terça-feira, 27 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

Migalhas nº 700

Terça-feira, 17 de junho de 2003  - nº 700 - Fechamento às 9h13.   

 

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um apoiador :

  • AZEVEDO SETTE ADVOGADOS
 
______________________
 
_______________

 

Batalha

 

Começou a batalha do Poder Judiciário e do Ministério Público para alterar a proposta de reforma da Previdência. Ontem, em pelo menos dez Estados e no DF, houve manifestações contrárias ao texto enviado pelo governo ao Congresso.

 

Falando a mesma língua

 

Hoje, o presidente do STF reúne presidentes de diversos tribunais do país e de entidades representativas para fechar um discurso uniforme de magistrados e procuradores sobre a reforma. Há a idéia de propor uma paralisação da categoria em todo o país.

 

Opiniões

 

"O déficit da Previdência é um mito. Para o governo, usar dinheiro para pagar juros é certo, mas para pagar aposentados é pecaminoso." Miguel Pachá, presidente do TJ/RJ

 

"A debilitação das carreiras representará um retrocesso aos anos 60, configurando nova ditadura." Renzo Leonardi,  presidente da cinqüentenária Apamagis

 

"É uma desonestidade intelectual dizer que é privilégio aquilo que o Estado ofereceu aos juízes e procuradores há décadas. Ingressamos nas carreiras pela porta da frente, por concurso de provas e títulos, e aceitamos as condições que o Estado, unilateralmente, estabeleceu." Luiz Antonio Marrey, procurador-geral de Justiça de São Paulo

 

____________

 

Será ?

 

É certo que há um rombo na Previdência. É certo também que tal rombo foi causado por saques feitos pelo governo, para custear obras que beneficiam toda a população. Será justo que os inativos, e apenas estes, paguem pela má administração do dinheiro público?

 

Estudantes inativos

 

Como está na moda taxar inativos, o ministro Cristovam Buarque (Educação) quer agora taxar os alunos inativos. Ele defendeu ontem uma proposta que prevê a cobrança de taxa de ex-alunos de universidades públicas como uma forma de financiamento do ensino superior. Vamos taxar também governadores inativos ?

 

CPI

 

A decisão da Câmara de instalar a CPI do Banestado, provavelmente amanhã, mudou a disposição do Senado de investigar o caso. Os líderes partidários do Senado voltarão a discutir o assunto ainda esta semana. O presidente do Senado, José Sarney, admitiu a possibilidade de uma CPI mista, com a participação da Câmara e do Senado, ou até mesmo de investigações paralelas nas duas Casas.

 

Lavanderia Brasil

 

São 14 os bancos que tiveram até agora o sigilo de suas contas quebrado na agência do Banestado de Nova York. Seis têm ou tinham sede no Brasil, três em Grand Cayman e dois são paraguaios. Uruguai, Antígua e Bahamas têm, cada um, uma instituição financeira na lista. Ao todo, eles movimentaram, segundo o exame financeiro dos peritos criminais da Polícia Federal, US$ 27,1 bilhões entre abril de 1996 e dezembro de 1997.

 

_____________

 

Variações sobre a advocacia e a auditoria jurídica

 

A sucessão de fraudes ocorridas, sobretudo, nas grandes empresas americanas, a partir de novembro de 2001, impeliu o Governo a sair a campo para mostrar a vulnerabilidade do sistema dos controles, a corrupção generalizada de centenas de administradores profissionais e a participação efetiva de advogados no engendramento das fraudes.

 

Em artigo para o site Migalhas, Jayme Vita Roso do escritório Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos, diz que está faltando aos advogados uma imersão na realidade. Para ler o artigo na íntegra clique aqui.

_________________

 

Governança Corporativa e a Arbitragem

 

A modificação a Lei das S.As de 2001 e a aprovação da reforma da lei societária no Congresso, fizeram com que muitas medidas relativas a governança corporativa fossem adotadas por diversas entidades públicas e privadas brasileiras.

 

Ao comentar o assunto nas Migalhas de peso de hoje, Luiz Eduardo Lopes da Silva, Ana Paula dos Reis Pirajá e Carla Amaral de Andrade Junqueira, do escritório Lopes da Silva & Guimarães Advogados Associados, falam também sobre Arbitragem como forma de resolução de conflitos societários. Clique aqui e leia esse interessante artigo na íntegra.

 

___________________

 

Transgênicos

 

Foi publicada ontem no Diário Oficial a lei n.º 10.688, que fixa regras para a venda da soja transgênica da safra 2003. O texto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva refere-se à MP 113.

 

De vez em quando

 

A 4a Turma do TST concedeu, por maioria de votos, adicional de periculosidade integral a um promotor de vendas que transitava pela área de risco de uma indústria, durante dez a trinta minutos, duas a três vezes por semana. (clique aqui)

 

700 - I

 

Criado despretensiosamente em 13 de novembro de 2000, o informativo Migalhas alcança hoje, com o apoio das mais importantes bancas do país, sua setingentésima edição. Os catadores, em peso, agradecem às dezenas de milhares de leitores, pelo prazer diário da convivência.

 

700 - II

 

Falando em 700, o risco-Brasil também rompeu ontem a barreira dos 700 pontos centesimais, despencando 4,68%.

 

A língua do ministro

 

A semana começa com expectativa. Amanhã, a população saberá se a famosa Selic cai ou fica onde está. Até lá, os jornais ficam especulando com o que diz o ministro da Fazenda.

 

Juros

 

No programa Roda Viva, da TV Cultura, José Alencar voltou ontem a criticar os juros. (Clique aqui)

 

Blue chip

 

Os mercados acionários asiáticos encerraram a terça-feira com forte valorização, estimulados por compras por estrangeiros e otimismo com os EUA. Em TÓQUIO, o índice Nikkei elevou-se 2,19 por cento, para 9.033 pontos, acima do importante patamar de 9 mil pontos pela primeira vez desde dezembro.

 

(Con) fusão

 

O ministro da Defesa, José Viegas, admitiu em entrevista publicada ontem no jornal Gazeta Mercantil que a fusão TAM/Varig resultará em dez mil demissões.

 

Metrô parado em SP

 

Os metroviários de São Paulo decidiram entrar em greve a partir da 0h desta terça-feira, por um período de 24 horas. O rodízio de veículos e o estacionamento em áreas de zona azul foram liberados.

 

PDV

 

A GM iniciou ontem um novo plano de demissão voluntária. A adoção do PDV ocorre uma semana depois de a montadora ter anunciado que concederá férias coletivas em sua fábrica do ABC a partir do próximo dia 23.

 

Rigor penal e rigor penal

 

O desembargador Felipe Miranda Rosa em artigo no JB observa que "A suposição de que o simples aumento das penas assusta os criminosos, mais ainda do que os níveis já existentes, é falaciosa." Para ele, "Muito mais intimidativa é a eventual certeza de sua prisão a curto prazo, com qualquer duração, pois o efeito intimidativo da pena, então, será muito mais presente para a psicologia do criminoso." (Clique aqui)

 

Milícia

 

Mato Grosso do Sul deve ser o primeiro Estado a integrar as polícias civil e militar. O projeto já foi aprovado pelo governador Zeca do PT e vai ser apresentado ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, no dia 23.

 

_________

 

A equipe de Migalhas prepara muitas novidades para os leitores.

 

_________

 

Migalhas dos leitores

 

"Os inquéritos que deveriam, no decorrer da investigação, tramitar pela 7ª Vara Federal de São Paulo, mas irão, por ordem do  Juiz Titular, transitar apenas entre o DPF e o MPF, estarão marcados por nulidade absoluta. Esta prática, novidade na Justiça Federal de São Paulo, é aplicada, há tempos, em outras seções judiciárias do país. Nem por isso, há nestas localidades qualquer indicativo estatístico que aponte maior rapidez sensível. Mais cedo ou mais tarde, algum tribunal superior irá proclamar a ilegalidade :a prova produzida sem qualquer controle jurisdicional - consagrado nos termos da lei a todas as investigações, sempre vigiadas pela Polícia Judiciária - é maculada pela vício da ilegalidade, que a torna imprestável. Ressalvada a boa intenção da iniciativa, que certamente animou o autor da referida portaria, verifica-se que o juiz de primeiro grau está mesmo, como bem apontou  Migalhas, fazendo letra morta da lei, o Código de Processo Penal (Migalhas n°699 - 16/6/03 - Letra morta). Além, foi feita tábula rasa do princípio do devido processo penal. A Constituição Federal, igualmente, foi afrontada (em especial o artigo 144) e também ficou de fora da portaria. Em breve ouviremos os gritos dos bem intencionados ofensores da lei. Irão dizer que a decisão superior, de acordo com a lei e a constituição, emperra o combate à criminalidade. A mesma coisa que fizeram agora, quando, em 06 de maio último, o Supremo proclamou o óbvio: Promotor não é polícia. (RHC 81.326)." Luiz Fernando Pacheco - escritório Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados S/C

 

_______________

 

Setor elétrico brasileiro

 

O primeiro exemplar da obra "O novo modelo do setor elétrico brasileiro e as cooperativas de eletrificação rural", oferecidos pelos autores Carlos Fernando Souto e Gustavo Kaercher Loureiro, do escritório Veirano Advogados, foi sorteado esta madrugada em Migalhas para:

  • Hélio da Silva Campo, da Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE - do Estado do Rio Grande do Sul

O migalheiro vai saber um pouco mais sobre a realidade passada e presente da eletrificação rural, sob os aspectos sociológicos, econômicos, jurídicos e político. Para concorrer a um exemplar da obra clique aqui.

_______________

 

Evento inédito

 

A negociação de outsourcing em produtos e serviços é uma tendência irreversível dentro do setor de tecnologia da informação e telecomunicações. Para que as empresas obtenham um nível de excelência nestes contratos é necessário planejar cuidadosamente a contratação de fornecedores e sistemas e a escolha de mecanismos de segurança. Para proporcionar uma avaliação dos riscos envolvidos no negócio, a Brain Company planejou a inédita conferência "Contratos de Outsourcing", a ser realizada no dia 26/6, em SP. Não deixe de participar. Mais informações, clique aqui.

 

Vaga

 

Concorra à vaga-cortesia oferecida pelo organizador, Brain Company, para participação na conferência, a ser sorteada em Migalhas. Clique aqui.

 

___________

 

Novo Refis

 

Em decorrência da forte pressão política do empresariado e da sociedade, foi editada a Lei nº 10.684, que criou a possibilidade de parcelar dívidas com a Receita Federal e com o INSS. Esta medida, chamada de "novo Refis", apesar de inspirada no modelo antigo, traz características inovadoras que merecem ser analisadas. E é com este objetivo que a Internews desenvolveu um prático seminário "Novo Refis", a ser realizado no dia 8/7, em SP. Atualize-se participando. Saiba como, clique aqui.

 

Vaga

 

O organizador do evento, Internews, oferece uma vaga-cortesia para o seminário, a ser sorteada em Migalhas. Concorra, clique aqui.

____________           

 

Festa para os migalheiros

 

Nesta madrugada Migalhas sorteou os nomes dos ganhadores das vagas-cortesia para participação na jornada de Direito Tributário em homenagem ao professor Alcides Jorge Costa, a ser realizada em 25 de junho, na USP-SP. Os três felizardos participantes são:

 

  • Reinaldo Claudio de Souza, da Nadir Figueiredo Indústria e Comércio Ltda.
  • Luiz Eduardo Vidigal, do escritório Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados          
  • Viviane Paladino, do escritório Motta, Fernandes Rocha - Advogados

Infelizmente você não pode mais concorrer a uma vaga, mas não deixe de participar. Mais informações, clique aqui.

__________

 

Fisco federal e estadual - último dia

 

Hoje é o último dia para você se inscrever e participar do sorteio da vaga-cortesia para participar do seminário "Processo administrativo fiscal federal e estadual: aspectos teóricos e práticos", a ser realizado no dia 25/6 em SP. No evento, realizado pelo Fórum CEBEFI com o apoio técnico do escritório Amaro, Stuber e Advogados Associados, serão discutidos os reflexos das autuações por parte do fisco federal previdenciário e estadual. Concorra, clique aqui.

 

______________________

 

Migalhas Clipping

 

The New York Times - EUA

 

"Supreme Court Limits Forced Medication of Some for Trial"

 

The Washington Post - EUA

 

"Broken Body, and Broken Story, Pieced Together"

 

Le Monde - França

 

"Retraites : vote de l'article 1er du projet Fillon"

 

Corriere della Sera - Itália

 

"Addio a Enrico Baj pittore e molto di più"

 

Le Figaro - França

 

"L'Islam de France sous la menace intégriste"

 

Clarín - Argentina

 

"Malvinas: giro en la posición de Argentina"

 

Público - Portugal

 

"Autoeuropa recebe investimento de 500 milhões de Euros"

 

El País - Espanha

 

"Un guardia civil irrumpe a tiros en la Comandancia de Albacete y mata a dos agentes"

 

Frankenpost Zeitung - Alemanha

 

"Bei Verstoß gegen Kleiderordnung werden Mädchen nach Hause geschickt"

 

The Guardian - Inglaterra

 

"'Paki' footballchant ruled racist by court"

 

O Estado de S. Paulo - São Paulo

 

"Dirceu a servidores: Planalto não negocia mais reforma da Previdência"

 

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

 

"Dirceu e servidores elevam o tom"

 

Folha de S. Paulo - São Paulo

 

"Inadimplência dá prejuízo ao BNDES"

 

O Globo - Rio de Janeiro

 

"Cristovam alerta governo para risco de fracasso na área social"

 

Estado de Minas - Minas Gerais

 

"BC decide juro sob pressão"

 

Correio Braziliense - Brasília

 

"Lula cobra engajamento dos governadores nas reformas"

 

Zero Hora - Porto Alegre

 

"Cresce o número de latrocínios e cai o de homicídios no Estado"

 

O Estado do Paraná - Curitiba

 

"10% dos paranaenses vivem na miséria"

 

O Povo - Fortaleza

 

"Servidores do Estado têm 5% de aumento"

 

O Imparcial - Maranhão

 

"Governo Lula ignora greve dos servidores"

 

_______

 

Apoiadores :

  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados 
  • H. Brasil Cabral Advogados Associados
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Joyce Roysen Advogados
  • Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
  • Luís Roberto Barroso & Associados
  • Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Manhães Moreira Advogados Associados
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • Moro e Scalamandré Advocacia S/C
  • Muylaert e Livingston Advogados
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O'Dwyer 
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados -  Prof. Eliezer Pereira Martins
  • Pinheiro Neto Advogados 
  • Preto Villa Real Advogados
  • Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
  • Tess Advogados
  • Thiollier e Advogados
  • Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Veirano Advogados
  • Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
  • Advocacia Raul de Araujo Filho
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Araújo e Policastro Advogados
  • Armelin, Bueno e Advogados Associados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Azevedo Sette Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Bottallo e Gennari Advogados
  • Ceglia Neto, Advogados 
  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • França Ribeiro Advocacia
  • Franceschini e Miranda - Advogados
______________________________
 

Indique amigos

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Sílvio de Salvo Venosa

Migalheiro desde 2019

Celso Cintra Mori

Migalheiro desde 2005

Jeniffer Gomes da Silva

Migalheira desde 2020

Miguel Reale Júnior

Migalheiro desde 2003

Anna Carolina Venturini

Migalheira desde 2014

Selma Ferreira Lemes

Migalheira desde 2005

Teresa Arruda Alvim

Migalheira desde 2006

Luís Roberto Barroso

Migalheiro desde 2003

Maria Berenice Dias

Migalheira desde 2002

Gilberto Giusti

Migalheiro desde 2003

Sérgio Roxo da Fonseca

Migalheiro desde 2004

Publicidade