quinta-feira, 29 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

Migalhas nº 568

Segunda-feira, 25 de novembro de 2002 - nº 568 - Fechamento às 6h13.

"Or la femme est la grande éducatrice de l'homme; elle lui enseigne les vertus charmantes, la politesse, la discrétion, et cette fierté Qui craint d'être importune. Elle montre à queleues-uns l'art de plaire, à tous l'art utile de ne pas déplaire."

(Pois a mulher é a grande educadora do homem: ensina-lhe as virtudes encantadoras, a polidez, a discrição e essa altivez que teme ser importuna. Ela mostra a alguns a arte de agradar, a todos a arte útil de não desagradar.)

Anatole de France (1844-1924)

Dia Internacional da eliminação da Violência contra a Mulher

Hoje é o Dia Internacional da eliminação da Violência contra a Mulher. A propósito, leia nas Catadas a dedo o exclusivo artigo "15 segundos" da Desembargadora gaúcha Maria Berenice Dias, uma das grandes lutadoras pelo fim da violência contra as mulheres. (Clique aqui)

Programa do Jô

A Desembargadora do TJ/RS, Maria Berenice Dias, irá ser entrevistada nesta terça-feira por Jô Soares. A Desembargadora, leitora de Migalhas, já informa à Redação que irá levar todas suas bandeiras de luta.

Mais um

Veja também o artigo "O fim do amor sem fim..." de autoria da Desembargadora, ilustre leitora de Migalhas. (Clique aqui)

Estado providência

Flávia Piovesan e Sílvia Pimentel também registram a data de hoje com um artigo na Folha de S. Paulo. Segundo elas, "Ações estatais são urgentes e necessárias para o enfrentamento da violência que acomete milhares de mulheres no Brasil."

Migalhas históricas - ano de 1917

O Rio assiste, perplexo, a uma passeata de mulheres sufragistas, encabeçada por Deolinda Daltro e Berta Lutz. Atrás dessa manifestação política estavam as primeiras mulheres de classe média que se viam como trabalhadoras e cidadãs e se opunham à domesticação no lar, lutando contra a concepção vigente da mulher como sexo frágil, degenerado, só apto para os pequenos deveres caseiros, o bordado e o mexerico.

_____________

Isto é,...

A revista IstoÉ traz na capa uma denúncia contra vários políticos nordestinos. A reportagem é bem feita e mostra vários expoentes da política nordestina envolvidos em esquemas suspeitos.

Explicação

Migalhas : "considerado como um fenômeno no meio jurídico" (Valor Econômico, 13/11/02). Veja o por que desta afirmação, logo após o Migalhas Clipping, com as Migalhas de peso que foram veiculadas nos últimos dias.

Zoneamento Industrial - região metropolitana de SP

A lei do Estado de SP nº 11.243/02 implementou alterações na lei de zoneamento industrial da região metropolitana de São Paulo. Veja o artigo de Werner Grau Neto e André Vivan de Souza, ambos do escritório Pinheiro Neto Advogados, e saiba tudo sobre as mudanças. Os autores, com propriedade, afirmam que "a nova Lei incorpora aspectos mais modernos e eficazes para a prevenção do dano ambiental." (Clique aqui)

Leasing

ICMS não incide sobre operação de leasing internacional, segundo o STJ. (Clique aqui)

Dúvidas - prescrição de parcela do FGTS

TST esclarece prazo de prescrição de parcela do FGTS. (Clique aqui)

Greve não motiva atraso

Para o TST a greve não isenta patrão de multa por atraso de rescisão. (Clique aqui)

IR petista, 'apenas' 35%

O PT terá muitas dificuldades para a aprovar no Congresso as mudanças nas alíquotas do IR propostas pela equipe do presidente eleito Lula. A idéia dos petistas é estabelecer cinco alíquotas, que variem entre 5% e 35%. Esse deve ser o assunto da pauto nos próximos dias. Afinal de contas, se não for votado até o fim do ano o IR desaparecerá.

Ex-presidentes - Senadores vitalícios

O jornal Folha de S. Paulo defende a criação do cargo de senador vitalício para ex-presidente. Veja o que diz o matutino paulistano : "Por meio de uma MP, FHC ampliou a estrutura que é posta à disposição de ex-presidentes da República. O presidente também já manteve contatos com empresários no sentido de angariar fundos para a criação de uma ONG de estudos. Talvez devido às várias rupturas do processo democrático ao longo da história, o Brasil ainda não conseguiu conceder a ex-presidentes o status que merecem. (...) Um cargo vitalício no Senado - com direito a voz, mas não a voto- ou, alternativamente, a garantia de uma razoável estrutura salarial e política por toda a vida são boas soluções para que os ex-presidentes, no Brasil, tenham tranquilidade para continuar a exercer um papel importante na vida pública."

Opiniões

Os leitores de Migalhas já detonaram a proposta da criação do cargo de senador vitalício para ex-presidente. Veja algumas opiniões e envie também a sua. (Clique aqui)

Multas canceladas

As multas de trânsito emitidas por radares eletrônicos entre 15/11 e 22/11, baseadas em contratos com empresas que recebem percentual por multa aplicada, serão retiradas do Renavam e do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação e devolvidas pelos Detrans aos municípios. A afirmação é da diretoria do Denatran que assinou portaria publicada sexta-feira proibindo os órgãos de trânsito de registrar nos dois sistemas as multas originárias desses contratos irregulares

CNPJ - Empresas estrangeiras

A partir de sexta-feira, 29, todas as empresas estrangeiras que possuam bens e direitos no Brasil sujeitos a registro público deverão se inscrever no CNPJ. A determinação é da Instrução Normativa 200 da Receita, que integra uma série de regras destinadas a evitar práticas de elisão e evasão fiscal.

A mão e a luva

O PSL questiona a aposentadoria compulsória aos 70 anos de idade para magistrados, ministros do TCU e membros do MP. O partido entrou com uma ADIn no STF. O tema agrada de sobremaneira o presidente do STF, ministro Marco Aurélio.

Pressão da toga

A AMB enviará amanhã 50 juízes ao Senado para acompanhar a votação da reforma do Judiciário.

Novo Código Civil

Artigo do prof. Miguel Reale no Estadão de sábado, 23. O Prof. assevera que 'Um dos objetivos do nosso Código Civil é reestruturar as instituições empresariais regidas por antigas leis que, além de estarem superadas pelo desenvolvimento econômico-social, estejam servindo de cobertura a odiosos privilégios."

Veja - fofoca - STF

A revista Veja desta semana solta uma fofoca dizendo que "O clima entre os juízes do STF anda péssimo." A revista afirma que "Na semana passada, em plena sessão, um juiz tascou o carinhoso adjetivo 'idiota' numa referência a um colega." Mordaz, o semanário ainda afirma que "Não foi uma rusga isolada."

Migalhas dos leitores

Parabéns pelo site Migalhas. Abraços da turma do Café Com Bobagem.

Nota da Redação - Conheça o site do pessoal do Café Com Bobagem, leitores de Migalhas (?!?). (Clique aqui)

________________

"Apresento, para discussão entre os leitores de Migalhas, a seguinte questão : A Prefeitura de SP, através da Portaria nº 609/02 determinou a alteração de cálculo de vencimentos de várias vantagens dos servidores públicos do município, visando a adequação à EC nº 19/98. A questão está gerando grande controvérsia, com a Prefeitura alegando, basicamente, que a norma constitucional tem que ser aplicada, não cabendo nenhum questionamento. As entidades do funcionalismo, por seu lado, questionam que a medida não poderia ser tomada simplesmente através de uma Portaria, e que essa Portaria, em vigor a partir de 01/11/02, atinge os vencimentos de todos os que obtiveram os benefícios a partir de jun/98, ocasionando redução de salários. Cabe ressaltar ainda que: 1. As entidades, inicialmente, conseguiram a sustação dos efeitos da Portaria, através de medida judicial, já cassada; 2. Embora a Prefeitura tenha afirmado, de início, que a medida não comportava questionamento, posteriormente acenou com a possibilidade de rediscutir a questão, mediante a retirada da ação judicial interposta pelos funcionários. 3. Alega ainda a Prefeitura que, embora devido, os servidores não terão desconto nos valores recebidos entre Jun/98 e Out/02. E, nesse caso, surge mais uma questão: a responsabilidade da autoridade que efetuou os pagamentos 'ilegais' nesse período, que não pode alegar o desconhecimento de uma norma constitucional." Lourenço Lopes

________

Encontro proveitoso

A Anatel realizou no último dia 12 uma reunião com as concessionárias e seus escritórios de advocacia para que fossem apresentadas as sugestões e contribuições com relação aos novos itens a serem incluídos no contrato de concessão do Serviço de Telefone Fixo Comutado.

  • "Durante a reunião houve vários questionamentos por parte dos conselheiros da Anatel, o que a tornou bastante proveitosa" Floriano Marques de Azevedo - escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia

Migalhas além-mar

Leitor de Migalhas em Nova Iorque, o advogado Ivo Waisberg envia seus comentários, sobre como um Banco Central independente poderia minimizar a crise financeira no país. O advogado distante, mas atualizado graças ao Migalhas, afirma que "A independência do BACEN seria um eficaz instrumento democrático." Veja nas Catadas a dedo o artigo na íntegra. (Clique aqui)

Homenagem

Ainda sob os aplausos da Conferência Magna ministrada na XVIII Conferência Nacional dos Advogados - "Advocacia Criminal - Um Escola de Cidadania", o Prof. dr. Edson O'Dwyer se prepara para receber uma homenagem com a comemoração do seu ingresso no escritório O'Dwyer, Oliveira e Leite Advogados Associados. O evento será no próximo dia 28/11, quinta-feira, a partir das 19h, com um Coquetel no Sollar dos Wildberguer, em Salvador/BA.

Seminário

Na próxima quarta-feira, 27, acontecerá, em SP, o seminário O Novo Código Civil Brasileiro e a Empresa. Há uma vaga para os leitores de Migalhas. O sorteio será feito hoje e o nome do felizardo ganhador divulgado amanhã. Veja o programa completo do Seminário, que terá como um dos palestrantes Fernando S. Marcato, do escritório Pinheiro Neto Advogados (Clique aqui).

______

Migalhas Clipping

CartaCapital

"A receita federal morde 600 políticos - Governadores, ex-governadores, senadores, deputados e ex-ministros de FHC, multados pelo Leão em R$ 45 milhões. E tem mais."

Época

"O governo Lula mostra a cara - Antonio Palocci, homem forte do novo governo - Previdência : 'Trabalhadores e empresários vão ter de ceder para todo mundo ganhar' - Política econômica : 'Não somos parecidos com Malan' - Dinheiro: 'Combate à inflação é prioridade'."

Veja

"A poderosa Gisele - A brasileira que virou padrão mundial de beleza agora é alvo de fúria dos ecologistas"

Exame

"3 passos para uma aposentadoria tranqüila"

IstoÉ

"Lavanderia Nordeste - Ex-funcionário da casa de câmbio revela, na Procuradoria da República, como pol;iticos e empresários mandam dinheiro sujo para fora do Brasil"

The New York Times - EUA

"Arms Inspectores Set to Begin"

Financial Times - Americas

"Alcan buys packaging unit from Norsk Hydro"

Corriere Della Sera - Itália

"Arte e tecnologia, ecco la nostra doppia carta vincente'

Le Monde - França

"Crédit lyonnais : l'Etat vend ses parts aux enchères" (24/11/02)

Público - Portugal

"Maré Negra na Galiza Afecta - 400 quilómetros de Costa"

Clarín - Argentina

"Independiente empató y ya se siente campeón"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"PT quer mudar o conceito de carro popular para baixar o preço"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Relação entre Lula e PT entra na semana decisiva"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"PSDB cria grupo para fiscalizar gestão de Lula"

O Globo - Rio de Janeiro

"Proposta do PT para IR é criticada até por aliados"

Estado de Minas - Belo Horizonte

"Alvará da PBH custa até R$ 8 mil"

Correio Braziliense - Brasília

"Sindicatos e PT não se entendem sobre a reforma trabalhista"

O Popular - Goiânia

"Caso Pedrinho - Polícia vai pedir DNA de Roberta"

Diário Catarinense - Florianópolis

"Escolas estaduais abrem matrículas"

Zero Hora - Porto Alegre

"Acidentes matam pelo menos 27 em três dias no Estado"

Jornal do Commercio - Recife

"O Natal vai sair caro"

O Povo - Fortaleza

"Violência no Ceará - 22 homicídios no fim de semana"

O Imparcial - São Luís

"Índios nas garras do tráfico"

_______________

Migalhas de Peso

A pensão alimentícia no Direito brasileiro

  • Antônio Ivo Aidar
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais

  • Mário Gonçalves Júnior
  • Demarest e Almeida Advogados

  • Walter Douglas Stuber e Adriana Maria Gödel Stuber
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados

  • Carolina de O. Martins
  • Pinheiro Neto Advogados

  • Stanley Martins Frasão
  • Homero Costa Advogados

  • Prof. Edson O Dwyer
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados

  • Adriana Gravina Stamato de Figueiredo
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados

  • Renata Homem de Melo e Renata Cruz Simon
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais

  • Pedro Anan Jr.
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados

  • Fernando R. de Almeida Prado, Tiago A. D. Themudo Lessa e Adriano Spina
  • Pinheiro Neto Advogados

  • Carlos Eduardo Corrêa Crespi
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
___________

Apoiadores :

  • Tess Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni, Cunha e Matos Advogados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O'Dwyer
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados
  • Pinheiro Neto Advogados
  • Preto Villa Real Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
_______________________***______________________

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Marco Aurélio Mello

Migalheiro desde 2014

Ricardo Penteado

Migalheiro desde 2008

Vantuil Abdala

Migalheiro desde 2008

Sérgio Roxo da Fonseca

Migalheiro desde 2004

Gilberto Bercovici

Migalheiro desde 2007

Maria Berenice Dias

Migalheira desde 2002

René Ariel Dotti

Migalheiro desde 2006

Teresa Arruda Alvim

Migalheira desde 2006

Roberto Rosas

Migalheiro desde 2015

Lenio Luiz Streck

Migalheiro desde 2005

Miguel Reale Júnior

Migalheiro desde 2003

Abel Simão Amaro

Migalheiro desde 2004

Publicidade