quinta-feira, 22 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

Migalhas nº 563

Segunda-feira, 18 de novembro de 2002 - nº 563 - Fechamento às 8h10.

Pois é ....

Fim da primeira fase do campeonato brasileiro. Classificados : São Paulo, São Caetano, Corinthians, Juventude, Grêmio, Atlético-MG, Fluminense e Santos. Rebaixados : Portuguesa, Palmeiras, Gama e Botafogo.

O poder do poder

Hoje, Lula estará em Ribeirão Preto/SP. O presidente eleito deverá 'convocar' Palocci, prefeito da cidade, para compor o governo. O gesto visa amenizar o desgaste político da renúncia de Palocci.

Encontrarrrrrr

Palocci anunciou que se encontrará amanhã ou quarta-feira com a missão do FMI que está no Brasil, para discutir o acordo assinado em agosto. Na avaliação de Palocci, não será necessário fazer ajustes nas metas de superávit.

Diploma

O TSE marcou para 7/12 a cerimônia de diplomação de Lula. O local não poderia ser mais adequado: o salão vermelho do TSE. O diploma conferido pelo TSE é requisito sine qua non para a posse. É o certificado que habilita o eleito para o exercício do cargo. Segundo alguns piadistas de plantão, será o único diploma de Lula.

Segurança institucional

Sílvio Ferraz n'O Globo critica o modo como Lula vem se embrenhando no meio do povo em manifestações públicas. O jornalista teme pela integridade física do presidente eleito. "Vamos acabar com esse perigoso esfrega-esfrega no presidente Lula. Nem eu, nem 52,4 milhões de brasileiros votamos em José de Alencar para presidente."

Regulamentação

Em artigo no site Migalhas, Walter Douglas Stuber e Adriana Maria Gödel Stuber, ambos do escritório Amaro, Stuber e Advogados Associados, informam que com a Resolução nº3.039, de 30/10/02, o Conselho Monetário Nacional finalmente regulamentou a possibilidade de serem realizados acordos para a compensação e a liquidação de obrigações oriundas do Sistema Financeiro Nacional. Saiba tudo nas Migalhas de peso. (Clique aqui)

Migalhas históricas - 18/11/1930

É criada a OAB, por força do art. 17 do Decreto n.º 19.408, de 18/11/1930, assinado por Getúlio Vargas, chefe do Governo Provisório, e referendado pelo ministro da Justiça Osvaldo Aranha.

Art. 17. Fica criada a Ordem dos Advogados Brasileiros, órgão de disciplina e seleção da classe dos advogados, que se regerá pelos estatutos que forem votados pelo Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros, com a colaboração dos Institutos dos Estados, e aprovados pelo Governo.

Decisão

Caixa de banco não é cargo de confiança, decide STJ. (Clique aqui)

Esquentando o banco

Foi para Brasília uma ação movida pelos pais do menino D.M. contra o time de futebol de Zico. Mesmo após sentença desfavorável obtida no Rio, eles decidiram apelar ao STJ para provar que o garoto, de 13 anos, foi excluído de forma humilhante da equipe.

Vital

O cantor Herbert Vianna, vocalista dos Paralamas do Sucesso, ajuizou ação contra a empresa alemã W. D. Flugzeugleichtbau, fabricante do ultraleve que ele pilotava quando se acidentou, em 4 /2/01. O músico sustenta que a queda foi provocada por um defeito de fabricação da aeronave.

Tradução simples

O Cade passará a aceitar que documentos estrangeiros sejam apresentados ao órgão mediante uma tradução simples. Assim, fica descartada a obrigatoriedade da tradução juramentada. A medida tornará os processos no Cade bem menos burocráticos e com custos muito mais baixos.

  • "A tendência é que os outros organismos do sistema concorrencial também aceitem documentos em língua estrangeira mediante a tradução simples." Mário Roberto Villanova Nogueira - escritório Demarest e Almeida Advogados

Pitando ao volante

A CCJ aprovou, em caráter terminativo, o projeto de lei que prevê a proibição de fumar ao volante. O texto abrange o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer produto fumígero, derivado ou não do tabaco. Caso não receba emendas, a nova alteração ao CTB será enviada para votação na Câmara dos Deputados sem necessidade de passar antes pelo plenário do Senado.

Pauta

A nova lei de Falências esta na pauta dos jornais. O Estado de S. Paulo, ontem, em editorial explicava que "Para evitar que a prioridade legal de pagamento, em favor de créditos trabalhistas, possa dar margem a determinadas manobras - o que seria, por exemplo, o consumo da massa falida por meio de sentenças milionárias em favor de altos executivos -, a nova lei fixa em R$ 60 mil o limite de prioridade para o crédito trabalhista."

Procedimentos

O mercado financeiro absorveu o vencimento de opções de ações em meses ímpares, segundo a Bovespa. Um estudo feito pela instituição mostra que cresceu o número de negócios para execução hoje, primeiro dia em que o novo modelo será implementado. As opções são contratos que permitem a negociação de ações de maneira diferente, o que possibilita a ampliação dos ganhos.

Créditos

Veja uma lista com os nomes dos maiores devedores do INSS, divulgado por um site de Brasília. (Clique aqui)

Aniversário de Migalhas

"Parabéns pelos 2 anos de existência do informativo Migalhas e 2 meses de existência do site Migalhas! É muito bom poder acessar notícias de qualidade à distância e permanecer atualizada com o Brasil." Marcela de Mello Pedreiro - Mestranda em Direito Societário na Universidade de Nova Iorque

"Congratulações pela excelente revista de informativo jurídico, político e social. Conheci 'Migalhas' por meio eletrônico. Agradeço a quem indicou meu e-mail, pelo agradável presente que recebo diariamente. É a dose diária e necessária de informação e cultura pronta para ser sorvida. 'Migalhas' está se tornando um ícone. Parabéns!" Roberto N. Vasiliev - Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações

Nota da Redação - Migalhas agradece a todos que enviaram calorosas mensagens em virtude dos 2 anos do informativo e 2 meses do site Migalhas. Em verdade, são vocês que merecem os encômios... (clique aqui)

Homenagem ao Mestre

O Professor Goffredo da Silva Telles Jr. será agraciado com o título de membro honorário da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Na última quinta-feira, o presidente da Academia que tem sede na cidade do Rio de Janeiro, dr. José Maria Othon Sidou, informou ao Migalhas que o prof. Goffredo receberá a homenagem em seu escritório, em São Paulo.

Democracia na OAB Bahia

Hoje, às 17 horas, no auditório da OAB/BA, será realizado um debate com os 13 candidatos que concorrem ao cargo de juiz do TRT/ 5ª Região, na vaga destinada aos advogados. A OAB/BA, democraticamente, promoverá uma eleição no dia 21/11, quando todos os advogados baianos escolherão os nomes que irão compor a lista sêxtupla. No rol dos indicados estará, por certo, Fernando Fontes, advogado militante na área trabalhista.

Sem essa...

Avô fresco, com o nascimento da 1a neta, Rafaela, Márcio Thomaz Bastos afastou a hipótese de ser ministro da Justiça, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Tentou, tentou mas não marcou o tento

Migalhas recebeu 11 e-mails informando que havia um erro na migalha sobre a final da liga "Interescritórios" (Migalhas nº561 - 13/11/02 - Liga dos escritórios). As titulares correspondências eletrônicas avisavam que o placar final foi de 3 a 0 para o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados contra o escritório Demarest e Almeida Advogados e não de 3 a 1 como dizia a migalha esportiva.

________________

Migalhas Clipping

CartaCapital

"O Brasil em preto-e-branco - A questão racial, secular e sempre dissimulada, cria um abismo e aparta ampla porção do país"

IstoÉ

"Como cuidar de nossos filhos ? - Crime de suzane von Richthofen gera inquietação nos lares - Pais se perguntam o que fazer para criar adultos equilibrados --Quais são as recomendações dos especialistas."

Época

" 'Fui eu' A mãe adotiva Vilma Costa disse à polícia que há 16 anos roubou o menino Pedrinho de uma maternidade de Brasília"

Veja

"Eles atrás delas, elas atrás deles - Gente jovem e bem-sucedida está usando a internet à procura de namoro, sexo e companhia. 3,5 milhões de brasileiros já estão nessa"

The New York Times - EUA

"U.S. Taking Steps to Lay Foudation for Action in Iraq"

Corriere Della Sera - Itália

"Andreotti condannato a 24 anni per il delito Pecorelli"

Público - Portugal

"Recrutamento de professores passará a realizar-se numa única fase"

Clarín - Argentina

"El final del campeonato es una brasa"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Coréia do Norte admite ter armas nucleares"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Lula se reúne com FH"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Palmeiras cai à 2a divisão com Lusa e Botafogo"

O Globo - Rio de Janeiro

"Mudanças na CLT são aceitas sem restrições"

Estado de Minas - Belo Horizonte

"Lula conclui a formação do ministério esta semana"

Correio Braziliense - Brasília

"Vexame dos grandes"

Zero Hora - Porto Alegre

"Milagre em Belém"

Jornal do Commercio - Recife

"Missão da ONU chega ao Iraque"

O Povo - Fortaleza

"Trânsito perigoso - 17 mortes nas estradas cearenses"

________________

Apoiadores :

  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
  • Homero Costa Advogados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados
  • Pinheiro Neto Advogados
  • Preto Villa Real Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Tess Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni, Cunha e Matos Advogados
_______________________***______________________

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS

Luis Augusto Guterres

Migalheiro desde 2017

Raíssa Moura Ferreira

Migalheira desde 2020

Thiago Massicano

Migalheiro desde 2019

Mauri Bornia

Migalheiro desde 2008

Vinicius Bugalho

Migalheiro desde 2004

Carolina De Nardi

Migalheira desde 2019

Natalia Carolina Verdi

Migalheira desde 2020

Lidiane Sant'Ana Simões

Migalheira desde 2020

Julio Engel

Migalheiro desde 2018

Júlia Botossi Meirelles

Migalheira desde 2017

Publicidade