudo premiado com o título "Manual de Direito Tributário" (Saraiva - 1090p.), escrito pelo professor Eduardo Sabbag. Clique aqui e concorra a este exemplar doado gentilmente pelo autor.

Lançamentos

Acontece no próximo dia 29/4 o lançamento, pela Editora Fórum, do livro "Parcerias na saúde: Reflexões sobre a Emenda Constitucional nº 51/2006 e a Lei Federal nº 11.350/2006", dos autores Gustavo Justino de Oliveira e Fernando Borges Mânic. O evento será na sede da OAB/SP (praça da Sé, 385, 1º andar, Centro - São Paulo/SP), a partir das 12h. Clique aqui e confira mais informações.

No próximo dia 6/5, a editora SRS e os autores, entre eles o co-autor Eduardo Albuquerque Parente, sócio do escritório Neumann, Salusse, Marangoni Advogados, lançam a obra "Processo civil: Análises, criticas e propostas", que é coordenada por João Batista Amorim de Vilhena Nunes. O evento acontecerá na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP), das 19h às 21h30. (Clique aqui)

Migalhíssimas

O Escritório Professor René Dotti realiza a conferência "Jurisdição Constitucional e o novo papel do Supremo Tribunal Federal" ministrada pelo jurista Clèmerson Merlin Clève, do escritório Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados. O escritório receberá advogados e convidados especiais para o evento, hoje, a partir das 17h.

Propriedade Intelectual

Para marcar a passagem dos 200 anos da promulgação da primeira lei de Propriedade Intelectual no Brasil, o Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a OMPI, a Fundação Alexandre de Gusmão e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, realizam o seminário internacional "A Propriedade Intelectual como Instrumento de Política Industrial: lições e desafios", nos dias 29 e 30/4, em Brasília/DF. Não deixe de conferir, clique aqui.

Cursos

A AASP promove os cursos "Responsabilidade civil na execução trabalhista" do dia 27 a 30/4 (clique aqui) e "Noções básicas de gestão de escritório de advocacia" no dia 28/4 (clique aqui). Confira a programação para ver as modalidades disponíveis e concorrer a vagas-cortesia.

Cursos de inverno

O GVlaw, programa de Educação Executiva da Direito GV, está com inscrições abertas para os cursos de inverno. Ao todo, são 7 cursos de curta duração, voltados para o aprimoramento da formação de profissionais das mais variadas áreas. Quatro deles serão oferecidos em inglês. Clique aqui e escolha o seu.

PIS e COFINS

No dia 28/4 a FISCOSoft Editora realiza o seminário "PIS e COFINS - Questionamentos Administrativos e Judiciais e Alternativas para Redução de seu Impacto Tributário" em SP. Clique aqui para conferir o programa e concorrer a uma vaga-cortesia.

Contratação

O curso "Retenções tributárias na contratação de mão-de-obra e empreitada" é organizado pela Sodepe Brasil em SP, no dia 28/4. Confira a programação completa e concorra a uma vaga-cortesia, clique aqui.

Legal English

Confira o programa completo do curso "Legal English : Contracts - From Negotiation to Dispute Resolution", que o IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo promove no dia 27/4, em SP, clique aqui.

Agenda

A Central Prática Educação Corporativa organiza em SP, no dia 28/4, os cursos "Responsabilidades de médicos e instituições de saúde" (clique aqui) e "Proteção legal de bens" (clique aqui). São os últimos dias para concorrer a vagas-cortesia, não deixe de participar.

Holding

Para o dia 29/4 a Sodepe Brasil preparou o curso "Holding Familiar" em SP. Confira e concorra a uma vaga-cortesia, clique aqui.

Câmara Ibero Americana

Desde 1º de abril, o escritório Carlos Mafra de Laet Advogados está sediando a Câmara Ibero Americana de Comércio, Indústria, Turismo e Cultura.

Pé-quente !

Evento : A migalheira Maria Imaculada Leite é a felizarada ganhadora da vaga-cortesia para o evento "Gestão Profissional de Negócios Jurídicos", que o CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia realiza em Ribeirão Preto/SP, no dia 24/4. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Michelle Domingues Albertini, advogada do escritório Colenci Advogados, de Botucatu/SP, faturou a obra "Temas de Seguro" (Roncarati - 320p. - clique aqui), escrita por Antonio Penteado Mendonça, sócio do escritório Penteado Mendonça Advocacia.

Lauda Legal : O agraciado com o livro "O Direito à Vida e a Pesquisa com Células-Tronco - Limites éticos e jurídicos" (Campus-Elsevier - Campus Jurídico - 219p. - clique aqui), de Renata Rocha, é Antonio Carlos de Oliveira Cesar Jr., advogado da Cetenco Engenharia S/A.

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

CE/Maranguape
ES/Barra de São Francisco
MG/Camanducaia
MG/Carmópolis de Minas
MG/Manga
MG/Natércia
MG/Peçanha
MG/Viçosa
MT/Arenápolis
PR/Pitanga
SC/Campos Novos
SP/Barão de Antonina
SP/Miguelópolis

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Taliban Seize Vital Pakistan Area Closer to the Capital"

The Washington Post - EUA

"Congress Debates Probe Of Interrogation Tactics"

Le Monde - França

"Universités : comment le conflit a débuté, pour quoi il peut durer"

Corriere Della Sera - Itália

"una Mossa Preventiva"

Le Figaro - França

"La mise en garde de Roselyne Bachelot"

Clarín - Argentina

"El cordón umbilical congelado será para uso público"

Público - Portugal

"Médicos vão pagar multa se não declararem doenças contagiosas"

El País - Espanha

""Quiero que nos veamos para hablar con tranquilidad de lo nuestro""

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Selbitz fegt Bayern Hof vom Platz"

The Guardian - Inglaterra

"Darling's great squeeze"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Após escândalos, Congresso restringe uso de passagens"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Lei Seca suspende 703 habilitações em um mês"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Ministro acusa presidente do STF de 'destruir Justiça'"

O Globo - Rio de Janeiro

"Baixo clero da Câmara reage e tenta impedir moralização"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Acabou?"

Correio Braziliense - Brasília

"Freio na mordomia. Dá pra acreditar?"

O Estado do Paraná - Paraná

"Parente não pode mais voar de graça"

Zero Hora - Porto Alegre

"Congresso limita uso de passagens mas negocia aumento para deputados"

O Povo - Ceará

"Comandante do CPC é afastado por secretário"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Vaga na raça"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Leoni Siqueira Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Munhoz Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva & Associados - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marcelo Gir Gomes Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins & Salvia Advogados
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medeiros Advogados Associados S/S
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Mirian Gontijo e Advogados Associados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados 
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Paradeda, Castro, Duarte e Martins Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Peduti Sociedade de Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho | Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun, Indalecio e Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Robortella Advogados
· Rodrigues Coelho & Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Targino Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tozzini Freire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Anna Luiza Ferreira
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo e Azevedo Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz e Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargos, Giostri Advogados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Cardoso e Guimarães Advogados Associados
· Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados
· Carlos Roberto Schlesinger Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cerqueira Leite Advogados Associados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Cosso Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro, e Gonçalves Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida, Sitzer e Gregolin Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Farina e Estanislau do Amaral Advogados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Gerson Boson e Alkmim Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda, Brasil & Serra - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Gregori Capano Advogados Associados
· Grupo G Carvalho Advogados Associados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Küster Machado - Advogados Associados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· INRE - Instituto Nacional de Recuperação Empresarial
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· Jorge Cerqueira Consultores Associados - Jcca
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· Lex Mercator International Education
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Premier Máxima Editora S/A
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Regus do Brasil
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Shelter Business Center
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Studio Fiscal - Planejamento Tributário
· Tedesco Tecnologia
· TOTVS - BCS Sisjuri
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ALB Consultoria Ltda
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALERTE - Automatização de Leitura e Recortes de Diários Oficiais
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software
· CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia
· Central Prática Educação Corporativa
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Destaque - Tecnologia Jurídica
· Diferenciall Tecnologia & Consultoria
· Direito GV
· DocStyles
· Editora Blucher
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora e Livraria Renovar
· Editora Fórum
· Editora Foco Jurídico
· Editora Noeses Ltda.
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· e-Xyon Tecnologia em Gestão Jurídica
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Faculdades COC
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
· Goya Consultoria
· Griffon Serviços Associados
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· Ibmec São Paulo
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Sílvio de Salvo Venosa

Migalheiro desde 2019

Selma Ferreira Lemes

Migalheira desde 2005

Júlio César Bueno

Migalheiro desde 2004

Teresa Arruda Alvim

Migalheira desde 2006

Celso Cintra Mori

Migalheiro desde 2005

Gilberto Bercovici

Migalheiro desde 2007

Roberto Rosas

Migalheiro desde 2015

Marco Aurélio Mello

Migalheiro desde 2014

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020

Publicidade