domingo, 29 de novembro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

MIGALHAS nº 4.682

 

Sexta-feira, 6 de setembro de 2019 - Migalhas nº 4.682.
Fechamento às 10h25.

 


"A responsabilidade é a sombra da autoridade."

Rui Barbosa

Abuso de autoridade

Lei 13.869/19, que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade, foi sancionada com diversos vetos pelo presidente Jair Bolsonaro. (Clique aqui)

Insegurança jurídica

Em ao menos quinze razões do veto, o mesmo argumento: "insegurança jurídica". (Clique aqui)

PGR

Depois de longa batalha, com vários aquilatados concorrentes, o experiente e respeitado subprocurador Augusto Aras foi escolhido para comandar a PGR no próximo biênio. Aras não integrava a lista tríplice feita pelo parquet, e Bolsonaro cumpre o que já dizia, vencendo o corporativismo ao anunciar um nome que não tinha sido escolhido pela classe. (Clique aqui)

AlvíssAras

Augusto Aras tem tudo para ser um excelente procurador-Geral da República, honrando o bom nome do Ministério Público brasileiro, órgão que fez e faz muito pelo país, mas que, como bem já se viu, cometeu também seus pecadilhos. (Clique aqui)

Responsabilidade objetiva

O plenário do STF decidiu ontem que empregador tem responsabilidade civil objetiva em acidentes de trabalho nas atividades de risco. Assim, o trabalhador tem direito à indenização independentemente de comprovação de culpa ou dolo do empregador. O recurso julgado é processo paradigma em tema de repercussão geral, mas, ante a divergência entre os ministros, e a ausência de Toffoli e Celso de Mello, a tese será votada em uma próxima sessão. (Clique aqui)

Transporte autônomo

Os ministros do Supremo iniciaram, também ontem, a análise de ações que discutem a natureza do vínculo entre empresas e transportadores autônomos: se comercial ou trabalhista. De acordo com a lei que regulamenta a contratação de transportadores autônomos, fica afastado o vínculo empregatício, sendo a relação sempre comercial. Até o momento votaram o relator, ministro Barroso, pela constitucionalidade da norma, no que foi acompanhado por Moraes, e o ministro Fachin, que abriu divergência. (Clique aqui)

Competência - Soltura do cunhado

Após Gilmar Mendes decidir que JF/PR é incompetente para julgar o ex-ministro Guido Mantega, porque fatos investigados não teriam ligação com a Petrobras, o juiz Federal Luiz Antonio Bonat, da 13ª vara Federal de Curitiba/PR, determinou a soltura de Maurício Ferro, ex-diretor jurídico da Odebrecht. Ferro foi preso na 63ª fase da Lava Jato, na qual Mantega também era investigado. O magistrado considerou que, embora a decisão proferida tenha sido apenas em relação a Mantega, "é também consequência da mesma a suspensão da prisão preventiva decretada em face de Maurício Ferro". (Clique aqui)

Gratificações - Carf

Publicada portaria 467/19 que trata da gratificação a conselheiros do CARF pela presença em julgamentos. (Clique aqui)

Evento - LGPD e a gestão de riscos

Para compreender qual o impacto que a Lei Geral de Proteção de Dados trará a partir de 2020, Migalhas se antecipa e promove no dia 30 de setembro, no Hotel Tivoli São Paulo - Mofarrej, das 9 às 18h, o evento "LGPD e a Gestão de Riscos". Não fique de fora dessa discussão. Inscreva-se já! (Clique aqui)

"Absurdo"

"Ninguém toma providências contra oficiais de justiça que mandam mais na comarca do que o juiz", afirmou o juiz de Direito Silvânio Divino de Alvarenga, de Goiânia, ao enviar processo para o CNJ. O lamento do magistrado consta em termo de audiência no qual afirma que constatou, ao analisar as certidões dos oficiais de justiça da comarca, a ocorrência de "um absurdo". Confira a indignada decisão, clique aqui.

Cacarejo é livre

Em julho deste ano, Migalhas noticiou um caso curioso: Maurice, um galo que vive na turística ilha francesa de Saint-Pierre-d'Olér trocou o galinheiro pelo banco dos réus por "cantar cedo demais". Ontem, o Tribunal de Rochefort, oeste de França, autorizou Maurice a continuar cantando em respeito às tradições rurais. E mais: os incomodados com os cacarejos terão de pagar 1.000 euros à proprietária por danos morais. (Clique aqui)

Penhora

A intimação do terceiro garantidor quanto à penhora do imóvel hipotecado em garantia é suficiente, não sendo necessária a citação para compor polo passivo da ação de execução. Decisão é da 3ª turma do STJ. (Clique aqui)

Prisão domiciliar

PGR encaminhou ao Supremo manifestação na qual opina pela concessão de ordem em HC coletivo para que a substituição da prisão preventiva por domiciliar seja aplicada a todos os presos que sejam os únicos responsáveis por criança ou pessoa com deficiência. (Clique aqui)

Indenização coletiva

O Estado de MG deverá indenizar em R$ 1 milhão, a título de danos morais coletivos, por ter transferido jovens infratores para prisão comum durante o cumprimento de medidas socioeducativas. Decisão é da 2ª turma do STJ. Para o ministro Herman Benjamin, relator, a decisão não poderia ser diferente, visto a "violação frontal da dignidade da pessoa humana." (Clique aqui)

Acordo - Amazônia

Acordo destina R$ 1 bi do fundo da Petrobras para Amazônia. Termo foi assinado por PGR, AGU, Congresso e PGFN e aguarda aprovação de ministro do STF. (Clique aqui)

Evento imperdível - Liberdade Econômica

Poucas foram as novas oportunidades de atuação para advogados que surgiram neste ano. Uma delas e que promete ser uma promessa é a lei da liberdade econômica. Para ficar por dentro deste novo nicho de mercado, participe do seminário evento "Liberdade Econômica e seus impactos empresariais", no dia 17 de setembro, em SP. (Clique aqui)

Gato por lebre

A 6ª turma Cível do TJ/DF condenou, por maioria, o site de vendas e trocas Enjoei a devolver o valor pago por uma usuária, que comprou uma bolsa falsificada da Chanel, vendida como original na plataforma. Para o colegiado, ficou demonstrado o vício na prestação do serviço e o dever de restituição. (Clique aqui)

Bailão na empresa

A 9ª turma do TRT da 3ª região afastou justa causa aplicada a um trabalhador que foi dispensado após filmar colegas de trabalho dançando funk dentro da empresa, na frente de cliente. Para o colegiado, embora a atitude seja inapropriada, censurável e ensejadora de punição, não é grave o bastante para autorizar aplicação da justa causa. (Clique aqui)

"O magistrado deve estar onde o povo está"

Gustavo Corte Real, juiz auxiliar de Vespasiano/MG, participou de duas audiências um tanto quanto diferentes. O magistrado foi até as partes idosas, que têm problemas de saúde. Nos dois casos, todo o procedimento durou menos de 10 minutos e serviu de base para a sentença favorável aos familiares que pediam a interdição definitiva dos idosos. (Clique aqui)

"O magistrado deve estar onde o povo está" - II

Para o juiz Gustavo Corte Real, o magistrado deve estar onde o povo está: "Esse é o papel do juiz. E não é apenas o papel social do magistrado, é um dever dele, que é servidor público (...) Vários servidores saem de seus locais de trabalho e visitam o cidadão. Não tem nenhum problema o juiz fazer o mesmo."  (Clique aqui)

 


Evento Migalhas

  • "Liberdade Econômica e seus impactos empresariais", dia 17 de setembro, em SP. (Clique aqui)
  • "LGPD e a Gestão de Riscos", dia 30 de setembro, em SP.  (Clique aqui)

Compramos seu precatório!

https://precatorios.migalhas.com.br/ 


Perspectivas do Direito Penal

Os advogados Leonardo Magalhães Avelar e Taisa Carneiro Mariano, ambos do escritório Cascione Pulino Boulos Advogados, abordam a dicotomia entre o interesse público em investigação criminal e a privacidade de dados. (Clique aqui)

Continuidade delitiva

À luz do Código Penal, o advogado David Metzker, do escritório Metzker Advocacia, trata da possibilidade da continuidade delitiva nos crimes de apropriação indébita e sonegação contra previdência. (Clique aqui)

Arbitragem internacional

Do escritório Cesar Asfor Rocha Advogados, Caio Cesar Rocha e Gustavo Favero Vaughn versam sobre as táticas de guerrilha na arbitragem internacional e salientam: "Para além da boa regulamentação a respeito do comportamento das partes em arbitragens, é preciso que a cultura da 'sentença boa é aquela que me favorece' acabe". (Clique aqui)

Solidariedade internacional

Sobre a crise na Venezuela, a advogada Angela Vidal Gandra da Silva Martins (Advocacia Gandra Martins) mostra um modelo de solidariedade internacional que presenciou em Roraima: "É preciso divulgar o bem que pudemos testemunhar, no Brasil e afora, e, por outro lado, convidar os brasileiros para que reflitam sobre a possibilidade de acolher um trabalhador ou trabalhadora venezuelana e sua família, em sua atividade profissional." (Clique aqui)

"Liberdade econômica, antes que tardia"

A MP 881/19 é objeto de análise do advogado Rodrigo Nunes, do escritório Cascione Pulino Boulos Advogados. O autor faz uma reflexão dos aspectos que permaneceram no texto. (Clique aqui)

Direito Autoral

Ao completar 20 anos, a lei de Direito Autoral (9.610/98) está diante de uma nova consulta pública para reforma. O advogado Luiz Guilherme Veiga Valente (Gusmão & Labrunie - Propriedade Intelectual) traz seu olhar sobre a discussão. (Clique aqui)

Ata notarial

Umberto Lucas de Oliveira Filho (Queiroz Cavalcanti Advocacia) aborda a utilização da ata notarial elaborada mediante colaboração das partes como medida de alívio para o Judiciário: "De nada adiantará ficar reclamando de lentidão do Judiciário, quando nós, advogados e partes, não tentamos nos utilizar de 'ferramentas' simples, que podem contribuir para melhoria na tão buscada celeridade processual." (Clique aqui)

Eleições x Concurso público

Nas eleições de 2018, o Brasil registrou um número recorde de pessoas que deixaram de votar ou de justificar o voto. Considerando que quem não vota ou não justifica o voto não pode prestar concurso público, o advogado Agnaldo Bastos, da banca Agnaldo Bastos Advocacia Especializada, ressalta a importância de todos os concurseiros estarem em dia com a Justiça Eleitoral. (Clique aqui)

Políticas públicas

André Meerholz, do Escritório Professor René Dotti, fala de recente decisão da 5ª Câmara Cível do TJ/PR que indeferiu pedido de designação e manutenção de novos policiais para delegacia da cidade de Irati e reconheceu que a intervenção judicial em políticas públicas deve ser medida excepcional. (Clique aqui)

Marketing Jurídico

O que o mercado jurídico nota primeiro: o nome dos sócios ou a imagem do escritório? Veja o que pensa o consultor Alexandre Motta, do Grupo Inrise. (Clique aqui)


WhatsApp Migalhas

Receba notícias direto no seu celular.

Clique aqui para se cadastrar.


  • Migalhas mundo

Brexit

Tribunal Superior de Londres nega ação contra suspensão do Parlamento britânico. (MI - clique aqui)

Reconhecimento facial

Tribunal Superior do Reino Unido declarou legal o uso policial da tecnologia de reconhecimento facial. (MI - clique aqui)

Telefônica

A espanhola Telefônica analisa a venda de sua filial do Equador. (LA - clique aqui)


APP Migalhas

Baixe agora mesmo o aplicativo Migalhas e seja o primeiro a receber o Informativo, além de acompanhar as últimas notícias do dia, artigos e destaques da TV Migalhas. É gratuito e não precisa de cadastro. (Clique aqui)

Nova sócia

A área de Direito Concorrencial e Antitruste do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados acaba de receber um reforço com a chegada da nova sócia Flávia Chiquito dos Santos, que coordenará o setor. (Clique aqui)

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. O leitor premiado hoje é Paulo Ramadier Coelho. (Clique aqui)

Informe publicitário

Procure o veículo ideal para você! Autoline - seu site de compra e venda de carros. Um serviço Bradesco. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 40 anos, no dia 6 de setembro de 1979, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, desembarcou no aeroporto de Foz do Iguaçu/PR, encerrando um exílio de mais de 15 anos. O retorno de Brizola ao Brasil se deu após a sanção da lei da anistia, em agosto de 1979, no primeiro ano do governo do então presidente João Figueiredo. Pouco tempo depois, ainda em 1979, com a abertura política, Brizola fundou o PDT. (Compartilhe)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer todos os Apoiadores de Migalhas


Sorteio

A obra "Mutação Constitucional à Luz da Teoria Constitucional Contemporânea" (Livraria do advogado - 100p.), de Flávio Pansieri, professor da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional, e Henrique Soares de Souza, explora as premissas teóricas que informam a problemática das alterações informais das normas constitucionais. O exemplar é brinde dos autores. (Clique aqui)

Lançamento

Será lançado no próximo dia 9 o título "Tecendo Fios das Críticas Feministas ao Direito no Brasil". O evento será em Brasília, das 17 às 20h. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Do escritório Kincaid | Mendes Vianna Advogados, o sócio Lucas Leite Marques e o advogado Rodrigo Baptista Dalhe estão no "Congresso Anual da International Association of Young Lawyers (AIJA)", em Roma, que acontece até amanhã. Lucas é o vice-presidente da comissão de transportes na AIJA e foi um dos organizadores do debate sobre a relevância do transporte para mobilidade dentro e entre cidades que são consideradas socialmente e ambientalmente sustentáveis em todo o mundo.

Dia 9/9, no RJ, acontece a palestra de abertura do "Curso Prático de Arbitragem" com o tema "Mas, afinal, quem é o dono da prova, o tribunal ou as partes? Debate sobre a centralidade da prova técnica em arbitragem". Joaquim de Paiva Muniz, do escritório Trench Rossi Watanabe, será o moderador e debatedor do evento realizado pelo CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem. (Clique aqui)

Marcelo Mendo de Souza, sócio do escritório Cescon Barrieu Advogados, será palestrante no painel "Políticas Tributárias na Mineração", durante a "EXPOSIBRAM", que acontece de 9 a 12/9, em BH. O evento promoverá debates sobre as perspectivas do setor para as próximas décadas.

Baraldi Advocacia Empresarial realiza, dia 12/9, em SP, bate-papo sobre a "Adequação dos Contratos à LGPD e Prevenção de Multas". (Clique aqui)

O IBAJUD - Instituto Brasileiro de Administração Judicial realizará, dia 18/9, o evento "Insolvência em Debate", em Sorocaba/SP, trazendo como expositor João de Oliveira Rodrigues Filho, juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP, abordando o tema "Recuperação Judicial e Grupos Empresariais". O evento conta com o apoio institucional da OAB/Sorocaba e da Faculdade de Direito de Sorocaba, representada pelo diretor Celso Fernando de Campos e Leonardo Egawa (Villemor Amaral Advogados). (Clique aqui)

Dia 18/9, no escritório Azevedo Sette Advogados, em SP, acontece o workshop "Esforços aprimorados do Departamento de Justiça dos EUA em crimes de lavagem de dinheiro e colarinho branco", com palestras de Isabel Franco, sócia coordenadora da área de Compliance, Investigations and White-Collar da banca, e Robert J. Cleary. (Clique aqui)

"A Reforma Tributária e seus Impactos sobre o Planejamento Fiscal e Responsabilidade Criminal" é o tema do evento que a SWISSCAM realizará, dia 20/9, em SP. Entre os palestrantes, Erika Tukiama, sócia do escritório Chiarottino e Nicoletti - Advogados. (Clique aqui)

Dia 20/9, Küster Machado - Advogados Associados, em parceria com a Câmara Argento-Brasileira Paraná e o Centro Internacional de Negócios (CIN/PR), promove o seminário "Perspectivas Econômicas Argentina e Brasil - economia, comércio e negócio - Mercosul e futuro", na FIEP, em Curitiba. (Clique aqui)

Do escritório Pieroti, Miguel, Rostagno & Guimarães e Souza Advogados Associados, Alessandro Rostagno, conselheiro seccional da OAB/ES e membro da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB, participa do evento "Reforma Tributária - Setor Produtivo e Federalismo", que acontece dia 26/9, em Vitória. (Clique aqui)

Na edição 2020 do guia "Chambers & Partners Latin America", o escritório Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados foi reconhecido novamente por sua notável atuação no cenário.

Direito e tecnologia

Nomes de peso estarão reunidos, dia 13/9, das 9 às 17h, em SP, para o "I Congresso Brasileiro de Direito, Processo e Tecnologia". Participe! (Clique aqui)

Evento preparatório

Em busca de auxiliar e ajudar os candidatos que estão se preparando para ingressar na carreira diplomática, Damásio Educacional promove hoje, o "Dia CLIO Diplomacia", que faz uma revisão completa para a "1ª Fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)". O "Dia CLIO Diplomacia" é destinado aos candidatos que vão realizar a prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata que vai acontecer no dia 8/9. (Clique aqui)

Padronização

A padronização é uma das chaves para o aumento da produtividade. Pensando nessa necessidade, a Radar - Gestão para Advogados ajuda você a ser eficaz com as ferramentas de gestão. O curso online "Como Criar e Manter uma Padronização" será ministrado por Danielle Alves, dia 25/9. (Clique aqui)

Precedentes

No dia 19/9, a AASP realiza o "II Seminário Internacional: Precedentes", em SP. (Clique aqui)

Reformas trabalhista e previdenciária

Em SP, dia 27/9, o IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários realiza o "Curso de Prática das Reformas Trabalhista e Previdenciária e seu impacto na defesa dos Direitos Sociais". (Clique aqui)

Online

CEO Treinamentos oferece uma vaga-cortesia para o curso online "Divórcio, casamento e união estável". Participe e concorra. (Clique aqui)

Curso de extensão

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade da Gávea, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h. (Clique aqui)

Governança Corporativa

Intelecto Soluções Inteligentes está com inscrições abertas para o curso online "Governança Corporativa e Compliance". Inscreva-se! (Clique aqui)

Smart Contracts

O curso "Programação de Smart Contracts em Blockchain para profissionais do Direito", da PUC-SP, capacita bacharéis em Direito para atuação na concepção, desenvolvimento, implementação e gerenciamento de Smart Contracts, com possibilidades de atuação em projetos de pequeno, médio e grande porte, na esfera pública e privada. Inscreva-se. (Clique aqui)

Lei de drogas

A Comissão Especial de Estudos de Direito Penal da OAB/RJ realiza, dia 7/10, às 9h30, no Plenário Evandro Lins e Silva, o evento "13 Anos da Lei de Drogas".

Holding familiar

Com uma visão multidisciplinar, o curso apostilado "Holding Familiar - A importância de conhecer suas vantagens" aborda de forma objetiva e prática as principais características para a constituição e formação de uma holding. Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Palestra

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo recebeu no último dia 29, Ana Paula Ulandowski Holtz para ministrar a palestra "Legal Design: Como Melhorar a Experiência das Pessoas com as Informações Jurídicas". O evento aconteceu durante a 19ª Semana Jurídica da instituição.

Ganhadores

Eventos: As sortudas que faturaram as vagas-cortesia, oferecidas pela Sodepe Brasil, para os cursos que acontecem em SP, dia 11/9, são:

Alessandra Carvalho - "Pejotização e a configuração de crimes contra ordem econômica". (Clique aqui)
Caroline Águeda Peres - "Secretariando Advogados". (Clique aqui)

Evento: A premiada com a vaga-cortesia oferecida pela CEO Treinamentos para o curso online "Venda de sociedades limitadas" é Natália França Von Sohsten. (Clique aqui)

Sorteio de obra: Os ganhadores da obra "Dez Passos para o Jovem Advogado" (D7 Editora - 98p.), de Alexsandro Rúdio Broetto, são: Vanderlei Pereira de Sousa Junior, de Caldas Novas/GO; e Natali Fulgencio da Cruz Monteiro, de Pinhais/PR. (Clique aqui)


Bom fim de semana!


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas



Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

MG/Liberdade
PB/Piancó
PE/São Bento do Una
RN/Augusto Severo
PB/Coremas
PE/Fernando de Noronha
RN/Jardim do Seridó
SP/Juquitiba

Cadastre-se como um Correspondente Migalhas. (Clique aqui)


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA 
"Churning North, Hurricane Drubs Weary Carolinas"

The Washington Post - EUA 
"Dorian grinds north, its fury unspent"

Le Monde - França 
"Algérie: l'économie paralysée par les purges"

Corriere Della Sera - Itália 
"Conte: un nuovo patto con l'Europa"

Le Figaro - França 
"Regain de tension entre l'Iran et les États-Unis"

Clarín - Argentina 
"Cuadernos: Bonadio dio por probada la confesión de 31 arrepentidos"

El País - Espanha 
"PSOE y Podemos cierran su primera reunión sin avances"

Público - Portugal 
"Transplantes aumentaram 8% até julho"

Die Welt - Alemanha 
"Johnson setzt nach seiner Brexit-Schlappe auf Neuwahl"

The Guardian - Inglaterra 
"I quit. Jo Johnson puts country before family"

O Estado de S. Paulo - São Paulo 
"Aras na PGR contraria Moro, MPF e apoiadores de Bolsonaro"

Folha de S.Paulo - São Paulo 
"Bolsonaro despreza lista e indica Augusto Aras à PGR"

O Globo - Rio de Janeiro 
"Bolsonaro escolhe nome fora da lista tríplice para PGR"

Estado de Minas - Minas Gerais 
"Procuradores reagem à indicação de Bolsonaro"

Correio Braziliense - Brasília 
"Escola militarizada: 'Tem que impor', diz Bolsonaro"

Zero Hora - Porto Alegre 
"Bolsonaro descarta lista tríplice e indica procurador 'conservador' para a PGR"

O Povo - Ceará 
"Ceará retomou controle de presídios, diz Camilo"

Jornal do Commercio - Pernambuco 
"Congresso deve derrubar vetos a lei de abuso"

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Sérgio Roxo da Fonseca

Migalheiro desde 2004

Camila Crespi Castro

Migalheira desde 2019

Pedro Dalese

Migalheiro desde 2020

Jones Figueirêdo Alves

Migalheiro desde 2011

Roberto Rosas

Migalheiro desde 2015

Giselle Farinhas

Migalheira desde 2017

Gustavo Abdalla

Migalheiro desde 2019

Publicidade