domingo, 25 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

MIGALHAS nº 2.352

Quarta-feira, 24 de março de 2010 - Migalhas nº 2.352 - Fechamento às 12h15.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador :

  • Polis Educacional

(Clique aqui)

_________________
_____________

"Todo o homem, seja ele coberto de farrapos, é juiz para o seu semelhante, ainda que este seja um rei."

Anônimo

O júri

Com a cobertura do caso Nardoni (que ninguém aguenta mais ouvir falar) os holofotes voltaram-se para a instituição do júri e a escolha dos jurados. Escolha que, bem sabem os migalheiros, tem bem menos glamour do que exibem os filmes hollywoodianos. A competência e atribuições do Tribunal do Júri são assuntos recorrentes na comunidade jurídica. Em 2008, por exemplo, com os arts. 439 e 440, a lei 11.689 ampliou os benefícios de quem exerce a função de jurado. Com a mudança, além do exercício efetivo da função constituir serviço público relevante, estabelecer presunção de idoneidade moral, assegurar prisão especial em caso de crime comum e preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas, o jurado também passou a ter preferência no provimento, mediante concurso, de cargo ou função pública, bem como nos casos de promoção funcional ou remoção voluntária. Se a reforma do CPP sair do papel, o Tribunal sofrerá novas transformações, entre elas a permissão para que os jurados conversem uns com outros, salvo durante a instrução e os debates.

Consignado

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias de SP divulga nota de esclarecimento sobre empréstimo consignado. O sindicato considera importante deixar claro para todos os trabalhadores da prefeitura que a liminar deferida pelo desembargador do TJ/SP não restringe aos sócios e não sócios a ação na qual o SINDSEP luta em impedir a exclusividade concedida pela prefeitura ao BB. (Clique aqui)

Ainda os malditos

Por falar em consignados, a manchete do Estadão de hoje, em letras garrafais, é justamente sobre a contestação na Justiça da exclusividade do BB nos consignados - questão trazida por Migalhas há alguns dias (Migalhas 2.338 - clique aqui). Com já dito, o caso é, no mínimo, imoral. Afinal de contas, como pode um governador ou um alcaide resolver onde e como o servidor pode, ou não, tomar empréstimo ? Veja algumas das decisões judiciais que já foram dadas a favor dos servidores públicos. (Clique aqui)

_____________

Gramatigalhas

O leitor Cesar Costa de Oliveira envia-nos a seguinte mensagem :

"Migalhas já publicou que não se utiliza crase antes de pronome de tratamento. No entanto, tenho dúvida quanto à utilização da crase no contexto 'venho a presença de Vossa Excelência'. O 'a presença de Vossa Excelência' permite a crase ou não, já que o artigo antecede também o pronome de tratamento?"

Se você também quer saber o que pensa a esse respeito o Dr. José Maria da Costa, então clique aqui.

_____________

Segredo de Justiça

O juiz Cesar Augusto Rodrigues Costa, da 7ª vara Empresarial do Rio, determinou que o processo que trata do imbróglio que envolve uma bilionária arbitragem na qual estão, de um lado, fundos de pensão e Bradesco, e, de outro, Opportunity, siga coberto pelo manto do segredo de Justiça. O caso ganha hoje as páginas do Estadão. No matutino, a seguinte informação : "Segundo uma fonte próxima a Rezek, ele não informou já ter trabalhado para o Opportunity por desconhecer a correlação entre o banco de investimento e a Elétron, criada para reunir as ações do Opportunity no bloco de controle da Valepar".

Arbitragem

Acerca da informação (dada apenas pelo Estadão), de que o ministro Rezek teria sem querer se envolvido na arbitragem de uma empresa da qual era advogado, desconhecendo quem seria o verdadeiro interessado na demanda, cumpre-nos, em respeito ao currículo de S. Exa., crer piamente. Com efeito, o peso do currículo tem, nestas horas, valor. Não tem valor algum, evidentemente, para justificar outras coisas. Mas, em questões de dúvida, o laureado histórico deve, sim, ser sopesado. Sendo assim, reconhecido que, de fato, houve a falha, a questão está fácil de ser resolvida. E não vamos nós aqui dizer como resolver. Todavia, na onírica hipótese de que fôssemos nós os imbricados nesse telhado, você sabe, migalheiro, o que faríamos ? Em homenagem à humildade, pediríamos desculpas às partes e aos demais participantes da arbitragem, anunciaríamos o vício oculto do qual não tivemos dolo, pediríamos, sponte propria, a anulação do laudo arbitral e, por fim, lembrando os antiquíssimos conceitos do vício redibitório, restituiríamos imediatamente os valores recebidos a título de honorários. Simples, assim.

Minha casa, meu desespero

A Folha de S.Paulo de hoje destila encômios ao setor imobiliário brasileiro. Céticos, nós aqui não temos a mesma impressão. Imóveis, na cidade de SP, aumentado de valor a cada semana, não é coisa lógica. E, quando o negócio perde a lógica, sabemos onde acaba.

Exame de Ordem

A 2a fase do Exame de Ordem unificado, cancelado recentemente pela OAB após suspeita de vazamento do gabarito, e marcado para 11/4, pode ter data de aplicação das provas alterada novamente.

Prisão

O STJ determinou ontem a retirada de todos os presos que estejam aguardando julgamento em contêineres no ES. Os ministros entenderam que a prática fere a dignidade do ser humano e se enquadra numa situação tão caótica que parece inexistente. (Clique aqui)

Liberdade

A Justiça tarda... Por excesso de prazo, a 1ª turma do STF concedeu liberdade a um coronel da PM preso preventivamente há 7 anos por homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha. (Clique aqui)

Problemas cibernéticos

Tendo em vista que o imprevisto sobrevém a todos, a 3ª turma do TST decidiu que, quando problemas técnicos no sistema de petição eletrônica do Tribunal impedirem uma das partes de interpor recurso no prazo regular, o prazo recursal fica adiado para o primeiro dia útil seguinte à resolução do problema.

Multa

O Conselho Federal da OAB ingressou no STF para requerer que seja declarada a inconstitucionalidade do artigo 265 do CPP, com a redação que lhe deu a lei 11.719, ou, ao menos, a parte dele que trata da previsão de aplicação de multa de 10 a 100 salários mínimos ao advogado que abandonar o processo sem motivo justificado. (Clique aqui)

Critérios

Proposta de uma nova resolução para estabelecer os critérios para promoção de magistrados e acesso aos tribunais de 2º grau deve ser votada na próxima sessão do CNJ, que será realizada no dia 6/4.

Concurso anulado

CNMP decidiu pela nulidade de concurso público para promotor de Justiça do MP/RO, por entender que a isonomia e imparcialidade da empresa contratada para organizar o concurso ficaram comprometidas, já que a fundação ministra cursos preparatórios para concursos do MP. (Clique aqui)

Súmula 423

Nova súmula do STJ pacifica incidência da Cofins em locação de bens móveis. (Clique aqui)

Reserva legal

TJ/SP obriga empresa a indicar área de reserva legal em fazendas de cana. (Clique aqui)

Aquisição

Na semana passada, a Aon comprou 100% da carteira de clientes da corretora de seguros Ticket Seg, do Grupo ACCOR. A operação teve como assessores Maria Augusta Buarraj, do Trench, Rossi e Watanabe Advogados, em conjunto com a advogada interna Ana Claudia Valença (pela compradora), e Rodrigo Monteiro de Castro, do Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados, em conjunto com a advogada interna, Graziella Adas (pela vendedora).

Liminar

O TJ/SP suspendeu ontem liminar que obrigava operadoras de telefonia móvel a bloquear o sinal dos aparelhos em cinco unidades prisionais da região de Ribeirão Preto.

MP

Notícia do Estadão : "O CNMP está interferindo no MP de Brasília para acelerar investigações que podem atingir o procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bandarra. Ele é acusado por Durval Barbosa, delator do 'mensalão do DEM', de receber R$ 1,6 milhão para não incomodar o governo. O Conselho, porém, já revogou decisão do MP do DF que impedia duas procuradoras de ter acesso a contratos de lixo sob suspeita de ter servido para desvio de dinheiro".

Danos morais

A RedeTV! e a apresentadora Luciana Gimenez foram condenadas a indenizar em R$ 60.000 por danos morais dois policiais militares que tiveram suas imagens indevidamente expostas em uma pegadinha envolvendo o estilista Ronaldo Esper, que foi ao ar no programa Superpop. A decisão é do juiz Dimitrios Zarvos Varellis, da 11ª vara Cível de SP. A demanda em favor dos policiais militares foi patrocinada pelo advogado Eliezer Pereira Martins, de Pereira Martins Advogados Associados. (Clique aqui)

FAP

O juiz Federal Leandro Paulsen, da 2ª vara Federal Tributária de Porto Alegre, deferiu medidas liminares postuladas pelos Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico e Sindicato das Indústrias Têxteis, ambos do RS, para suspender a exigência da contribuição ao SAT pela nova alíquota do FAP. O escritório Garcez Advogados Associados assessorou os sindicatos. (Clique aqui)

Créditos previdenciários

Procurador de Arcoverde/PE, Pedro Melchior de Mélo Barros discute a imposição aos municípios brasileiros, por parte da previdência social, dos créditos previdenciários oriundos das câmaras de vereadores. Ele defende "que a questão deve ser dirimida sob o prisma constitucional e não infraconstitucional". (Clique aqui)

Procedimento licitatório

O advogado Luiz Felipe Hadlich Miguel (escritório Advocacia Luiz Felipe e Carvalho Filho) faz uma analise econômica do procedimento licitatório. Ele aborda as consequências das decisões proferidas pelo Judiciário em questões que tangenciam o tema. (Clique aqui)

_____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará a partir de segunda-feira com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

_____________

Infidelidade virtual

Com o avanço voraz da era digital, o advogado Eduardo Barbosa analisa o surgimento de uma nova modalidade de infidelidade, a virtual. Ele fala da necessidade de firmar-se um entendimento jurídico uníssono acerca do assunto. (Clique aqui)

Multa diária

Para a advogada Luciana Pedrosa Neves Cirne, do escritório Lins Cattoni Advogados, o cenário nas decisões brasileiras "transmudou-se da indústria do dano moral para a indústria da astreintes". Saiba o porquê. (Clique aqui)

Lauda Legal

Se você não conheceu a obra que comentamos ontem, não perca a chance de fazê-lo hoje. O trabalho em destaque é "Manual de Direito do Trabalho" (784p.), de autoria do Procurador regional do Trabalho da 2ª região Gustavo Filipe Barbosa Garcia. O autor pretende, com este manual, exaurir os temas de Direito do Trabalho, ainda que de maneira breve. Obra indicada, portanto, aos estudantes, especialmente concursandos. Clique aqui para ler a resenha de Roberta Resende e aproveite a chance de participar de nosso sorteio. A Editora Método quer presentear um migalheiro com um exemplar.

Migas

1 - STF reconhece repercussão geral de temas que envolvem a OAB, serviço público, Direito Administrativo e Tributário. (Clique aqui)

2 - STJ - Google é multada por veicular duas comunidades do Orkut judicialmente vetadas. (Clique aqui)

3 - STF - Pauta de julgamentos previstos para a sessão plenária de hoje. (Clique aqui)

4 - 3ª turma do STJ devolve guarda de criança a casal não inscrito no Cadastro Nacional de Adoção. (Clique aqui)

5 - Juristas responsáveis pela elaboração do anteprojeto do CPC discutem sugestões sobre incidente de coletivização e processo de conhecimento. (Clique aqui)

6 - Ex-presidente do TJ/MT, José Jurandir Lima, é aposentado compulsoriamente pelo CNJ. (Clique aqui)

7 - OAB/SC isenta sociedades de advogados de pagar contribuição a sindicato. (Clique aqui)

_____________

Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito :

  • Polis Educacional

(Clique aqui)

O Polis Educacional tem o objetivo prioritário de oferecer aos seus alunos uma base sólida de conhecimentos, conceitos, posturas e práticas profissionais, para que possam capacitar-se para desenvolver suas habilidades e competências visando a concretização de seus projetos de vida. Clique aqui e conheça o novo Fomentador de Migalhas.

_____________

Promoção "Indique Amigos - Sílvio Venosa"

Apresente Migalhas aos amigos e participe automaticamente da promoção "Indique Amigos - Sílvio Venosa". Para concorrer aos 8 volumes da coleção "Direito Civil" (Atlas), basta indicar os companheiros para receber o informativo diário. O indicado também ganhará um prêmio, o "Código Civil Interpretado" (Atlas - 1.9840p.). Não deixe de participar e boa sorte ! (Clique aqui)

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Tambaú/SP. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

MagisCultura

Acontece amanhã, 25/3, o lançamento do 3º número da revista "MagisCultura", publicação da Amagis - Associação dos Magistrados Mineiros. "Passos de Monteiro Lobato", do mestre Carlos Alberto Bastos de Matos, saudoso integrante do Conselho Editorial deste informativo, é um dos textos publicados na edição. (Clique aqui)

"Viva Liceu"

Ex-alunos do Liceu Coração de Jesus, que em junho completará 125 anos, mobilizam-se para salvar o colégio. Batizado de "Viva Liceu", o movimento agrega profissionais de diversas áreas. Se tiver interesse em participar, envie um e-mail, clicando aqui.

Novos sócios

O escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados conta com novos sócios : Verônica Sprangim, José Ricardo dos Santos Luz Júnior, Rodrigo Scalamandré Duarte Garcia, Francisco Ribeiro Gago e Flávio Cascaes de Barros Barreto. Já a sócia Natália Japur foi promovida ao Conselho Consultivo.

Baú migalheiro

Há 110 anos, no dia 24 de março de 1900, falecia na Bahia o ministro do STF João José de Almeida Couto. O barão do Desterro, como também era conhecido, tomou posse no Supremo no dia 12 de novembro de 1881 e aposentou-se em 20 de novembro de 1886. (Clique aqui)

Sorteio

Como se sabe, a lei 11.689/08 alterou profundamente o procedimento dos crimes de competência do Tribunal do Júri. De autoria do advogado criminalista Rodrigo Faucz Pereira e Silva, o título "Tribunal do Júri - O novo Rito Interpretado" (Juruá - 2ª edição - 257p.) traz os principais pontos positivos e negativos da reforma, explorando tópicos indispensáveis para os operadores do Direito. Não deixe de concorrer, um exemplar foi oferecido pelo autor. (Clique aqui)

Sorteio II

Gentilmente doado pela Editora RT - Revista dos Tribunais, o livro "Individualização da Pena" (3ª edição - 398p.), de Guilherme de Souza Nucci, propõe um mecanismo inédito para o estabelecimento da pena-base. Participe e concorra a um exemplar ! (Clique aqui)

Lançamentos

Amanhã, a Editora Saraiva lança a obra "Direitos Humanos - Processo histórico - Evolução no mundo, Direitos Fundamentais : constitucionalismo contemporâneo", de Ricardo Castilho. O evento será na Livraria Saraiva do Shopping Higienópolis (av. Higienópolis, 618, loja 315 - São Paulo/SP), a partir das 18h. (Clique aqui)

No próximo dia 27/3, a Editora Rideel lança dois títulos : "Direito Constitucional", de Ana Flávia Messa; e a 3ª edição de "Teoria Geral do Estado Contemporâneo", de Hélcio de Abreu Dallari Júnior. O lançamento acontecerá na Livraria Saraiva do Shopping Higienópolis (av. Higienópolis, 618, loja 315 - São Paulo/SP), às 16h. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Os advogados Rogério Pires da Silva, sócio do escritório Boccuzzi Advogados Associados, Rodrigo Cardozo Miranda, do Veirano Advogados, e Rodrigo Rigo Pinheiro, associado do Brasil Salomão e Matthes Advocacia, serão palestrantes no curso "Tutelas de urgência no direito tributário", que acontece em SP, no dia 4/5. Veja o programa e concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

O professor dr. Miguel Reale Júnior, sócio do escritório Reale e Moreira Porto Advogados Associados, ministrará a palestra "Caminhos do Direito Penal brasileiro", encerrando o seminário de Ciências Penais "60 anos da Faculdade Mineira de Direito - Homenagem ao Professor Jair Leonardo Lopes". O evento acontece no dia 25/3, na PUC Minas em BH, às 20h30.

O escritório Gaia Silva Gaede & Associados promove um painel de debates para discutir "Os aspectos polêmicos do FAP" no dia 30/3, das 14h30 às 17h30, no RJ (Hotel Guanabara - av. Presidente Vargas, 392, Centro). Informações e inscrições: (21) 2506-0900 ou fax (21) 2242-9101.

O escritório Resina & Marcon Advogados Associados realiza hoje, na Escola Municipal Fauze Scaff Gattas Filho, em Campo Grande/MS, o projeto Eduque-Se Direito, um encontro entre advogados, acadêmicos do curso de Direito e a comunidade, que promoverá a discussão de vário temas. (Clique aqui)

Arbitragem

Alunos de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP participam da competição de "Arbitragem comercial internacional" em Viena. (Clique aqui)

Medidas cautelares

O Núcleo de Estudos do Crime e a Pena da Direito GV, coordenado pela professora Maíra Rocha Machado, organiza no dia 26/3, às 10h, debate sobre "Anteprojeto de Lei sobre medidas cautelares patrimoniais", elaborado pela FGV DIREITO RIO. O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas. Informações : (11) 3799-3314. (Clique aqui)

Zona Franca de Manaus

De 29 a 31/3, a FISCOSoft Editora realiza o curso "PIS/COFINS/II/IPI/ICMS-SP e ICMS/AM - Operações relacionadas à Zona Franca de Manaus", em SP. Confira e concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Direito

O Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET promove o curso "Teoria Geral do Direito" a partir de 30/3, em SP. (Clique aqui)

Patrimônio

Em SP, no dia 31/3, a Central Prática Educação Corporativa realiza o curso "Gestão Legal de Patrimônio". Não deixe de conferir e concorrer a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

MP/SP

O Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ preparou o "Curso de resolução de questões para o concurso do Ministério Público/SP" de 29/3 a 16/4, para a cidade de SP. (Clique aqui)

Administração Pública

O curso "Controle da Administração Pública" será realizado em SP, de 30/3 a 4/5, às terças-feiras, pela sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público. (Clique aqui)

Departamento Jurídico

A 5ª conferência sobre "Indicadores de Desempenho para o Departamento Jurídico" da IBC - International Business Communications acontece nos dias 7 e 8/4, em SP. (Clique aqui)

Agenda

Em SP, a Sodepe Brasil promove os cursos "Substituição Tributária do ICMS", no dia 29/3 (clique aqui), e "Recuperação de créditos fiscais", em 31/3 (clique aqui). Confira e concorra a vagas-cortesia.

Premiado

Sorteio de obra : Geovane Mendes de Souza, da Redecar Redecorações de Autos Ltda., de Guarulhos/SP, ganhou o livro "Multas de Trânsito - Defesa Prévia e Processo Punitivo" (Juruá - 2ª edição - 335p.), de Sidney Martins, advogado do escritório Küster Machado - Advogados Associados. (Clique aqui)

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Viçosa
BA/Remanso
GO/Itapaci
GO/Posse
GO/Rialma
MG/Andrelândia
MG/Faria Lemos
MG/Iguatama
MG/Itamonte
MG/Itapecerica
MG/Jaboticatubas
MG/Turmalina
MS/Cassilândia
RO/São Francisco do Guaporé
SP/Santa Rita do Passa Quatro
TO/Pium

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Health care overhaul becames the Law of the Land"

The Washington Post - EUA

"With a signature, Obama seals his health-care victory"

Le Monde - França

"M. Sarkozy tente de rassembler son camp ébranlé par la défaite"

Corriere Della Sera - Itália

"Monito di Napolitano: «Rispettare le istituzioni»"

Le Figaro - França

"Fillon renvoie la taxe carbone à plus tard"

Clarín - Argentina

"La oferta a los bonistas es mayor que la esperada"

Público - Portugal

"Carta de ligeiros exige mais 5 horas de aulas, mil quilómetros a guiar e custará 900 euros"

El País - Espanha

"Los jueces anulan escuchas del Gürtel"

Die Welt - Alemanha

"Bundesgerichtshof kippt Ölpreisbindung für Gas"

The Guardian - Inglaterra

"Budget 2010: Darling promises growth measures"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Exclusividade do BB no consignado é contestada na Justiça"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Juros têm a maior queda em 16 anos"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Tesouro é contra reativar a Telebrás"

O Globo - Rio de Janeiro

"Nova proposta mantém royalties, mas o Rio ainda perde R$ 3,6 bi"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Anac libera grandes aviões na Pampulha"

Correio Braziliense - Brasília

"MP quer ouvir logo os acusados da pandora"

Gazeta do Povo - Paraná

"Abib silencia ao depor no Ministério Público"

Zero Hora - Porto Alegre

"Piratini fará hoje nova proposta ao magistério"

O Povo - Ceará

"Gasolina ainda é opção mais vantajosa"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Morte em assalto a sulanqueiros"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins & Salvia Advogados
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matheus Advogados Associados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nemer Caldeira Brant Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho | Advogados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sartori, Gonzalez & Sampaio Sociedade de Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Anna Luiza Ferreira
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo e Azevedo Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargos, Giostri Advogados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chermont, Mussi & Sandri Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Cosso Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Curi Advogados Associados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Santos Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida, Ciaglia e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Ferreira Pinto e Cordeiro Advogados Associados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gaudêncio, McNaughton & Prado Advogados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Kachan, Sinotti e Kachan Advogados
· Keppler e Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Editora Lex
· Editora Lumen Juris
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Faculdades COC
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
· Griffon Serviços Associados
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IGD - Instituto Geodireito
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· Malheiros Editores Ltda.
· MBA Treinamentos
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· Polis Educacional
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TOTVS - BCS Sisjuri
· TST-aica Auditores Independentes & Consultores Associados
· TWT INFO
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALB Consultoria Ltda
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo - ARPEN-SP
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· Branco Consultores Tributários
· CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia
· Cescomex - Treinamento Empresarial
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· COGEAE-PUC/SP
· Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ
· Diferenciall Tecnologia & Consultoria
· Direito GV
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco Jurídico
· Editora Forense
· Editora Fórum
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS

Erika Pastorelli Trentin

Migalheira desde 2020

Newton De Lucca

Migalheiro desde 2020

bruna

Migalheira desde 2018

Rodrigo Oliveira

Migalheiro desde 2020

Ronan Ramos Jr.

Migalheiro desde 2020

Rafaela Ruth Brands

Migalheira desde 2019

Rafael Ferreira Bizelli

Migalheiro desde 2020

William Fernandes Chaves

Migalheiro desde 2018

Elaine Keller

Migalheira desde 2020

Liliam F. Yoshikawa

Migalheira desde 2010

Publicidade