quarta-feira, 21 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

MIGALHAS nº 4.743

Terça-feira, 3 de dezembro de 2019 - Migalhas nº 4.743.
Fechamento às 9h55.

"A escolha é um ato de consciência, de foro íntimo, que só pode exteriorizar-se, isto é, manifestar-se, caso o votante não corra nenhum risco de sofrer más consequências."

Monteiro Lobato

TJ/SP

Amanhã, 359 desembargadores do TJ/SP vão eleger um novo presidente, vice-presidente e corregedor-Geral para o biênio 2020/21 do maior Tribunal da América Latina. Concorrem ao comando da nau do Judiciário bandeirante os desembargadores e amigos desta Redação: Artur Marques da Silva Filho, Geraldo Francisco Pinheiro Franco e Carlos Henrique Abrão. (Clique aqui)

TJ/SP - II

A novidade do pleito paulista deste ano é que pela primeira vez a votação será online. (Clique aqui)

Precatórios

Os conselheiros do CNJ têm na pauta de hoje uma proposta para regulamentar a gestão de precatórios. (Clique aqui)

Penal

A 1ª turma do STF afastou prescrição de pena imposta a réu, ao entender que o acórdão que confirma a sentença condenatória também interrompe o prazo prescricional. Prevaleceu no colegiado o voto do ministro Moraes. (Clique aqui)

Execução civil - Desjudicialização

PL 6.204/19, da senadora Soraya Thronicke, desjudicializa a execução civil. A proposta é que a função pública da execução passe para um tabelião de protesto. Na justificativa, a parlamentar aponta economia de até R$ 65 bi para os cofres públicos. (Clique aqui)

Quarta-feira de cinzas

O plenário virtual do STF declarou a inconstitucionalidade de lei do Estado do Rio (8.217/18) que decretava feriado bancário na quarta-feira de cinzas. (Clique aqui)

Airbnb - Férias à vista

É vedado ao condomínio edilício proibir a utilização das áreas comuns por locatários por temporada. Com este entendimento, a 27ª câmara de Direito Privado do TJ/SP reformou sentença e entendeu que um condomínio de Bertioga, litoral paulista, não pode impedir que os locatários de curta temporada pelo Airbnb utilizem áreas como churrasqueira e piscina. (Clique aqui)

Sociedade

Lei complementar 169/19 altera lei do Simples Nacional para autorizar constituição de sociedade de garantia solidária e sociedade de contragarantia. (Clique aqui)

Privatização

Decreto publicado hoje inclui em programa de desestatização três dos mais importantes pontos turísticos do Brasil: parques nacionais de Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e Iguaçu. (Clique aqui)

ISS

Câmara aprova texto-base do projeto que altera regras de ISS. De acordo com a proposta, cobrança passará da cidade onde fica a empresa para o município no qual o serviço será prestado. (Clique aqui)


Hoje - 3/12 - 18h

Acontece hoje a mais tradicional festa da advocacia brasileira, o coquetel do CESA/SINSA, no elegante Jóquei Club de São Paulo. Na ocasião, será lançado o livro de "30 anos do Sinsa" (ed. Migalhas) e o "Anuário do Cesa 2019" (ed. Migalhas). Entre os eventos, haverá também o anúncio dos ganhadores do Prêmio Lumen aos escritórios que se destacaram nas categorias de (i) boas práticas de gestão e (ii) pro bono/responsabilidade social. (Clique aqui)

Amanhã - 4/12 - 19h

Migalhas e a Inbook Editora lançam a 5ª edição do livro "Top Lawyers", reunindo importantes escritórios de advocacia. O coquetel será amanhã, em SP, na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, das 19 às 22h. (Clique aqui)


Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico!

Clique aqui.


German Report

A sociedade alemã tem uma postura positiva de respeito e proteção dos animais e não há normas na legislação regulando a presença de animais em locais de trabalho ou uma regra expressa que preveja a possibilidade (ou não) do empregado levar o amigo de estimação ao trabalho. Veja as considerações da advogada Karina Nunes Fritz sobre o tema. (Clique aqui)

Combate à corrupção

A advogada Mariana Cardoso Magalhães (Homero Costa Advogados) fala do PL 429/17 que institui compliance para partidos políticos. "A necessidade de aplicação de programas de compliance ou de integridade no âmbito de organizações privadas, públicas e da Administração Pública é um caminho sem volta, desde a vigência da lei anticorrupção (12.846/13)." (Clique aqui)

Precedentes tributários

O advogado Leonardo e Silva de Almendra Freitas, do escritório Almendra Freitas Advocacia Empresarial, aborda a formatação de precedentes tributários pelo STF. (Clique aqui)

Tributo

Integrantes do escritório Azevedo Sette Advogados, Clarissa Cerqueira Viana Pereira, Leandra Guimarães e João Paulo Santarosa de Araujo Ayres discutem a dedução em dobro do PAT diretamente na apuração do lucro tributável. (Clique aqui)

Contrato verde e amarelo

Frente à publicação da MP 905/19, o advogado Kleber Correa da Silveira, do escritório Andrade Maia Advogados, apresenta alterações trazidas pela norma. (Clique aqui)

Execução de bens

A cada dia torna-se mais importante a proatividade dos advogados para obter medidas urgentes, visando garantir maior eficácia nos processos judiciais. Em artigo, a advogada Rogéria Dotti, do Escritório Professor René Dotti, debate a indisponibilidade de bens. (Clique aqui)

Criminalista

Em comemoração ao dia do advogado criminalista (2/12), Luiz Flávio Borges D'Urso, da banca D'Urso e Borges Advogados Associados, faz uma homenagem a todos que exercem a profissão: "Com independência e arrojo, ele deve promover a defesa, independentemente de ser amado ou odiado, e cumprir com dignidade a função tutelar do Direito. Viva o advogado criminalista!". (Clique aqui)

Revista jurídica

Membros da comunidade acadêmica e pesquisadores estão convidados a enviar artigos para a primeira edição da Revista de Estudos Jurídicos do STJ (REJuriSTJ), que será lançada no segundo semestre de 2020 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do pensamento jurídico no país. O edital será publicado hoje, e estabelece que o envio de artigos para a seleção seja feito até 6/3. Saiba mais, clique aqui.


WhatsApp Migalhas

Receba notícias direto no seu celular.

Clique aqui para se cadastrar.


  • Migalhas mundo

Dados

Comissão europeia abriu uma nova investigação contra o Google para examinar práticas de coleta de dados da empresa. (MI - clique aqui)

Dados - II

Reguladores antitruste da União Europeia abriram investigação contra o Facebook pela coleta e monetização de dados. (MI - clique aqui)

Tecnologia - Patenteabilidade

O advogado Rodrigo Mourão, da banca Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, escreve sobre o novo smartphone lançado pela Xiaomi e o registro de patentes. (MI - clique aqui)


Comemoração

O escritório Luz & Tedrus Bento Advogados acaba de completar 7 anos. A todos da banca, o abraço migalheiro!

Casa nova

A banca Raphael Miranda Advogados está em novo endereço na capital paulista: rua Funchal, 263, conjunto 121, Vila Olímpia. Com a mudança, o escritório fica ainda mais próximo dos clientes com operações no Estado de São Paulo, para prestar serviços de forma cada vez mais personalizada e sob medida.

Baú migalheiro

Há 489 anos, no dia 3 de dezembro de 1530, a expedição de Martim Afonso de Sousa partiu de Lisboa em direção ao Brasil com o propósito de realizar uma política de colonização efetiva. A esquadra de cinco embarcações com 400 tripulantes visava explorar, conhecer e defender o litoral brasileiro de possíveis invasões europeias. A viagem, poucos anos depois, resultaria na instalação administrativa de São Vicente. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer todos os Apoiadores de Migalhas


Sorteio

Relatos reais da tragédia que parou o Norte do Brasil nos anos 90, "O Massacre" (Grupo Editorial Record - 168p.), de Eric Nepomuceno, narra a história do massacre de Carajás, uma das mais marcantes matanças da história contemporânea do Brasil. Participe do sorteio de um exemplar. (Clique aqui)

Lançamentos

Dia 5/12, será lançado o título "Sociedade Limitada - Aspectos Jurídicos Relevantes", organizado por Pedro A. L. Ramunno, e com a coautoria de Rodrigo Fernando Dell'Antonio Goulart, do escritório EFCAN Advogados. O evento será em SP, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi (av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041), das 18 às 22h.

Acontece, no próximo dia 7, o lançamento do livro "Brava Gente da Infantaria Brasileira", de José Eduardo do Amaral Rosa. O evento será em SP, no Blends Café e Cultura (rua Augusto Tolle, 1.029), a partir das 16h.

André Mendes Moreira, sócio da banca Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados, autografa dia 11/12, em SP (rua Bahia, 1.282), a 4ª edição do livro "A Não Cumulatividade dos Tributos", pela Editora Noeses.

Migalhíssimas

Bichara Advogados promove campanha de Natal que irá beneficiar 244 crianças e jovens das instituições do RJ e de SP. O objetivo do escritório é prestar assistência a crianças em situações de vulnerabilidade social e de saúde, atuando na prevenção do abandono escolar e buscando a inclusão social. (Clique aqui)

Hoje, o presidente do CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem, Gustavo Schmidt, recebe a medalha de mérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ. A honraria é concedida àqueles que desenvolvem serviços relevantes à cultura jurídica.

Fabiana Marques (Maíra Fernandes & Fabiana Marques Advocacia) recebe hoje a Medalha do Mérito da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Amanhã, o escritório Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados realiza, em SP, a mesa jurídica "Startup Nation - A experiência na nova economia de Israel", com palestras de Doris Wilhelm e André Bodowski. O evento terá transmissão ao vivo. (Clique aqui)

Daniel Báril, sócio do escritório Silveiro Advogados, é um dos palestrantes do "2º Seminário de Reestruturação Empresarial: Aspectos Práticos da Recuperação Judicial". Amanhã, em Porto Alegre. (Clique aqui)

O Instituto Dannemann Siemsen, mantido pelo escritório Dannemann Siemsen, realiza amanhã, das 19 às 20h30, o "WEBINAR | Protocolo de Madri - Aspectos Práticos e Estratégicos". (Clique aqui)

"Tributação do consumo: as propostas de reforma e as tendências internacionais" é o tema da palestra que o advogado André Mendes Moreira, sócio da banca Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados, profere dia 6/12, durante o 17º seminário "Temas Atuais de Direito Tributário", em BH. (Clique aqui)

Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá promoveu ontem, em SP, a exibição do filme "A juíza: A história de Ruth Bader Ginsburg". O evento contou com o apoio das instituições Arbitral Women, Equal Representation in Arbitration (ERA) e Women Way in Arbitration (WWA).

Foi instituído recentemente, na Faculdade de Direito de Coimbra, o "Prêmio Prof. Roberto Rosas", em homenagem a Roberto Rosas (Rosas Advogados) para o melhor trabalho sobre a história da Administração Pública.

Professor Olavo A. Vianna Alves Ferreira coordena o "Curso de Especialização em Arbitragem", na ESA da OAB/SP, com início em março de 2020. (Clique aqui)

Direito Constitucional

Nos dias 30/4, 1º e 2/5/20, a ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional realiza, em Curitiba/PR, o "XIV Simpósio Nacional de Direito Constitucional". Confira a programação. (Clique aqui)

LGPD

Especialista em Direito e Tecnologia da Informação, o advogado Alexandre Atheniense, no dia 6/12, das 9h30 às 12h30, no plenário do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, no Centro do Rio, palestra sobre "Os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados nos escritórios de advocacia". Inscreva-se. (Clique aqui)

Regulação e concorrência

Em Brasília, dia 5/12, o IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional realiza o "5º Seminário IBRAC de Regulação e Concorrência", que desde 2017 faz uma análise comparativa de Análises de Impacto Regulatório de diversas agências reguladoras. Participe! (Clique aqui)

Direito de Empresas

Estão abertas as matrículas para o curso de especialização em "Direito de Empresas", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade do centro, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h10. (Clique aqui)

Direito do Trabalho

O curso de especialização em "Direito do Trabalho", da PUC-SP, aborda aspectos relevantes do Direito Ambiental do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho e Direito Material Individual do Trabalho capacitando os profissionais do Direito à atuação com qualidade diferenciada. Inscreva-se. (Clique aqui)

Perfil comportamental

Radar - Gestão para Advogados oferece a ferramenta "Avaliação de Perfil Comportamental" para o gestor se autoconhecer e também a sua equipe. Tenha um desempenho superior em sua liderança, gestão e execução focada em resultados. (Clique aqui)

Reforma trabalhista

Professor Ricardo Calcini, da Ricardo Calcini | Cursos e Treinamentos, ministra hoje o curso "Nova Reforma Trabalhista: Aspectos Práticos DA MP 905/2019", organizado pela AATSP. O evento será em SP, no AAT Louge (av. Marques de São Vicente, 446) e terá também transmissão online e simultânea para todo o Brasil. Para se inscrever entre em contato com a AATSP por e-mail (clique aqui), no site (clique aqui) ou nos telefones 11 3329-8389 e 11 3228-8176.

Cortesias

Sodepe Brasil promove os cursos "Tributação na Construção Civil" (clique aqui), dia 13/12; e "Holding Familiar e seus Aspectos Tributários" (clique aqui), dia 16/12, ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia.

Criptomoedas

Em SP, dias 9 e 10/12, a AASP promove o curso "Blockchain e Criptomoedas". (Clique aqui)

Liga Jurídica 2020

Estão abertas as inscrições para o mais tradicional campeonato entre escritórios de advocacia do Brasil! Com 20 anos de existência, a Liga Jurídica está cada vez mais consolidada como o principal evento esportivo do meio jurídico. Confira as informações sobre datas, valores, formas de pagamento e mais detalhes importantes. (Clique aqui)

Sortuda

Evento: Juliana Carolina Frutuoso Bizarria foi a ganhadora da vaga-cortesia oferecida pela AASP para o curso "Arbitragem e Questões Controvertidas", dia 5/12, em SP. (Clique aqui)


Boas-festas

Migalhas agradece e retribui os carinhosos votos de boas-festas recebidos de: Julio Bueno, do escritório Pinheiro Neto Advogados; Paulo Vitor Paula Santos Zampieri, do escritório Huck Otranto Camargo; Carlos Kauffmann, do escritório Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados; Juliana de Carvalho Chinem, do escritório Bernardi & Schnapp Advogados; Pedro Gordilho, do escritório Gordilho Pavie e Aguiar Advogados; Riedel de Figueiredo & Advogados Associados; Huck Otranto Camargo; Professores Oscar Vilhena e Adriana Ancona, da FGV Direito SP; Rui Santos, Cristine Prestes, Isabella Jaggi e Eliana Pereira de Oliveira do Rego, da FGV Direito SP; Luiz Claudio Silva Allemand, conselheiro federal da OAB; Fernando Evangelista, TJ/SC; Renato Sales, FSB Comunicação; Cauê Rebouças, da JeffreyGroup; Julia Oliveira, da Comunicação Mazza; Bob Fonti; Mansur Jorge Said Filho; Oswaldo Assis; Carlos Alberto Aulicino; Cristina Zinner; Henio Josué Mattos; Paulo Fernandes Coelho Ceotto; Ricardo Oliveira de Sousa.


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas



Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

GO/Cromínia
PE/Moreno
PI/Barreiras do Piauí
RN/Paraná

Cadastre-se como um Correspondente Migalhas. (Clique aqui)


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA 
"China Mines Dna To Map Out Faces With West's Help"

The Washington Post - EUA 
"Democrats debate widening articles of impeachment"

Le Monde - França 
"Retraites: les syndicats face à l'effet « gilets jaunes »"

Corriere Della Sera - Itália 
"Conte attacca, gelo con Di Maio"

Le Figaro - França 
"Otan: un sommet sur fond de crise et de divisions"

Clarín - Argentina 
"Cristina declaró, increpó a los jueces y dijo: "La historia ya me absolvió""

El País - Espanha 
"La ONU pide medidas urgentes para revertir la crisis climática"

Público - Portugal 
"Estado gastou mais 180 milhões com medicamentos num ano"

Die Welt - Alemanha 
"Die verfahrene Lage der Union"

The Guardian - Inglaterra 
""Jack would be livid his death has been used to further an agenda of hate"

O Estado de S. Paulo - São Paulo 
"Em revés para governo, Trump diz que vai taxar aço brasileiro"

Folha de S.Paulo - São Paulo 
"Trump diz que vai retomar tarifas sobre aço do Brasil"

O Globo - Rio de Janeiro 
"Trump anuncia taxação do aço do Brasil e da Argentina"

Estado de Minas - Minas Gerais 
"Alta da carne encarece refeição fora de casa"

Correio Braziliense - Brasília 
"Trump anuncia sobretaxa a aço e alumínio brasileiro"

Zero Hora - Porto Alegre 
"Após ameaça de taxação do aço pelos EUA, Brasil fala em diálogo"

O Povo - Ceará 
"Ceará soma 1.154 queixas contra companhias aéreas"

Jornal do Commercio - Pernambuco 
"O desprezar da carne"

Atualizado em: 4/12/2019 13:55

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS

Valdemiro Kreusch Jr.

Migalheiro desde 2018

Pedro Estevam Serrano

Migalheiro desde 2018

Leonel Siqueira

Migalheiro desde 2020

Luiza Sato

Migalheira desde 2013

Gabriel Massote Pereira

Migalheiro desde 2020

Lucas Rodrigues Silva

Migalheiro desde 2020

João Teixeira Júnior

Migalheiro desde 2020

Mariana Saragoça

Migalheira desde 2014

Felipe César Lourenço

Migalheiro desde 2020

Natália Miranda Sadi

Migalheira desde 2010

Publicidade