sexta-feira, 30 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

Migalhas nº 637

Segunda-feira, 17 de março de 2003  - nº 637 - Fechamento às 8h17.   

 

 

"O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis"

 

Platão (428-348? a.C.)

 

 Assassinato

 

A morte do juiz de Presidente Prudente, Antônio José Machado Dias, chocou o País neste fim de semana. Atentados contra membros do Judiciário são "ainda" raros no Brasil.

 

História

 

Supõem informantes de Migalhas que o último magistrado paulista morto em razão de suas funções tenha sido o dr. Pacífico Gomes de Oliveira Lima, assassinado em Olímpia nos anos 30 por uma fazendeira descontente com a decisão do juiz em caso de seu interesse.

 

Atentados

 

Tempos depois, em fins de 40, o dr. Hely Lopes Meirelles, juiz de Ituverava, sobreviveu milagrosamente a balaços no abdômen, disparados em pleno fórum pelo oficial do Exército e advogado Chrysógono de Castro Corrêa, o mesmo que, em 1952, em sessão da Câmara Criminal do TJ/SP, atirou contra os desembargadores Paulo O. Costa, B. Alípio Bastos e Odilon da Costa Manso. Nenhum destes foi ferido; Chrysógono, preso em flagrante ainda no Palácio da Justiça, acabou seus dias na Penitenciária do Estado.

 

Mandantes

 

A PF tem fortes indícios de que o crime praticado em Presidente Prudente tem o dedo do PCC. Primeiro porque sábado foi 15.3.03 e o símbolo da organização criminosa é 1533. Segundo porque o carro usado no atentado havia sido furtado antes da ida de Beira-Mar para Presidente Bernardes, o que demonstra que o crime já vinha sendo planejado e praticamente descarta a participação de Beira-Mar no caso.

 

Transferência

 

O TJ/SP estuda centralizar todas as varas de execuções penais do Estado para a Capital.

 

AMB

 

A AMB vai apresentar no Congresso um novo projeto de lei que torna mais pesadas as penas para crimes contra autoridades que detenham funções de prevenção, combate e julgamento de crimes, bem como de fixação e execução de penas criminais.

 

Suspeita

 

A Secretaria de Administração Penitenciária do RJ e a OAB/RJ se uniram para impedir que advogados sirvam de pombos-correio de criminosos presos no Complexo Penitenciário de Bangu. Dezenove defensores de traficantes da quadrilha Beira-Mar estão sob suspeita.

____________

 

Dia "D"

 

O CS  da ONU se reúne hoje a portas fechadas para discutir o agravamento da crise do Iraque.

 

True and lie

 

Bush afirmou que hoje é o "dia da verdade". Já Saddam classificou como "uma grande mentira" as acusações de que o Iraque tem armas proibidas. Saddam afirmou, rindo, que pode até construir  armas para que os EUA as destrua, pois no momento não as têm.

 

FHC e a guerra

 

A revista Veja, em suas tradicionais páginas amarelas, traz entrevista com FHC. O ex-presidente, aclimatando-se nos trópicos depois de uma temporada na França, comenta qual deve ser a posição do Brasil numa eventual guerra. Ele afirma : "não acho que seja do interesse nacional nos arriscarmos além do que podemos. Não nos serve ir para o cenário internacional cheios de vontades e verdades, mas sem o poder de fazer. O presidente francês, Jacques Chirac, pode chegar lá e dizer: 'Eu veto'. Nós não temos esse poder. Isso dá uma confusão danada."

 

Açúcar no ministério

 

Lula sonha com Abílio Diniz no Ministério da Segurança Alimentar e Combate à Fome no lugar de Graziano.

 

Agências reguladoras na berlinda

 

A revista Veja comenta o imbróglio gerado na última semana entre Governo e a autonomia das agências reguladoras. De acordo com a revista, o Governo quer "recuperar o controle sobre as agências para interferir nas tarifas dos serviços públicos."

 

"Baba baby"

 

Em artigo na Folha de S. Paulo o polêmico deputado federal do PT, o cabeludo Babá, critica o governo. Segundo ele, "Sob o argumento de combater a inflação, Palocci e Meirelles aumentaram os juros, dando um bom presente aos banqueiros, principais detentores dos títulos públicos, e abrindo, assim, o caminho à recessão, que aumenta o desemprego e a fome."

 

Afiando a guilhotina

 

O Conselho de Ética do Senado faz amanhã a primeira reunião do ano e analisa o pedido da bancada do PT de abertura de investigação contra ACM. Desta vez o pedido deverá ser aprovado.

 

Nota direto da Bahia

 

O Instituto do Advogados da Bahia entrou em contato com Migalhas para veicular nota sobre o caso dos grampos. Veja o que pensam os causídicos baianos sobre o assunto, lembrando que um dos grampeados era advogado. (Clique aqui)

 

Grampos e microfones

 

O MJ prepara projeto de lei sobre gravações e uso de microfones para conter a margem de abusos que se tornaram rotina. Veja o que diz o editorial do JB sobre o assunto. (Clique aqui) 

  

Juros em contratos - Revisão judicial

 

A 2a Seção do STJ decidiu que os juros remuneratórios previstos em contratos de mútuo só podem ser modificados pela via judicial quando houver provas de que são abusivos. A decisão reflete o entendimento favorável da Corte à aplicação do CDC às relações bancárias.

 

Juros

 

STJ: Juros bancários são considerados abusivos apenas quando superam taxa de mercado. (Clique aqui)

 

Um prêmio para o STJ

 

A assessoria de imprensa do STJ divulga hoje a seguinte nota : "Segurado tem direito ao prêmio do seguro do carro mesmo que tenha pago parcela em atraso" (Clique aqui). Bem sabem os leitores de Migalhas que ao invés de "prêmio" o correto seria indenização.

 

Desistência

 

De acordo com decisão do STJ, o vendedor de imóvel só pode desistir do negócio se houver cláusula expressa no pré-contrato. (Clique aqui)

 

A importância das consultas administrativas

 

Mário Comparato e Daniela Spigolon Loureiro, advogados do escritório Manhães Moreira, dissertam hoje no site Migalhas sobre as consultas administrativas. Veja a opinião dos causídicos.  Para eles, é um importante instrumento de proteção ao contribuinte. (Clique aqui)

 

SP tipo exportação

 

O Estado de SP vai ganhar seu próprio ministério da exportação. O Estado porá em prática várias medidas para desenvolver as exportações paulistas, que começam com a criação do Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Cericex).

 

MP 83

 

A MP 83 estabeleceu novas regras com vistas ao fortalecimento e maior abrangência da cobertura e do atendimento do Regime Geral da Previdência Social. Hoje em artigo nas Migalhas de peso advogadas do escritório Pinheiro Neto explicam melhor as mudanças. Maria Teresa Leis Di Ciero e Cristiane Ianagui Matsumoto assinam o texto. (Clique aqui)

 

Reforma do Judiciário - I

 

Carlos Alberto Di Franco fala no Estadão de hoje que "A reforma do Judiciário não pode ser postergada. Afinal, a primeira vítima é o prestígio da Justiça. Juízes imobilizados por uma desumana enxurrada de processos e tribunais paralisados pela indústria de recursos desgastam a imagem da instituição."

 

Reforma do Judiciário - II

 

Os presidentes do STJ, Nilson Naves, e do TST, Francisco Fausto, defenderam na última sexta, em Ribeirão Preto, que a reforma do Judiciário seja "fatiada".

 

Proposta alvissareira

 

Sem delongas, a desembargadora do TJ/RS Maria Berenice Dias faz uma proposta para melhorar o Judiciário, em artigo nas Catadas a dedo. Sem nenhum cooperativismo, Maria Berenice afirma que "Urge a criação da Ouvidoria da Justiça, com a finalidade específica de buscar uma rápida prestação jurisdicional." Veja a opinião da desembargadora, na íntegra, no site Migalhas.(Clique aqui)

 

_______ 

 

Nota 

 

O jornal Folha de S. Paulo ontem veiculou a seguinte nota :  

"Lista de apoio

 

Advogados de SP militantes da causa dos direitos humanos trabalham para emplacar Dyrceu Cintra no STF. Juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil e fundador da Associação dos Juízes para a Democracia, Cintra tem o apoio de Goffredo da Silva Telles, de Hélio Bicudo e de Dalmo Dallari, entre outros."

Migalhas já estava em contato com o dr. Dyrceu, que prepara um artigo para os leitores, oportunidade em que todos poderão conhecer melhor o magistrado que vem sendo cotado para assumir uma vaga no STF.

______ 

 

Sorteio

 

Saíram os ganhadores dos livros oferecidos pela advogada Raquel Ramos Cavalcanti Machado do ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários.

 

A ganhadora da obra "As Contribuições no Sistema Tributário Brasileiro" foi :  

  • Eugênia Cristina Cleto Marolla - da Ford Motor Company (Clique aqui)

E o ganhador da obra "Problemas de Processo Judicial Tributário" foi : 

  • Ayrton de Souza - do Ministério Público Federal - Procuradoria da República em Santa Catarina (Clique aqui) 

_______

 

Saiu também o ganhador da vaga oferecida pela Mission para participação do Seminário "As Mudanças no Novo Código Civil - Suas Causas e Efeitos". A ganhadora foi : 

  • Beatriz Veiga Carvalho do escritório Pinheiro Neto Advogados (Clique aqui)

_______

 

Ainda há vagas para serem sorteadas. Para concorrer é preciso preencher um breve cadastro.

 

Vaga nos cursos do Ibmec - (Clique aqui)

 

Vaga oferecida pela Brain Company no evento "Funding Imobiliário" - (Clique aqui)

 

Vaga oferecida pela Internews no evento "Governança corporativa e lei Sarbanes-Oxley" - (Clique aqui)

 

___________

 

Artigo - I

 

Holden Macedo da Silva,  Defensor Público da União, fala hoje no JB.  (Clique aqui)

 

Artigo - II

 

Em artigo hoje no Correio Braziliense Damásio E. de Jesus fala sobre Foro por prerrogativa de função. (Clique aqui)

 

________

 

Migalhas esportivas

 

Gustavo Kuerten foi atropelado pelo australiano Lleyton Hewitt na final do Masters Series de Indian Wells. Em pouco mais de 80 minutos, o número um do mundo, marcou 2 sets a 0, com 6-1 e 6-1.

 

Outro atropelamento aconteceu ontem em SP. Corinthians 3 x 2 São Paulo. Os são- paulinos prometem vir como uma carreta no próximo jogo e passar por cima do Timão. 

_________________

 

"É de interesse do mundo jurídico ?"

 

Então está em www.migalhas.com.br 

 

______________ 

 

Migalhas Clipping

Veja

"O erro de Bush - Tratar essa guerra como uma cruzada do bem contra mal"

Exame

"A reinvenção da Natura - Ao usar a biodiversidade e subverter parte dos dogmas gerenciais, a Natura se reinventa"

Época

"O romance de US$ 3 bi: Athina Onassis, de 18 anos, herdeira da fortuna de US$ 3 bilhões do avô, o armador grego Aristóteles Onassis, vive uma grande paixão com o cavaleiro brasileiro Doda Miranda, de 30 anos"

Isto é

"Cirurgia plástica"

Primeira Leitura

"A democracia dele - Governo sataniza as agências reguladoras, símbolos do moderno Estado democrático, ameaça reeditar o nefasto Conselho Interministerial de Preços e, de quebra, tenta submeter informação pública ao crivo de um general"

The New York Times - EUA

"Leaders Declare That Diplomatic Effort at U.N. Ends on Monday"

El Pais - Espanha

"Francia, Alemania, Rusia y China rechazan un ataque pese al ultimátum de EE UU "

The Guardian - Reino Unido

"Hain spells out price for backing Blair"

The Washington Post - EUA

"U.S. Officials Make It Clear: Exile or War"

Frankenpost - Alemanha

"300 000 Besucher zur CeBIT-Halbzeit "

Le Figaro - França

"l'utimatum de Bush à l'ONU"

Público - Portugal

"Bush Avisa a ONU Que Hoje É "o Momento da Verdade"

Clarín - Argentina

"Llegó la hora de la verdad, dijo Bush"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

" É hoje a 'hora da verdade', diz Bush "

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Chegou a hora da verdade"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"É hoje o dia da verdade, diz Bush"

O Globo - Rio de Janeiro

"Bush dá um dia para a ONU achar saída para o Iraque"

Estado de Minas - Belo Horizonte

"Bush dá prazo de 24 horas para Saddam se desarmar"

Correio Braziliense - Brasília

"Cúpula do PT garante apoio dos radicais para o governo"

Zero Hora - Porto Alegre

"Bush avisa que hoje será o "momento da verdade" para o mundo"

O Estado do Paraná - Curitiba

"MP contra foro privilegiado"

Correio da Bahia - Cidade do Salvador

"Bush diz que hoje é 'dia da verdade'"

O Povo - Fortaleza

"Bush dá novo ultimato a Saddam"

_________

 

Apoiadores :

  • Pereira Martins Advogados Associados -  Prof. Eliezer Pereira Martins
  • Pinheiro Neto Advogados 
  • Preto Villa Real Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
  • Tess Advogados
  • Thiollier e Advogados
  • Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Veirano Advogados
  • Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Bueno e Advogados Associados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Bottallo e Gennari Advogados
  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
  • Luís Roberto Barroso & Associados
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Manhães Moreira Advogados Associados
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • Moro e Scalamandré Advocacia S/C
  • Muylaert e Livingston Advogados
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O'Dwyer 
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
_________________
 
 

Indique amigos

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Fernando Salzer e Silva

Migalheiro desde 2016

Jones Figueirêdo Alves

Migalheiro desde 2011

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020

Gilberto Bercovici

Migalheiro desde 2007

Celso Cintra Mori

Migalheiro desde 2005

Carla Domenico

Migalheira desde 2011

Rogério Pires da Silva

Migalheiro desde 2005

Jeniffer Gomes da Silva

Migalheira desde 2020

Sílvio de Salvo Venosa

Migalheiro desde 2019

Luís Roberto Barroso

Migalheiro desde 2003

Anna Carolina Venturini

Migalheira desde 2014

Carlos Barbosa

Migalheiro desde 2019

Publicidade