quarta-feira, 28 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

Migalhas nº 703

Segunda-feira, 23 de junho de 2003  - nº 703 - Fechamento às 8h00.          

 

Registro

 

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um apoiador :

  • SIQUEIRA CASTRO ADVOGADOS

(clique aqui)

____________________

___________

 

"Le travail éloigne de n ous trois grands maux: l'ennui, le vice et le besoin."

 

(O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade.)

Voltaire (1694-1778)

 

Último feriado prolongado do ano

 

Depois do descanso no feriado prolongado, lembre-se da frase de Voltaire.

________

 

Exclusivo !

 

Neste mês, em Minas Gerais, aconteceu um caso inédito. Um homem foi condenado, no júri popular, pelo biocídio de um Tatu. O caso ocorreu na cidade de Itanhomi. O réu foi condenado a 9 meses de detenção. Veja no Migalhas, com exclusividade, este crime ambiental. (Clique aqui)

______

 

Ligações

 

A Folha de S. Paulo informa hoje que a Confiança Factoring, do grupo empresarial de João Arcanjo Ribeiro -chefe de uma das maiores quadrilhas do país, preso desde o último 10 de abril- foi usada por políticos de MT para drenar dinheiro de cofres públicos para campanhas eleitorais. Entre os beneficiários das transações estaria Dante de Oliveira, que governou o Estado até dezembro de 2002.

 

CPI na CPI

 

Na última sexta-feira, Migalhas contou que um site mato-grossense já denunciava, no início de maio, a ligação do bicheiro com políticos. E, que um dos supostos envolvidos, o senador tucano Antero Paes de Barros, estaria sendo cotado para assumir nesta quarta-feira a presidência da CPI do caso que investigará a lavagem de dinheiro pela agência do Banestado em Nova Iorque.

 

Batata quente

 

Mas, o JB de hoje já anuncia que "a indicação do senador Antero

Paes de Barros para a presidência da CPI do Banestado será anulada. Governo e oposição procuram outro tucano para a função."

 

Movimento observado

 

O anúncio, semana passada, da instauração da CPI mista do Congresso para investigação do caso Banestado gerou um movimento extra nos escritórios de advocacia. Muitos dos eventuais envolvidos já se anteciparam e consultaram seus procuradores para, de prontidão, salvaguardar seus bens.

 

Cotas

 

O jornal O Estado de S. Paulo comenta hoje e seu editorial as cotas nas universidades cariocas. "Ao enviar parecer para o STF sugerindo que sejam declaradas inconstitucionais as leis do Estado do RJ que estabelecem cotas nas universidades estaduais, para alunos de escolas públicas, negros, pardos e deficientes, Geraldo Brindeiro, nada mais fez do que cumprir o que na Constituição é claro e cristalino, nos termos do Artigo 22: "Compete privativamente à União legislar sobre: XXIV - diretrizes e bases da educação nacional." (Clique aqui)

 

Atrás das grades

 

Na última sexta-feira a polícia fechou um "escritório de advocacia" em Benfica, zona norte do Rio de Janeiro. Saiba tudo sobre esse caso, clique aqui.

 

Pra cima de moi?

 

Ontem o presidente do PT, José Genoíno, afirmou que o governo precisa agir com mais rapidez na questão da segurança. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, rebateu as declarações: "Isso não é para mim. Eu não falo, eu trabalho."

 

Terceiro setor

 

Segundo Camila Sant'Ana David de Souza, associada do escritório Amaro, Stuber e Advogados Associados, a discussão introduzida pelo CC vigente no que tange à representação das associações que integram o chamado 'Terceiro Setor' é muito importante, porém parece esquecida. Com o intuito de reaquecer o assunto a advogada assina brilhante artigo para o site Migalhas. Veja na íntegra, clique aqui.

Receitas da União

 

A intenção do Governo em aumentar o percentual da DRU - Desvinculação das Receitas da União - dos atuais 20% para 30% ou 35%, para reduzir gastos na área social - notadamente no setor previdenciário - e aumentar o superávit primário é um dos assuntos tratados hoje nas Migalhas de Peso. Veja na íntegra o esclarecedor artigo assinado pela advogada Raquel Cavalcanti Ramos Machado. (clique aqui)

 

Revendo enunciados

 

O TST suspenderá, a partir de hoje até sexta-feira, as sessões de julgamento de todos os seus colegiados para um trabalho intensivo de atualização e revisão da jurisprudência.

 

Extra petita

 

O TJ/RJ condenou o Estado a pagar para uma vítima a quantia de 200 salários mínimos a título de dano moral. Todavia, o STJ observou que a autora nem sequer havia pedido danos morais. A sentença foi anulada. (Clique aqui)

 

Entre tapas e togas

 

O Painel da Folha de S. Paulo de hoje traz a apimentada nota : "A intervenção de colegas evitou que dois desembargadores do TRF, em SP, trocassem tapas."

 

TIP

 

Em artigo no Estado do Paraná, Tatyana Scheila Friedrich comenta mais um golpe dos EUA contra o Tribunal Penal Internacional. (Clique aqui)

 

Punição

 

A racha entre franceses e americanos causado pela intervenção americana no Iraque tirou os aviões militares dos EUA do Salão de Aeronáutica e Espaço Le Bourget, realizado em Paris nesta última semana.

 

Termos

 

O polêmico jornalista Cláudio Humberto divulgou ontem em sua coluna a seguinte nota "Começa a discussão da reforma do Judiciário. Os parlamentares precisam deixar claro que o termo jurídico "acórdão" nada tem a ver com uma palavra da moda, "acordão". Acento tão importante deveria ser grafado em ouro."

 

Sem limites

 

É inadmissível e inconstitucional a limitação de idade de pilotos de vôos domésticos e co-pilotos de vôos internacionais. O entendimento do TRF da 2ª Região foi mantido pela 2a Turma do STJ. A decisão da Justiça Federal favoreceu um piloto da Varig.

 

Controle externo

 

O ministro do STJ Humberto Gomes de Barros critica a reforma da Previdência e o controle externo do Judiciário. Em artigo no Correio Braziliense ele afirma que "foi o controle externo que demitiu os ministros do Supremo Tribunal Federal Victor Nunes Leal, Hermes Lima e Evandro Lins e Silva. De acordo com os controladores do regime, as decisões dos três magistrados contrariavam os ''interesses nacionais permanentes''. Certamente, o ministro da Previdência inspirou-se nesses exemplos revolucionários." (Clique aqui)

Em crescimento

 

O escritório Azevedo Sette Advogados, sempre crescendo, abarcou neste mês no Rio de Janeiro. Trata-se da quarta filial da banca que conta ainda com unidades em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. O escritório na cidade maravilhosa situa-se na praça Floriano nº 19 - 27º andar, no centro.

 

Com louvor

 

No último dia 16, o advogado Stanley Martins Frasão, do escritório Homero Costa, defendeu sua dissertação de Mestrado, intitulada "A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ADMINISTRADOR DA SOCIEDADE LIMITADA". A banca examinadora foi composta pelos professores doutores Osmar Brina Corrêa-Lima (Orientador), José Marcos Rodrigues Vieira e Aroldo Plínio Gonçalves. Migalhas deseja felicidades ao novo Mestre.

____

 

Biografia Ministro Moreira Alves

  • Marcos Rolim Fontes, do escritório Sidnei Turczyn Advogados Associados

Este foi o ganhador do primeiro sorteio da obra "Estudos em Homenagem ao Acadêmico Ministro Moreira Alves", que está sendo oferecida pelo co-autor Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme.

 

Não perca a oportunidade. Clique aqui e concorra a mais um exemplar da detalhada biografia do Ministro Moreira Alves, que revela o seu amor pela justiça e pelo magistério.

_____________

 

Migalhas dos leitores - I

 

"Gostaria de sugerir que Migalhas divulgasse uma cópia do excelente artigo do jornalista Augusto Nunes, publicado no JB, de 19/6/03. O artigo trata da questão da ética no exercício da advocacia, citando trechos de uma carta enviada pelo saudoso Sobral Pinto a Augusto Frederico Schmidt. Poeta, mas também empresário, Schmidt desejava contratar o "Doutor Sobral" - como este era mais conhecido - para assisti-lo numa determinada causa. Antes de aceitar o patrocínio que lhe era assim oferecido, Sobral pediu um tempo para analisar o mérito da questão, o que deixou Schmidt perplexo. "Advogado não é juiz!", replicou o poeta. O grande Sobral acabou não aceitando a causa e enviou a Schmidt a carta citada pelo jornalista para justificar a sua decisão. Vale destacar esse trecho: "O primeiro e mais fundamental dever do advogado é ser o juiz inicial da causa que lhe levam para patrocinar. Incumbe-lhe, antes de tudo, examinar minuciosamente a hipótese para ver se ela é realmente defensável em face dos preceitos da Justiça. Só depois de que eu me convenço de que a Justiça está com a parte que me procura é que me ponho à sua disposição. (...) A advocacia não se destina à defesa de quaisquer interesses. Não basta a amizade ou honorários de vulto para que um advogado se sinta justificado diante de sua consciência pelo patrocínio da causa." Como advogado e bisneto de Ruy Barbosa, que também cultuava esse e outros princípios éticos, manifesto aqui o meu profundo respeito e a minha sincera admiração ao ilustre jornalista Augusto Nunes pelo seu excelente e, mais do que nunca, oportuno artigo." Alfredo Ruy Barbosa - escritório Veirano Advogados

 

Nota da Redação - Clique aqui e leia o artigo que tem indicação de peso do bisneto do Conselheiro.

____________

 

Começando bem a semana

 

Nesta madrugada Migalhas sorteou o nome do ganhador da vaga-cortesia para participação no seminário "Contratos de Outsourcing", oferecida pelo organizador do evento, Brain Company, a ser realizada no dia 26/6, em SP. A felizarda participante é:

 

Joana Paula Cardozo, do escritório Demarest e Almeida Advogados

 

Infelizmente não dá mais para você concorrer a uma vaga, mas não deixe de participar deste importante evento que irá analisar o panorama jurídico e as oportunidades de negócio em um ambiente de convergência tecnológica. Mais informações, clique aqui.

_____

 

Processos administrativo e judicial

 

Atenção, hoje é o último dia para você se inscrever e participar do sorteio da vaga-cortesia para 1º simpósio paulista de direito processual tributário, a ser realizado no dia 26/6, em SP. O evento, realizado pelo escritório Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial, abordará o tema "os processos administrativo e judicial discutidos nos âmbitos estadual e federal". Concorra, clique aqui.

______

 

Contabilidade para advogados

 

O profissional de Direito responsável pela área tributária e empresarial precisa incorporar, em sua formação, as modernas técnicas de gestão estratégica de tributos. Com este objetivo, a MP treinamentos promove o seminário "Contabilidade para advogados", a ser realizado no dia 19/7, em SP. Participe deste evento que será ministrado pelo Dr. Renato Valter Pinto sócio do escritório Magalhães Peixoto Consultores & Advogados. Mais informações, clique aqui.

 

Vaga

 

O organizador do evento, o escritório Magalhães Peixoto Consultores & Advogados, gentilmente oferece uma vaga-cortesia para participação no seminário, a ser sorteada em Migalhas. Concorra, clique aqui.

___________

_______

 

Migalhas esportivas

 

Ronaldo, o fenômeno, fez dois gols e ganhou ontem, pelo Real Madrid, na Espanha, o primeiro campeonato nacional por um clube na sua vitoriosa carreira.

 

Hoje, em Saint-Étienne, na França, às 16h, é a vez de a seleção brasileira tentar ficar viva na Copa das Confederações-2003 e provar que pode ser campeã também mesmo sem seu maior astro.

_________

 

Lançamento

 

O TRF/ 3.ª Região lançou a segunda edição, revista, ampliada e atualizada, do livro Noções de Direito para Jornalistas - Guia Prático.

 

Inauguração

 

Amanhã será aberto oficialmente o Centro de Estudos Criminais Ministro Evandro Lins e Silva, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRJ, no Rio.

 

_____________

 

Migalhas dos leitores - II

 

"Aproveito para protestar as mais sinceras estimas à redação de migalhas, bem como às grandes bancas que a apóiam. Pois é um imenso prazer receber um informativo tão bem redigido no interstício de um feriado prolongado. O que comprova que de preguiçoso o brasileiro não tem nada (sobretudo os migalheiros) Parabéns pelo trabalho." Jorge Eduardo Mattos de Carvalho - escritório Emerenciano, Baggio & Associados - Advogados

 

"Os Senhores não acham que a atitude dos Chefes do Poder Judiciário emendarem todo e qualquer feriado não justifica a posição dos críticos de que existe algo estranho. Explico: Não se fala que o Judiciário está assoberbado com a pauta atrasada, serviços burocráticos atrasados que dificultam a prestação jurisdicional? Ora, se existe atraso, logicamente precisa-se de um maior e melhor aproveitamento do tempo disponível para a execução das tarefas que lhe são atribuídas. Não parece um contra-senso que nos últimos anos não houve nenhum feriado de terça-feira ou quinta-feira que não tenha sido "enforcado" sob o codinome "ponto facultativo"? Nós aqui pobre mortais estamos trabalhando nesta Sexta-feira para agilizar e atualizar os serviços." Sérgio Martins Guerreiro - advogado

 

"Gostaria de agradecer pela oportunidade que me foi dada pela ocasião do sorteio de uma vaga para o curso sobre "Investimentos Estrangeiros no Brasil - Aspectos Legais, Cambiais e Tributários" ocorrido na última quarta feira. O curso foi de grande valia e se não fosse essa iniciativa conjunta (Migalhas e Fórum Cebefi) não poderia ter comparecido, motivo pelo qual os parabenizo pela atitude." Vanessa Rahal Canado - escritório Villemor Amaral Advogados

 

"Muito obrigada a todos. É um prazer poder participar de um evento tão interessante (Palestra - ASPI - "A ação de declaração de marcas de alto renome") e receber um informativo tão magnífico como o nosso "Migalhas"." Sara Sanchez - da Cognos Consultoria Empresarial

 

"Sobre a migalha publicada em 20/6 (Migalhas n°702 - Dirigindo e consumindo), será que em outras rodovias do RJ sob regime de concessão as empresas concessionárias poderão ser responsabilizadas também por certos obstáculos, como balas perdidas "bondes" de traficantes, ônibus queimados e outros que atrapalham diariamente a vida do carioca?" Rafael Pellon Sampaio, da ATL - Algar Telecom Leste

__________________

 

_________

 

Agenda Migalhas - Cursos e Seminários

 

23/6 - Administração do Risco Trabalhista - RJ - organizado pelo IBMEC/RJ

 

24/6 - Técnicas de elaboração de contratos adequadas ao novo Código Civil - SC - organizado pelo Forum CEBEFI

 

24/6 - A ação de declaração de marcas de alto renome - SP - organizado pelo ASPI

 

25/6 - Processo administrativo fiscal federal e estadual - SP - organizado pelo Forum CEBEFI

 

25/6 - Jornada de Direito Tributário: Homenagem ao prof. Alcides Jorge Costa - SP - organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário

 

25/5 - Almoço-palestra: "Resoluções do novo Estados Unidos, e seus efeitos na América Latina" - RJ - organizado por AMCHAM/RJ e pelo escritório Stroeter, Royster & Ohno

 

26/6 - Direito processual tributário - SP - organizado por Magalhães Peixoto - Advocacia Empresarial

 

26/6 - Tributação das telecomunicações e do comércio eletrônico - SP - organizado pela ABDI

 

26/6 - Contratos de Outsourcing - SP - organizado pela Brain Company

 

26/6 - Reunião-almoço do Comitê Legal da Câmara Britânica: "Tutela inibitória" - RJ - organizador por Brithcam Brasil - Rio Legal Committee

 

3/7 e 4/7 - Congresso brasileiro de propriedade intelectual - Recife / PE - organizador por ANEPI, Associação Nordestina de Propriedade Intelectual

 

8/7 - Novo Refis - SP - organizado por Internews

 

11/7 - A internet: novos aspectos nacionais e internacionais - RJ - organizado pela ABDI

 

19/7 - Contabilidade para advogados - SP - organizado por Magalhães Peixoto - Advocacia Empresarial

 

 

***** Maiores informações, clique aqui.

 

_______

 

_________________

 

Migalhas Clipping

 

Veja

 

"Gays, a vida fora do armário - Conflitos existenciais e desafios cotidianos dos que tiveram coragem de assumir a homossexualidade"

 

IstoÉ

 

"Etiqueta, as boas maneiras estão de volta - Ao investir em dicas de educação e sociabilidade, a etiqueta volta a despertar interesse e torna-se ferramenta indispensável nas relações de trabalho"

 

Época

 

"Especial férias de julho - O melhor do frio e do calor para quem viaja a dois ou com a família - no Brasil e no Exterior"

 

CartaCapital

 

"Olavo Setubal - O banqueiro abre o jogo"

 

Time

 

"Should Christians Convert Muslims?: A new flock of missionaries has launched a campaign to take the Gospel to Islamic countries. But will they inspire more backlash than belief?"

 

Der Spiegel

 

"Importware Sex - Wie Meschenhändler osteuropäische Frauen nach Deutschland verkaufen"

 

The New York Times - EUA

 

"Cost of Insurance for Work Injuries Soars Across U.S."

 

The Washington Post - EUA

 

"Top Iraqis Believed to Be Targets of Recent Strike"

 

Le Monde - França

 

"Visite historique d'un chef d'Etat indien en Chine"

 

Corriere della Sera - Itália

 

"L'equilibrio di coppia si regge sull'amore ma anche sulle leggi"

 

Le Figaro - França

 

"Bové écroué : la polémique"

 

Clarín - Argentina

 

"River goleó y acaricia otro gran sueño"

 

Público - Portugal

 

"EUA condenam Israel por morte de líder do Hamas"

 

El País - Espanha

 

"El CNI no avaló que Irak tuviera armas de destrucción masiva"

 

Frankenpost Zeitung - Alemanha

 

"10 000 BMW-Mitarbeiter müssen heute zu Hause bleiben"

 

The Guardian - Inglaterra

 

"Blunkett orders inquiry into royal party intruder"

 

O Estado de S. Paulo - São Paulo

 

"Sharon libera assentamentos 'discretos'"

 

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

 

"Bom pagador terá juro menor"

 

Folha de S. Paulo - São Paulo

 

"Caixa define crédito mais barato"

 

O Globo - Rio de Janeiro

 

"Mil remédios vão ter os preços congelados por mais um ano"

 

Estado de Minas - Minas Gerais

 

"Controle - Remédios vão ter os preços congelados a partir de julho"

 

Correio Braziliense - Brasília

 

"Comércio e serviços pagarão a conta da reforma tributária"

 

Zero Hora - Porto Alegre

 

"Uruguaiana entra na rota internacional da imigração ilegal"

 

O Estado do Paraná - Curitiba

 

"Domínio petista provoca chiadeira da base aliada"

 

O Povo - Fortaleza

 

"Crescem as mortes no campo"

_______

 

Apoiadores :

  • · Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • · França Ribeiro Advocacia
  • · Franceschini e Miranda - Advogados
  • · Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
  • · H. Brasil Cabral Advogados Associados
  • · Homero Costa Advogados
  • · Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • · Joyce Roysen Advogados
  • · Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
  • · Lobo & Ibeas Advogados
  • · Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
  • · Luís Roberto Barroso & Associados
  • · Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial
  • · Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • · Manhães Moreira Advogados Associados
  • · Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • · Moro e Scalamandré Advocacia S/C
  • · Muylaert e Livingston Advogados
  • · O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O'Dwyer
  • · Oliveira Neves & Associados
  • · Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • · Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
  • · Pinheiro Neto Advogados
  • · Preto Villa Real Advogados
  • · Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
  • · Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • · Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
  • · Saeki Advogados
  • · Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • · Siqueira Castro Advogados
  • · Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
  • · Tess Advogados
  • · Thiollier e Advogados
  • · Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
  • · Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • · Veirano Advogados
  • · Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
  • · Advocacia Raul de Araujo Filho
  • · Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • · Araújo e Policastro Advogados
  • · Armelin, Bueno e Advogados Associados
  • · Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • · Azevedo Sette Advogados
  • · Boccuzzi Advogados Associados
  • · Bottallo e Gennari Advogados
  • · Ceglia Neto, Advogados
  • · Daniel Advogados
  • · Demarest e Almeida Advogados
  • · De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • · De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • · Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia
  • · Felipe Amodeo Advogados Associados

______________________________

Indique amigos

 

 

 

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Marco Aurélio Mello

Migalheiro desde 2014

Roberto Rosas

Migalheiro desde 2015

Stanley Martins Frasão

Migalheiro desde 2002

Anna Carolina Venturini

Migalheira desde 2014

Jones Figueirêdo Alves

Migalheiro desde 2011

Selma Ferreira Lemes

Migalheira desde 2005

Sílvio de Salvo Venosa

Migalheiro desde 2019

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020

Almir Pazzianotto Pinto

Migalheiro desde 2003

Maria Berenice Dias

Migalheira desde 2002

René Ariel Dotti

Migalheiro desde 2006

Antonio Pessoa Cardoso

Migalheiro desde 2004

Publicidade