sábado, 31 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

Migalhas nº 669

Segunda-feira, 5 de maio de 2003  - nº 669 - Fechamento às 7h52.      

 

"Quem é o juiz do Supremo Tribunal Federal ? Um só é possível reconhecer: a opinião pública, o sentimento nacional. Na escala das instâncias, na dos meios de reparação, sobre que se funda a ordem judiciária, contando com a possibilidade do erro, chega-se, evidentemente, a um termo. Neste reside o último juiz, de que não é licito apelar senão para a opinião, a que tudo cede, a do povo em suas livres manifestações."

 

Rui Barbosa

 

 

A notícia do dia

 

Os novos ministros do STF.

 

O Globo : Lula deve assinar até amanhã as indicações dos 3 novos ministros do STF. Com um currículo considerado brilhante pelo governo, o procurador da República Joaquim Benedito Barbosa tem sua indicação dada como praticamente certa, junto com o professor Carlos Ayres de Brito, de Sergipe. O terceiro nome mais cotado para completar o trio é o do desembargador Cesar Peluso, de SP, o preferido do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que vem assessorando Lula na seleção dos ministros.

 

"Nos últimos dias, Lula recebeu ainda uma nova sugestão. O ministro Sepúlveda Pertence, presidente do TSE e integrante do Supremo, entregou a Lula recomendação assinada pelo jurista Raymundo Faoro, pedindo a nomeação do advogado Luís Roberto Barroso."

 

 

Estadão : Lula deverá anunciar hoje os nomes dos 3 juristas escolhidos por ele para ocuparem cadeiras no STF. Se não surgir nenhuma surpresa de última hora, os indicados para as vagas de ministros do STF deverão ser o desembargador paulista Cézar Peluso, o advogado sergipano Carlos Ayres Brito e o procurador da República no Rio de Janeiro Joaquim Barbosa.

 

_______

 

Nova polêmica

 

A jornalista Dora Kramer em artigo ontem publicado no JB e Estadão divulgou trechos de uma entrevista do presidente do STJ, ministro Nilson Naves. O artigo já repercute no meio jurídico. Veja abaixo duas migalhas do artigo : 

"O presidente do STJ, ministro Nilson Naves, não deixa por menos: acha que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, age em favor dos interesses corporativos da OAB quando considera imprestável a reforma do Judiciário que está no Congresso e defende o controle externo para a Justiça. 

"A reforma que está no Congresso prejudica o mercado de trabalho dos advogados e, por isso, é combatida pelo Ministério da Justiça, hoje comandado pela OAB", diz o ministro, referindo-se ao fato de Thomaz Bastos ter longa carreira no exercício da advocacia."  

 

Resposta

  

Rubens Approbato Machado, sem deixar o artigo esfriar, divulgou nota em pleno domingo classificando de ofensivas as declarações do presidente do STJ.

 

______

 

De peso

 

Esta semana Migalhas publicará uma série de artigos assinados pelo ex-ministro da Justiça, e professor-titular da Faculdade de Direito da USP, dr. Miguel Reale Júnior., em parceria com outros advogados do escritório Reale Advogados Associados.

 

O primeiro trabalho consiste num alerta para os empresários que devem ficarem atentos a possíveis "armadilhas" que surgem com o cruzamento de leis, termos e normas que regulam a área ambiental. Este artigo é assinado em conjunto com o advogado, professor de Direito Criminal da USP e da PUC, Eduardo Reale Ferrari. (Clique aqui)

________________

 

Mexendo na Previdência

 

A contribuição dos inativos é o tema do momento. Em temas polêmicos, nada pode ser melhor do que ouvir especialistas. Assim, ouçamos o ilustre dr. Hugo de Brito Machado. (Clique aqui)

 

Mexendo nas Agências Reguladoras

 

Em artigo publicado em destaque hoje no jornal O Globo o advogado Alfredo Ruy Barbosa, do Veirano Advogados, fala sobre as agências reguladoras. De acordo com o causídico, "Um dos grandes desafios que o Estado moderno hoje enfrenta consiste na tarefa de regular e fiscalizar o mercado econômico, respondendo às suas exigências em tempo real por meio de um processo decisório veloz e objetivo. Nesse contexto é que o Congresso Nacional criou as agências reguladoras, dando-lhes um formato administrativo especial para o fim de implementar, com maior eficiência e agilidade, a tarefa de regulação econômica a cargo do Estado." (Clique aqui)

 

Isenção

 

O TST isentou uma empresa por atraso na quitação de rescisão. (Clique aqui)

 

Lista negra

 

A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho divulgará um cadastro com informações sobre juízes do Trabalho que foram punidos por irregularidades cometidas durante o exercício da função nos últimos dez anos.

 

Questionando a Justiça

 

A Folha de S. Paulo de hoje publica matéria afirmando que a Justiça do Trabalho se transformou na Justiça dos desempregados. Segundo o jornal, "pelo menos 80% dos processos que chegam às mãos dos juízes trabalhistas -quase 2 milhões por ano- são movidos por quem está sem emprego."

 

De outro lado

 

Para o prof. Jorge Luiz Souto Maior, a história da humanidade tem assistido não sem pesar o custo que lhe tem causado certas idéias, que não se preocupam com a realidade. Para ele, é o caso presente do debate em torno do Direito do Trabalho no Brasil. (Clique aqui)

 

La garantia

 

Em entrevista ao jornal "La Nación", o vice-ministro de Relações Exteriores da Argentina, Martín Redrado, disse que se reunirá hoje em Brasília com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para discutir o assunto.

 

CVM

 

A revista Veja desta semana divulga a seguinte nota : A equipe econômica trabalha com a hipótese de que Luiz Leonardo Cantidiano não vai concluir seu mandato na presidência da CVM."

 

Negócio

 

Já é quase realidade a entrada da Cargill na Sadia, avaliada em US$ 700 milhões.

 

Lixo na Justiça

 

O jornal "Agora" entrou na Justiça com MS,  e obteve liminar, para que a Prefeitura de SP forneça os estudos realizados para definir as faixas de cobrança sugeridas aos contribuintes na taxa do lixo.

 

Fiesp

 

A Fiesp vai criar um indicador de produtividade para medir o grau de eficiência das indústrias instaladas no pólo joalheiro de São José do Rio Preto/SP.

 

Controle externo - opinião

 

O editorial do jornal O Estado de S. Paulo de hoje fala sobre o controle externo do Judiciário. Segundo o matutino, "é preciso se aperfeiçoar muito esse mecanismo de controle externo, para atender ao que a sociedade brasileira espera, com crescente impaciência, da sua Justiça, em termos de presteza, de eficiência, de isenção e - por que não dizer, à luz de certos episódios recentes - de confiabilidade." (Clique aqui)

 

Artigo

 

Eduardo Graeff  na Folha de S. Paulo de ontem dizia que "as indicações que o presidente da República fará para o STF podem ser trunfos decisivos para o avanço das reformas. Ou podem ser cartas perdidas, se acabarem contemplando figuras mais propensas a ler as disposições constitucionais contraditórias pela lente de interesses corporativos."

 

Movimento Antiterror

 

Um grupo de 25 advogados, juízes e promotores criou na semana passada, em reunião no escritório de Arnaldo Malheiros Filho, um movimento contrário ao pacote de leis que o governo Lula apresentou como solução para combater a criminalidade no País. O movimento que recebeu o nome de Antiterror, é contra as propostas de endurecimento das leis penais. Fazem parte do movimento, entre outros :  Arnaldo Malheiros Filho, René Dotti, Miguel Reale Jr., Luiz Fernando Sá e Souza Pacheco e Sonia Ráo.

 

Artigo

 

Artigo de Damásio E. de Jesus : Imputação objetiva e crimes culposos. (Clique aqui)

 

Aclaratórios

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação aprovou proposta do deputado José Roberto Batochio, ampliando de dois para cinco dias o prazo para embargos declaratórios em processos criminais.

 

Migalhas dos leitores

 

"O governador em exercício, isto é, o secretário da segurança do Rio de Janeiro acaba de declarar, segundo a imprensa, que mandará os presos elaborarem fardas e tijolos para uso de policiais, o que será motivo de humilhação para os condenados. Se o ilustre infante consultasse o art 4, letra b, da lei federal 7.960/89 descobriria que constitui crime de abuso de autoridade impor a preso (isto é, pessoa sujeita à custódia do secretário da segurança) algo que importe em vexame ou constrangimento indevido." Adauto Suannes

 

Congresso

 

Os advogados Valdir Rocha, Fernando Jucá, Antônio Murta e Cesar Carvalho, do Veirano Advogados, participam, de ontem até quarta-feira, do maior congresso mundial de Propriedade Intelectual - o  International Trade Mark Association (INTA), que será realizado pela primeira vez fora dos EUA. Com a participação de mais de seis mil especialistas de diversos países, o Congresso acontece em Amsterdã e discutirá, ente outros temas, uso de nomes geográficos como marcas; disputas alternativas de nomes de domínio na internet; registro eletrônico de marcas em diversos paises; proteção de marcas notórias; proteção de rótulos e embalagens; importações paralelas e exaustão de direitos; combate à pirataria de marcas; licenciamento de marcas; caducidade de marcas por desuso.

 

Sorteio de obra

 

Sorteio em Migalhas da obra "Estrada de Luz - A História de Brasileiro de Deus", oferecido pelo autor, o Bacharel em Direito, professor e escritor, Alexandre Albagli Oliveira. Saiba mais sobre obra e inscreva-se para concorrer, clique aqui.

 

Sorteio de obras

 

Migalhas teve a honra de sortear nessa madrugada o último ganhador da obra  "A Velha Era do Novo - Visão sociopolítica do Brasil" oferecida pelo autor, o jornalista Gaudêncio Torquato. A felizarda foi: 

  • Simone Lopes Pereira, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Clique aqui)

Palestra

 

Dia 31/5 acontece ma Faculdade de Direito da USP uma palestra com a dra. Jutta Limbach, presidente mundial do Goethe-Institut e ex-presidente do Tribunal Federal Constitucional da Alemanha. Informações pelos telefones 11-3111.4017/4011.

 

Mudança

 

O escritório Leite, Tosto e Barros Advogados Associados atende a partir de hoje em suas belas e novas instalações, na rua dr. Renato Paes de Barros, 1017 - 5 andar - Itaim Bibi - S.Paulo/SP.

 

Presidente

 

O cardeal-arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, deve ser escolhido hoje presidente da CNBB.

 

___________________

 

Migalhas Clipping

 

Veja

 

"Sars - A epidemia que põe o mundo em pânico - O risco para o Brasil. Como você pode se defender do contágio. Por que a medicina não derrota as doenças infecciosas."

 

Época

 

"Depressão:Doença de difícil diagnóstico e tratamento complexo, a depressão ataca cada vez mais pessoas e se tornará uma questão de saúde pública"

 

IstoÉ

 

"A idade do respeito - Como lidar com nossos idosos e oferecer o carinho e o cuidado que eles merecem?"

 

CartaCapital

 

"Babenco e o fenômeno Carandiru - Os subúrbios e a periferia fazem o sucesso do filme. Artigos do diretor e do autor do livro, Drauzio Varella."

 

The New York Times - EUA

 

"Bush Shifts Focus to Nuclear Sales by North Korea"

 

El País

 

"El paro registrado bajó en abril en 61.620 personas"

 

Corriere della Sera

 

"Umiltà e rigore: consigli per l'esercizio del potere"

 

The Guardian - Reino Unido

 

"New twist in saga of missing millionaire as body is found in the sea"

 

The Washington Post - EUA

 

"Gun Firms Are on Verge Of Winning New Shield"

 

Frankenpost - Alemanha

 

"600 Mädchen bei Casting für «Marienhof»-Rolle"

 

Le Figaro - França

 

"Chirac et les contraintes de la popularité"

 

Clarín - Argentina

 

"River, con toda la punta"

 

Público - Portugal

 

"Sampaio aceita envio de tropas para o Iraque desde que haja algum mandato"

 

O Estado de S. Paulo - São Paulo

 

"EUA descartam ação em Cuba: regime cairá sozinho, diz Powell"

 

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

 

"Brasil pode sacar mais US$ 9 bilhões do FMI"

 

Folha de S. Paulo - São Paulo

 

"Reforma ignora déficit do INSS, que vai a R$ 24bi"

 

O Globo - Rio de Janeiro

 

"Governo reafirma política cultural apesar de críticas"

 

Estado de Minas - Belo Horizonte

 

"Mão-de-obra - Governo quer acabar com a farra das cooperativas"

 

Correio Braziliense - Brasília

 

"Empresas informais para reduzir emprego informal"

 

Zero Hora - Porto Alegre

 

"Planalto define plano de ação para aprovar reformas no Congresso"

 

O Estado do Paraná - Curitiba

 

"Teto salarial esbarra em aposentadoria de congressistas"

 

O Povo - Fortaleza

 

"Produtos ficam até 31% mais caros"

 

_______________

 

 

Apoiadores :

  • Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Veirano Advogados
  • Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
  • Advocacia Raul de Araujo Filho S/C
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Bueno e Advogados Associados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Bottallo e Gennari Advogados
  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados 
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Joyce Roysen Advogados
  • Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
  • Luís Roberto Barroso & Associados
  • Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Manhães Moreira Advogados Associados
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • Moro e Scalamandré Advocacia S/C
  • Muylaert e Livingston Advogados
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O'Dwyer 
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados -  Prof. Eliezer Pereira Martins
  • Pinheiro Neto Advogados 
  • Preto Villa Real Advogados
  • Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
  • Tess Advogados
  • Thiollier e Advogados
_____________
 

Indique amigos

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Abel Simão Amaro

Migalheiro desde 2004

Allan de Oliveira Kuwer

Migalheiro desde 2020

Roberto Rosas

Migalheiro desde 2015

Almir Pazzianotto Pinto

Migalheiro desde 2003

Selma Ferreira Lemes

Migalheira desde 2005

André Lucenti Estevam

Migalheiro desde 2020

Sérgio Roxo da Fonseca

Migalheiro desde 2004

Flávia Pereira Ribeiro

Migalheira desde 2019

Miguel Reale Júnior

Migalheiro desde 2003

Júlio César Bueno

Migalheiro desde 2004

Stanley Martins Frasão

Migalheiro desde 2002

Maria Berenice Dias

Migalheira desde 2002

Publicidade