sexta-feira, 23 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

Migalhas nº 699

Segunda-feira, 16 de junho de 2003  - nº 699 - Fechamento às 8h11.  

 

 

"Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência."

 

Carlos Drummond de Andrade

 

 

 

Quousque tandem, Lula, abutere patientia nostra?

 

Citando "O Velho e o Mar", de  Ernest Hemingway, Lula pediu paciência aos que querem rapidez nas reformas. "Ninguém tem mais paciência no mundo do que o pescador".  

 

À boca miúda I - No Planalto Central já se diz que as reformas de Lula são mesmo histórias de pescador.

 

__________

 

Mobilização

 

Juízes de todo o País realizam um dia de mobilização para discutir a proposta da reforma da Previdência. (Clique aqui) 

 

Debates

 

Os encontros serão uma preparação para a reunião convocada para amanhã pelo presidente do STF, Maurício Corrêa, com os presidentes de tribunais e de entidades da classe para fixar uma posição institucional do Judiciário sobre as prováveis mudanças no sistema previdenciário.

 

Pecados e pecadores

 

Na semana passada Lula comparou petistas que participaram da manifestação contra o governo a homens que se casam, mas saem com outras mulheres. Os manifestantes responderam perguntando ao Chefe da Nação o que ele pensa do recém casado que, depois de um namoro de vinte anos, jura fidelidade eterna e já na lua-de-mel comete o pecado da traição?

 

À boca miúda II - Nas largas avenidas do Plano Piloto, dizem também que o problema do presidente não são as metáforas, mas as metas fora.

 

_____________

 

À seco

 

O presidente da Ajufe, Paulo Sérgio Domingues, considerou tímidas as medidas de combate à lavagem de dinheiro. Ele lembrou que os juizes federais já elaboraram e encaminharam propostas a Lula logo no início do governo.

 

_______

 

A reforma tributária e o exemplo do IVA europeu

 

Segundo o advogado Gustavo G. de Oliveira, do escritório Stroeter, Royster & Ohno Advogados (associados a Steel, Hector & Davis LLP) um dos temas que vem sendo objeto de discussões acirradas entre aqueles envolvidos na análise da proposta apresentada pelo governo federal de reforma tributária diz respeito à forma de cobrança do ICMS nas operações interestaduais. Ao comentar o assunto, hoje, nas Migalhas de peso, o advogado aproveita para citar o exemplo do IVA europeu. Clique aqui e leia esse atual artigo na íntegra.

_________

 

Aspectos fiscais em processos de renegociação de dívidas

 

Nos últimos anos o Governo Federal busca fomentar o crescimento econômico do País. Apesar do atual cenário interno ser otimista, muitas empresas ainda enfrentam o reflexo da diminuição da atividade econômica mundial. É o que afirmam Luciana Rosanova Galhardo e Giancarlo Chamma Matarazzo, sócia e associado de Pinheiro Neto Advogados, ao analisarem algumas questões fiscais decorrentes de processos de renegociação de dívidas. Veja o que pensam estes membros da sexagenária banca, clique aqui.

 

_________

  

Migalhas de peso

 

Ref.: Ainda sobre o aproveitamento de provas ilícitas.

 

"A propósito das manifestações sobre o artigo que divulguei em Migalhas com a finalidade exclusiva de suscitar reflexões e algum debate (Migalhas de peso - Das provas obtidas ilicitamente), cabe-me ponderar que num país de dimensões continentais como o Brasil, com múltiplas jurisdições e várias polícias diversamente subordinadas, que muitas vezes disputam a primazia de apurar e julgar determinados delitos, os conflitos de competência daí advindos não deveriam servir de pretexto para que as provas obtidas por órgãos considerados incompetentes venham a ser avaliadas como obtidas por meios ilícitos e por essa razão desconsideradas, em razão do preceito constitucional que consagra o devido processo legal. Defendo que a hermenêutica seja usada em favor do interesse público e não contra ele, a despeito disso contrariar alguns interesses e ter provocado uma irada e deselegante manifestação em defesa do "status quo", por motivos não difíceis de imaginar." Salvador Ceglia Neto - escritório Ceglia Neto, Advogados 

 

 

Clique aqui e leia o artigo do dr. Salvador Ceglia Neto, do escritório Ceglia Neto, Advogados.

 

_______________ 

 

Letra morta

 

O jornal O Estado de S. Paulo de ontem afirmou que o juiz federal Ali Mazloum, da 7a Vara Criminal de SP, baixou a portaria 9/03, determinando que esgotado o prazo de 30 dias para finalização do inquérito policial, os pedidos para novo prazo, constantes no procedimento, devem tramitar diretamente entre a PF e a Procuradoria da República.

 

Nota da Redação - Código de Processo Penal  

Artigo 10. O inquérito deverá terminar no prazo...

 

§ 3° Quando o fato for de difícil elucidação, e o indiciado estiver solto, a autoridade poderá requerer ao juiz a devolução dos autos, para ulteriores diligências, que serão realizadas no prazo marcado pelo juiz. (grifo Migalhas)

________

 

Migalhas ?

 

O STJ recebeu este semestre 101.132 processos.

 

Sorteio de obra

 

Migalhas sorteia três exemplares da obra "O novo modelo do setor elétrico brasileiro e as cooperativas de eletrificação rural", oferecidos pelos autores Carlos Fernando Souto e Gustavo Kaercher Loureiro, do escritório Veirano Advogados.

 

O trabalho apresenta a realidade passada e presente da eletrificação rural, sob os aspectos sociológico, econômico, jurídico e político. Além disso, os autores questionam os privilégios das cooperativas, proporcionados, principalmente, pela ausência de regulamentação e pela omissão do poder público, o que faz com que elas se tornem verdadeiras concessionárias de serviço público. Clique aqui e concorra.

 

____________

 

Artigo - I 

 

A boa-fé nas relações de trabalho é o tema do artigo de Almir Pazzianotto Pinto, no Correio Braziliense. (Clique aqui)

 

Artigo  - II

 

Também no jornal brasiliense, o prof. Octavio Bueno Magano fala sobre a aposentadoria e contrato de trabalho.(Clique aqui)

 

Artigo - III

 

No Estadão, José Daniel Diniz comenta a reforma tributária e o princípio da legalidade. (Clique aqui)

 

Adesão

 

O PDT aderiu ao Movimento Antiterror. A executiva nacional do partido enviou carta ao deputado Neiva Moreira, líder do PDT na Câmara dos Deputados, recomendando aos parlamentares pedetistas que votem contra os projetos de lei que prevêem o recrudescimento penal.

 

Candidato

 

O ex-presidente do TJ/RJ, Marcus Faver, é forte candidato a substituir no STJ O ministro Rui Rosado, que se aposenta em agosto. Sua principal concorrente é a intenção do Planalto de destinar a vaga a uma mulher, a ser escolhida entre magistradas da Região Norte.

 

Reeleição no Cesa

 

A alta direção de Migalhas esteve reunida no início da enluarada noite da última sexta-feira com os sócios do escritório Demarest e Almeida Advogados. No encontro, no qual os advogados demonstraram otimismo com as operações que estavam ultimando, o renomado Orlando Giacomo Filho contou sua satisfação ao ter sido reeleito presidente do Conselho Diretor do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados - Cesa.

 

Compõem, entre outros, o Conselho Diretor do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados - os ilustres advogados Décio Policastro, do escritório Araújo e Policastro Advogados, Jorge I. Salluh, do escritório Veirano Advogados Associados, Raul de Araujo Filho, do escritório Advocacia Raul de Araujo Filho e Ricardo Tosto de Oliveira Carvalho, do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados Associados.

 

_______________

 

Propriedade intelectual

 

Com o objetivo de difundir a cultura de proteção jurídica dos bens intelectuais, como marcas, patentes e programas de computador, e de contribuir para o processo de conscientização da importância da inovação tecnológica como ferramenta para o aumento da competitividade, a ANEPI, Associação Nordestina de Propriedade Intelectual, organizou o "Congresso brasileiro de propriedade intelectual", a ser realizado nos dias 3 e 4 de julho, em Recife/PE. O evento conta com a participação de peso do dr. Roberto Trigueiro, do escritório Trigueiro Fontes Advogados Associados. Clique aqui para mais informações.

 

________________

 

_________

 

Gosto não se discute...

 

Um distribuidor da Coca-Cola nos EUA foi demitido depois de ser surpreendido bebendo uma Pepsi. Foi o que denunciaram, no fim de semana, fontes de um sindicato californiano.

 

Há 100 anos

 

Em 16 de junho de 1903, Henry Ford, com 11 sócios e capital de US$ 28 mil, abriu as portas da Ford Motor Company.

 

______

 

 

Agenda Migalhas - Cursos e Seminários

 

23/6 - Administração do Risco Trabalhista - RJ - organizado pelo IBMEC/RJ

 

24/6 - Técnicas de elaboração de contratos adequadas ao novo Código Civil - SC - organizado pelo Forum CEBEFI

 

24/6 - A ação de declaração de marcas de alto renome - SP - organizado pelo ASPI

 

25/6 - Processo administrativo fiscal federal e estadual - SP - organizado pelo Forum CEBEFI

 

25/6 - Jornada de Direito Tributário: Homenagem ao prof. Alcides Jorge Costa - SP - organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário

 

26/6 - Direito processual tributário - SP - organizado por Magalhães Peixoto - Advocacia Empresarial

 

26/6 - Tributação das telecomunicações e do comércio eletrônico - SP - organizado pela ABDI

 

26/6 - Contratos de Outsourcing - SP - organizado pela Brain Company

 

8/7 - Novo Refis - SP - organizado por Internews

 

11/7 - A internet: novos aspectos nacionais e internacionais - RJ - organizado pela ABDI

 

 

***** Para obter mais informações sobre os cursos e seminários, clique aqui.

 

---------

 

IBCCRIM

 

A ganhadora da obra "Bem jurídico-penal - Um debate sobre a Descriminalização", de autoria de Evandro Pelarin, oferecida pelo IBCCRIM foi:

A obra relata a história do bem jurídico-penal, lastreada pelas visões do Direito como um todo e critica os posicionamentos modernos do direito penal, isto é, os enfoques sociológicos e funcionalistas, que fazem do direito penal um instrumento a serviço do correto e regular funcionamento das relações sociais, sendo o crime o ato disfuncional.

________

 

Fisco Federal e Estadual

 

Uma das preocupações para os dirigentes das empresas é aumento do volume de autuações por parte do fisco federal previdenciário e estadual. Os reflexos dessas autuações têm gerado dúvidas sobre os limites de uma fiscalização, e é com o objetivo de esclarecer estas dúvidas que o Fórum CEBEFI, com o apoio técnico do escritório Amaro, Stuber e Advogados Associados, organizou o seminário "Processo administrativo fiscal federal e estadual", a ser realizado no dia 25/6, em SP. Mais informações, clique aqui.

 

Vaga

 

Os organizadores do evento oferecem uma vaga-cortesia para o seminário, a ser sorteada em Migalhas. Concorra, clique aqui.

______

_______

 

Direito Tributário

 

O Instituto Brasileiro de Direito Tributário anuncia a realização da Jornada de Direito Tributário em homenagem ao Professor Alcides Jorge Costa, professor titular aposentado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e presidente deste instituto. No evento, a ser realizado em 25/6, ainda será lançado o livro em homenagem ao professor, em dois volumes, contendo trabalhos sobre variados assuntos relacionados com o Direito Tributário. Mais informações, clique aqui.

 

Vagas

 

Os organizadores do evento, gentilmente oferecem três vagas-cortesia para participação na jornada, a ser sorteada em Migalhas. Atenção ! Hoje é o ultimo dia para se inscrever. Clique aqui.

 

____

 

Migalhas dos leitores

 

"Estou plenamente de acordo com o posicionamento adotado pelo Dr. Alexandre Thiollier. A OAB deve preocupar-se fundamentalmente com o advogado. Gostaria, mais, de saber que vai arcar com o canivete que foi prometido para o escoteiro que elogiou o discurso do Presidente ?" Marcio Bueno - escritório Armelin e Bueno Advogados Associados

 

""Deu dó" o final da manifestação do Dr. Approbato, em que ele diz não abrir mão da satisfação que o inundou com o apoio recebido do escoteiro mirim... Dó do ilustre Presidente, dó de todos os advogados do Brasil e dó do escoteiro." Ana Lucia Pires

 

"Ao comentar a notícia da morte de Gregory Peck (Migalhas n°698 - 13/6/03 - Galã), Migalhas deu destaque ao personagem Atticus Finch, advogado brilhantemente interpretado pelo falecido ator. Apenas para reforçar a sua importância, em recente eleição feita pelo "American FIlm Institute", o Dr. Atticus Finch foi eleito o melhor herói do cinema americano de todos os tempos, ficando à frente de Indiana Jones e James Bond. Por curiosidade, os maiores vilões foram Hannibal Lecter, Norman Bates e Darth Vader. A relação dos 100 maiores heróis e vilões pode ser vista clicando aqui." Renato J. Sarti - da VR MENSWEAR

 

"A respeito da insinuação em nota do brioso e terno Migalhas de 13/6, segundo a qual não seria democrática a interferência do Governo na composição interna dos partidos que lhe fazem oposição (articulando o ingresso de integrantes seus aos quadros de partidos da base governista), ela me faz lembrar recente comentário que escutei de um jornalista da CBN, para quem o retorno momentâneo de um secretário municipal de SP para a Câmara apenas para votar favoravelmente ao governo municipal numa proposição de seu interesse então em pauta revelaria também algo como um abuso de poder ou pressão anti-democrática. Ora, sinceramente não entendo o que estão por aí (perdão do cacófato) a chamar de "Democracia".  Que ela abrange o exercício da política parece que ninguém põe em dúvida, mas soa paradoxal afirmar que a oposição, como toda oposição em qualquer parte do mundo democrático, ao procurar cooptar aliados, pôr em xeque afirmações de autoridades governamentais, fazer campanha na sociedade civil e dentro dos parlamentos contra proposições governamentais exerça legitimamente as prerrogativas de uma política democrática, enquanto o Governo, ao tentar aumentar sua base de aliados, convencer lideranças indecisas, cooptar integrantes da oposição para o seu lado, i.é. opor-se à oposição,  tudo isso para ver aprovadas suas proposições -  as quais presumivelmente entende ser as melhores possíveis, senão não faria sequer sentido em permitir que o Governo as apresentasse - exercite, não o jogo da política democrática, mas apenas "poder, arbítrio" ou outra expressão de cunho anti-democrático... A Democracia supõe oposição, não resta dúvida, mas não quer isso dizer que o Governo ou situação tenha que se limitar a uma posição de platéia quanto ao encaminhamento de suas próprias proposições.  E também não se conhece nenhuma Democracia do mundo em que membros do Legislativo não influenciem decisões do Executivo e vice-versa.  (Nem no Vaticano o Papa fica vendo a paisagem à espera de ver se uma doutrina sua restará ou não vitoriosa pelo mero fato de ser presumivelmente iluminada pela Divindade.)  E tudo isso é considerado como exercício da política em um regime democrático."  Fábio Barbalho Leite - escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia

 

______________________

 

Migalhas Clipping

 

Veja

 

"A esquerda delirante - Para salvar os miseráveis do desconforto do capitalismo, o líder José Rainha ameaça a criar no interior de São Paulo um acampamento gigantesco como o de Canudos."

 

Época

 

"Dalai Lama em entrevista exclusiva - Como o líder espiritual do Tibete atrai milhões de pessoas que buscam a paz interior. Por que o budismo cresce no Brasil e conquista, mais e mais, fiéis de outras religiões."

 

IstoÉ

 

"Sufoco na cama - Boa parte dos homens e mulheres não sente prazer com o sexo. A boa notícia é que há alternativas para tratar os problemas e virar esse jogo."

 

CartaCapital

 

"A culpa é dele? - O ministro da Fazenda, e o governo em peso, insiste na sua política, apesar das pressões de empresários e economistas. Senhores do dinheiro novo são tentados a comprar empresas de mídia na bacia das almas."  

 

The New York Times - EUA

 

"G.I.'s Offer Carrot of Relief as Well as Stick of Raids"

 

The Washington Post - EUA

 

"Israel Close to Ceding Security in Gaza Strip"

 

Le Monde - França

 

"Une trêve des attentats en négociation"

 

Corriere della Sera - Itália

 

"Consigli per gli adulti: non imitate gli adolescenti"

 

Le Figaro - França

 

"La paix américaine à l'épreuve"

 

Clarín - Argentina

 

"River peleó gol a gol y es único puntero"

 

Público - Portugal

 

"Ferro promete dizer "tudo o que pensa" sobre processo da pedofilia nos próximos meses"

 

El País - Espanha

 

"El constructor que apoyó a Tamayo acordó con el PP quitar una alcaldía al PSOE"

 

O Estado de S. Paulo - São Paulo

 

""Não sei se cai amanhã", diz Palocci sobre juro"

 

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

 

"Deputados do PT temem pelo futuro do partido"

 

Folha de S. Paulo - São Paulo

 

"Acordo pode tirar tropas de Israel de Gaza e Belém"

 

O Globo - Rio de Janeiro

 

"Tolerância zero vai começar por Copacabana"

 

Estado de Minas - Minas Gerais

 

"Brasil - Rombo da previdência de municípios é de R$ 2,5 bi"

 

Correio Braziliense - Brasília

 

"Empresários e economistas apostam na queda de juros"

 

Zero Hora - Porto Alegre

 

"Danrlei 0 x 0 Inter"

 

O Estado do Paraná - Curitiba

 

"Petistas de oposição? Só se saírem do partido"

 

O Povo - Fortaleza

 

"Sérgio admite que amigo pagou contas"

 

O Imparcial - Maranhão

 

"Gangue faz mais uma vítima em SL"

 

_______

 

Apoiadores :

  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados 
  • H. Brasil Cabral Advogados Associados
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Joyce Roysen Advogados
  • Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
  • Luís Roberto Barroso & Associados
  • Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Manhães Moreira Advogados Associados
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • Moro e Scalamandré Advocacia S/C
  • Muylaert e Livingston Advogados
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O'Dwyer 
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados -  Prof. Eliezer Pereira Martins
  • Pinheiro Neto Advogados 
  • Preto Villa Real Advogados
  • Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
  • Tess Advogados
  • Thiollier e Advogados
  • Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Veirano Advogados
  • Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
  • Advocacia Raul de Araujo Filho
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Araújo e Policastro Advogados
  • Armelin, Bueno e Advogados Associados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Bottallo e Gennari Advogados
  • Ceglia Neto, Advogados 
  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • França Ribeiro Advocacia
  • Franceschini e Miranda - Advogados
______________________________
 

Indique amigos

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS

Gabriel Silva Campos

Migalheiro desde 2020

Atala Correia

Migalheiro desde 2020

Caren Benevento Viani

Migalheira desde 2019

Caio Morau

Migalheiro desde 2020

Diego da Silva

Migalheiro desde 2019

Breno Euzébio de Faria

Migalheiro desde 2019

Paula Corina Santone

Migalheira desde 2019

José Paulo Graciotti

Migalheiro desde 2017

Pedro S. C. Zanotta

Migalheiro desde 2012

Laura Soares Pinto

Migalheira desde 2020

Gabrielle Rossa

Migalheira desde 2011

Publicidade