sexta-feira, 23 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

Migalhas nº 600

Segunda-feira, 20 de janeiro de 2003 - nº 600 - Fechamento às 6h52.

"Enfim, cheia, serena, pura,
Como uma hóstia de luz erguida no horizonte,
fazendo levantar a fronte
Dos poetas e das almas amorosas,
Dissipando o temor nas consciências medrosas
E frustrando a emboscada a espiar na noite escura,
- A Lua
Assoma à crista da montanha"

Manuel Bandeira (1886-1968)

Banhado de luar

 

A primeira Lua cheia do ano, que neste fim de semana enamorou todos, ainda fulgurava no negrume da noite quando começamos a catar as migalhas deste nosso sexcentésimo informativo.

________

 

Requentando

 

As revistas semanais falam da declaração do presidente do STF na semana passada. Em entrevista a'O Estado de S. Paulo na quarta-feira, Marco Aurélio havia dito que a reforma da Previdência só seria possível, nos moldes que se apresenta, "se houver uma revolução do poder constituinte originário."

 

Relembrando

 

O jornal paulista daquela quarta-feira circulou com a seguinte manchete, em garrafais letras : "Previdência só muda com revolução, diz Mello." Depois, na quinta e na sexta, em editorial, o Estadão criticou violentamente o presidente do STF.

 

Barulho demais

 

Na verdade, o caso serviria apenas para recrudescer a discussão acerca do Direito Adquirido. Isto é, se a expectativa de adquirir Direito deve ser respeitada como se Direito adquirido fosse.

 

Opinião

 

O que você, leitor de Migalhas, acha sobre isso. Envie também sua opinião : migalhas@migalhas.com.br

 

Veja o que diz a Veja

 

Todas as revistas falam sobre isso. A revista Veja levou o caso para a capa (v. Migalhas Clipping). Em editorial, Veja diz que "o ministro Marco Aurélio Mello revela com freqüência inadequação com as liturgias da corte constitucional brasileira."

 

Mais

 

O site Consultor Jurídico também fez longa reportagem sobre o caso, trazendo declarações de advogados defendendo o presidente do STF. (clique aqui)

Nomes...

Diante das crises envolvendo o STF e o Planalto, reforça-se a idéia de que as indicações de três novos ministros na Corte sejam de nomes bem afinados com o governo. O jornal Valor Econômico fala em alguns prováveis nomes como o da ex-procuradora-geral de MG, Carmen Lúcia Antunes Rocha, da juíza federal do RJ, Salete Maccalóz, e da professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro.

...e mais nomes

Nos últimos dias surgiram dois novos nomes : o do constitucionalista sergipano, Carlos Brito, ligado ao grande Paulo Bonavides e do ex-presidente da OAB/SP, João Piza.

_______________

Good news, ou melhor, boas novas

 

A revista Época traz reportagem mostrando que companhias que estavam em mãos estrangeiras estão sendo recompradas por brasileiros. A revista usa (sem querer fazer trocadilho - USA) o caso da aquisição do Bradesco - que comprou o BBVA - como exemplo da renacionalização das empresas.

 

"O brasileiro não se sente mais intimidado. De repente caiu a ficha de que ele não pode mais ser passivo." Isabel Franco, escritório Demarest e Almeida Advogados

 

____________

 

Thibaut x Savigny

 

A revista CartaCapital levanta a discussão sobre os benefícios e malefícios da codificação.

 

"O sistema de códigos serve para dificultar a violação do regime jurídico nacional, mas acredito que marcharemos para uma estrutura na qual as leis vão formar blocos, frações do Código Civil. Essa é uma discussão que vem ganhando corpo em várias nações." Professor Goffredo da Silva Telles Jr.

Veja a reportagem na íntegra, clique aqui.

 

___________

 

Lula, FHC e as MPs

 

Como já é sabido, a MP 104, recém editada, revogou o artigo 374 do novo Código Civil. Alguns ciosos advogados lembram que uma das críticas do novo governo em relação ao anterior era o uso antidemocrático das MPs.

 

MPs : a indumentária do despotismo

 

Neste sentido, a advogada cearense Raquel Cavalcanti Ramos Machado, membro do Instituto Cearense de Estudos Tributários, em brilhante artigo no jornal Diário do Nordeste, assevera que "é preciso que a sociedade se insurja de pronto, para que a edição de MP`s não seja novamente uma habitualidade do governo, habitualidade esta difícil de combater, apesar dos graves males que traz para a democracia." (Clique aqui)

De olho neles

A semana que se inicia vai dar uma indicação de como o novo governo deve levar adiante sua opção pela ortodoxia econômica. Será realizada a primeira reunião do Copom para definir a taxa básica de juros, hoje de 25% ao ano.

Redução ou crítica

A decisão do Copom, se não for por uma redução da taxa Selic, certamente vai provocar reações críticas no Fórum Social Mundial, que começa na quinta-feira, em Porto Alegre.

Lama americana atinge o País

O jornal Folha de S. Paulo afirma que alguns dos escândalos corporativos que abalaram os EUA envolveram o uso de ativos e atividades no Brasil na maquiagem de balanços, geração de lucros fictícios e omissão de prejuízos. Segundo a Folha, as irregularidades estão expostas em ações judiciais e administrativas movidas desde 2001 pela SEC contra as companhias e seus executivos. Os papéis mostram fraudes que vão desde o fornecimento fictício de equipamentos ao governo brasileiro à invenção de ''assinantes fantasmas'' de TV a cabo no país.

Banco para Mercosul

Já está nas mãos dos ministros Antonio Palocci e Celso Amorim um projeto de criação de um banco de fomento para o Mercosul.

Planos de Saúde investigados

A ANS anunciou a aplicação de multas a 26 operadoras de planos de saúde, como resultado, em primeira instância, do julgamento de processos administrativos instaurados por sua fiscalização.

Leão turco

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirma em entrevista ao jornal O Globo de hoje que é contra novas correções na tabela do IR.

Proposta

Matéria hoje do jornal Valor Econômico informa que a International Bar Association, instituição que reúne 16 mil advogados e 180 Ordens de Advogados do mundo, enviou à Securities and Exchange Commission - a CVM americana - propostas à regulamentação da Lei Sarbanes-Oxley no tocante à atuação de advogados estrangeiros. A IBA apóia a Sarbanes-Oxley no que ela quer combater e prevenir.

"Mas a instituição deixa claro que não aceita que uma agência executiva dos EUA se transforme numa reguladora internacional do direito" Jorge Nemr, escritório Leite, Tosto e Barros Advogados Associados S/C

Sem correção

A CVM não pretende reintroduzir a correção monetária nos balanços das companhias brasileiras. A posição conta em ofício recém divulgado pela autarquia.

Migalhas dos leitores

"Sobre a opinião do advogado Alfredo Ruy Barbosa sobre as agências reguladoras (Migalhas nº599 - 17/1/03 - Agências Reguladoras), acredito ser discutível a autonomia das agências reguladoras, com mandatos fixos dos seus dirigentes, uma vez que isso faz com que estes órgãos possam se transformar em um quarto poder, o que retiraria do Poder Executivo o seus poder de adotar políticas. Isso seria um desrespeito à Democracia, pois o povo vota em governantes para tomar decisões, sejam políticas ou técnicas, e não em membros de Agências." Tarso Cabral Violin - Zênite Consultoria em Administração Pública

 

Limitadas e S/As

 

As mudanças que o novo Código Civil operou em relação às empresas, principalmente as limitadas, ainda não foram digeridas pelo meio jurídico. Visando instruir os profissionais do Direito, a Mission está organizando uma palestra com a professora Maria Eugênia Finkelstein. O evento será no próximo dia 12/2. Saiba como participar, por meio da coluna de Eventos do site Migalhas. (Clique aqui)

 

Oportunidade

 

Para promover ainda mais o debate sobre o tema, a Mission está oferecendo uma vaga no evento para sorteio entre os leitores. Veja como participar, clique aqui.

Hussein e o exílio

Para evitar uma guerra, o ditador Saddam Hussein e outras importantes autoridades iraquianas poderiam receber imunidade para possíveis processos por crimes de guerra caso partam para o exílio. Pelo menos esta foi a afirmação feita pelo secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld. O assunto é manchete dos jornais norte-americanos.

Sol nascente

As falências de empresas no Japão atingiram o segundo maior patamar do pós-guerra em 2002.

Volta às aulas

O rodízio de carros voltou a vigorar hoje em SP.

Fugere

Cerca de 50 presos fugiram esta madrugada em Bangu.

Colônia Cecília

Zélia Gattai está deixando a casa onde morou 40 anos com Jorge Amado, no Rio Vermelho, na capital baiana. O local será transformado num memorial ao escritor.

Efeméride

Hoje é dia de São Sebastião.

_____

Migalhas Clipping

Veja

"Ninguém quer largar o osso - Os militares e juízes fazem pressão para manter aposentadorias privilegiadas - Mas, sem a reforma, o Brasil quebra"

CartaCapital

"E então, vamos começar a distribuir - Pesquisa InterScience mostra que o brasileiro das classes média e baixa acredita na melhora de sua vida"

IstoÉ

"O Brasil está na moda - Clima de otimismo, prestígio internacional e um novo nacionalismo nas ruas: brasileiros redescobrem o amor pelo País"

IstoÉ Dinheiro

"China - A nova fronteira do lucro para o Brasil"

Época

"Morte aos 10 anos - A morte do menino Felipe, de 10 anos, vítima da tragédia das chuvas em Belo Horizonte, depois de Ter sobrevivido a dois deslizamentos, mostra as péssimas condições de vida dos brasileiros mais humildes"

The New York Times - EUA

"Exile for Hussein May Be na Option, U.S. Officials Hint"

Financial Times - Americas

"US business schools lose out in FT ranking"

The Washington Post - EUA

"U.S. Officials Welcome Exile for Saddam Hussein"

Le Monde - França

"Bush menace, les anti-guerre défilent"

Le Figaro - França

"Irak : la mise en garde de Chirac à Bush"

Corriere Della Sera - Itália

"Le carte di Previti: accuse a giornali e pm"

Clarín - Argentina

"El primer Superclásico fue para Boca"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Inspetores da ONU dão última chance ao Iraque"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Dez caminhões roubados por dia"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Faculdades privadas são as 2 maiores em alunos"

O Globo - Rio de Janeiro

"Governo deixará tabela do IR sem correção este ano"

Estado de Minas - Belo Horizonte

"Poder público falha ao levar medicamento a doentes"

Correio Braziliense - Brasília

"Lula proíbe ministros de se promoverem com verba pública"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Justiça paralisa a Compagás"

Zero Hora - Porto Alegre

"Ministro dos Transportes garante que tem verba para duplicar a BR-101"

Correio da Bahia - Salvador

"Comércio espera vender mais com o retorno às aulas"

Diário de Cuiabá - Cuiabá

"PT lança Ságuas para concorrer à presidência da Assembléia"

Jornal do Commercio - Recife

"Violência ofusca o brilho da Refifolia"

O Povo - Fortaleza

"Vida & Arte - Festival vai ficar na história"

__________________

Apoiadores :

  • Pereira Martins Advogados Associados
  • Pinheiro Neto Advogados
  • Preto Villa Real Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Tess Advogados
  • Thiollier e Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Veirano Advogados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Bueno e Advogados Associados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Bottallo e Gennari Advogados
  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Luís Roberto Barroso & Associados
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • Moro e Scalamandré Advocacia S/C
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O'Dwyer
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
__________

Fontes

Indique amigos

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS

Yago Oliveira

Migalheiro desde 2017

Alberto Camiña Moreira

Migalheiro desde 2019

Daniel Sebadelhe Aranha

Migalheiro desde 2020

Helena Soriani

Migalheira desde 2018

Marina Freire

Migalheira desde 2020

Andrew Laface Labatut

Migalheiro desde 2012

Guilherme de Souza Nucci

Migalheiro desde 2018

Richard Blanchet

Migalheiro desde 2019

Rômulo Moreira Torres

Migalheiro desde 2005

Alliny Burich da Silva

Migalheira desde 2020

Fernanda Neves Piva

Migalheira desde 2020

Mauricio Lins Ferraz

Migalheiro desde 2020

Publicidade