quarta-feira, 28 de outubro de 2020

INFORMATIVO

Publicidade

MIGALHAS nº 904

Quinta-feira, 15 de abril de 2004 - Migalhas nº 904 - Fechamento às 9h11.    

 

 

 

"O salário mínimo deveria se chamar gorjeta máxima"

Anônimo

Migalhas

Dividido por uma queda-de-braço entre a área econômica e os ministros da chamada ala ''desenvolvimentista'', Lula adiou o anúncio do novo valor do salário mínimo. O presidente prometeu uma solução ''criativa'' e ''inovadora'' para o assunto.

As voltas que o mundo dá

O fato de Lula incumbir-se de fixar o novo valor do salário mínimo é, no mínimo, interessante. Nascido no balcão de negociações por melhoria de salários, Lula se vê em posição diferente: do outro lado da mesa. Convenhamos que o antes agitado sindicalista anda agora um tanto indeciso.

"Que situação a minha! Na minha história, sempre defendi o aumento do mínimo e o emprego. Agora, estou tendo que escolher entre uma coisa e outra. Vamos ter que optar, e acho o crescimento muito importante". Lula

Adiado

O governo adiou mais uma vez a votação da MP que cria mais de 2,8 mil cargos de confiança na administração federal. Faltou apoio do PMDB e dos partidos de oposição.

Mui aliados

Com a saída do PL - partido do vice-presidente José Alencar - da base de apoio, e a revolta de setores do PMDB, os governistas não têm mais número necessário para a aprovação de leis no Congresso. É o pior momento, desde a posse, que Lula encontra no Legislativo.

Explicações

Dois fatores explicam a atual fase de Lula no Congresso: sua queda de popularidade e o começo de conflitos com a proximidade das eleições municipais.
__________________

Alteração no CDC

Uma alteração no CDC, com muita repercussão nas atividades empresariais, vem sendo objeto de discussão na Câmara do Deputados. Tramitando silenciosamente, o Projeto de Lei nº 1.437/03 altera o art. 32, parágrafo único, da legislação consumerista. Hoje, em Migalhas, você pode saber tudo sobre essa mudança, no ótimo artigo de autoria de Marco V. Gasparetti, do escritório Mundie e Advogados. Clique aqui para ver.

Controle comparado

O jornal Zero Hora entrevista Ernst Markel, presidente da União Internacional de Magistrados. Ele fala do controle externo do Judiciário: 

"A Itália e a Espanha são exemplos de lugares onde a Justiça funciona. Em ambos os casos há órgãos de controle externo, mas eles são majoritariamente compostos por membros do Judiciário."

Intervalo entre jornadas

O TST decidiu que o tempo compreendido entre as jornadas de trabalho do motorista de ônibus interestadual não deve ser considerado como tempo à disposição do empregador. (Clique aqui)

Legitimidade

Os sindicatos possuem legitimidade para representar seus associados em reclamação trabalhista que tem por objetivo o reajuste do valor do auxílio-alimentação pago pela empresa. (Clique aqui)

____________________

Conheça o Apoiador de Migalhas

Visite hoje os escritórios virtuais de:

___________________

Fenalaw

Acontece nos dias 16 e 17/6, a Fenalaw - Feira Nacional de Serviços e Suprimentos Jurídicos, que vai apresentar ao público os vários instrumentos existentes no mercado voltados para a gestão eficiente e competitiva de escritórios de advocacia. Nas mesmas datas será realizado o Senalaw - Seminário Nacional de Administração de Escritórios de Advocacia e Jurídicos, que contará com a participação de ilustres profissionais. Clique aqui.


Edis

O Congresso vai tentar alterar, até junho, a decisão do Judiciário de reduzir o número de vereadores. Comissão especial da Câmara, montada para agilizar um projeto, têm uma proposta alternativa para o corte de cadeiras dos edis, menos drástica.

Para entender o caso, veja o artigo de Marcelo Andrade, do escritório Silveira, Andrade e Piza, Advogados. (Clique aqui)

Mordaça

Sobre a lei da mordaça, veja hoje o artigo do dr. Alexandre Thiollier, do escritório Thiollier Advogados. Segundo o combativo causídico, "o que se amordaça são os animais com poder investigatório que buscam a autopromoção à custa da honra alheia." Clique aqui para ver o artigo na íntegra.

Investigação

Voltando a esmigalhar os principais temas em pauta no país, Adauto Suannes, em companhia de Vagner da Costa, escreve sobre procedimento investigatório realizado pelo MP e o devido processo penal. Para conferir este texto de peso, clique aqui.

Falência

O jornal Gazeta Mercantil teve a falência decretada pelo juiz da 8ª vara cível do foro central de SP. A Samab Cia. Indústria e Comércio de Papel foi nomeada síndica. (Proc. nº 000.03.152422-2)

Garoto x Nestlé

Advogados da Nestlé defendem hoje, em audiência pública no Cade, o que dizem ser o fato novo para que a multinacional suíça mantenha o controle da Garoto. A proposta consiste em vender marcas tradicionais e ativos físicos das duas companhias que representam 10% do mercado de ''chocolates sob todas as formas''.

Incentivo

O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, vai mandar ao Congresso uma lei de incentivo fiscal para o esporte nos mesmos moldes da Lei Rouanet.

Conta-gotas

O BC reduziu ontem a Selic de 16,25% ao ano para 16%, sem indicação de tendência.

BNDES quer a Embratel

O presidente do BNDES, Carlos Lessa, disse ontem, em audiência pública no Senado, que as concessionárias de telefonia fixa local (Telefônica, Telemar e Brasil Telecom) deverão comprar a Embratel. O BNDES tem interesse, pois entraria com 40% no negócio.

China e Brasil

Wang Jun, presidente da Citic, o grande banco de investimento do governo chinês, que veio prospectar o mercado brasileiro, ciceroneado pela Brasilinvest, disse ontem que a China tem um grande desafio neste ano "trabalhar parcerias estratégicas para reduzir suas vulnerabilidades."

Notícias da China I

A economia chinesa começa a apresentar sinais de superaquecimento. Esta semana, o BC da China anunciou novas medidas para reduzir o volume de moeda em circulação no país.

Notícias da China II

Uma pesquisa com 87 especialistas de diferentes regiões do mundo, contratados por grandes corporações para ajudá-las a decidir o destino de seus investimentos até 2007, revelou que o Brasil é o segundo na preferência para investimentos diretos estrangeiros na América Latina, depois do México. No entanto, o país não aparece na lista global dos dez destinos preferidos, que é encabeçada pelos dois gigantes asiáticos: China e Índia.

Curso

O IDEA - Instituto de Direito Empresarial, Internacional e Ambiental promove o Curso de Previdência Complementar, com início no dia 26/4, em SP. O evento será coordenado pelo ilustre professor Wagner Balera. Saiba mais informações no telefone (11) 3813-8866 ou clique aqui.

______________

Julgamento no TSE

O futuro dos mandatos do senador João Capiberibe e da deputada Janete Capiberibe, ambos do PSB do Amapá, será decidido hoje pelo TSE. Os dois são acusados de comprar votos na eleição de 2002.

Opinião

A eventual cassação é o tema de artigo do professor Dalmo de Abreu Dallari no Correio Braziliense de hoje. Segundo o mestre, "a oligarquia amapaense tenta cassar os mandatos conferidos pelo povo dentro da mais estrita legalidade." Dalmo Dallari diz que "é indispensável que os julgadores da instância superior decidam com a independência e imparcialidade".

Legislativo e Judiciário

Também sobre o processo de Capiberibe, os senadores anteontem foram à tribuna da Casa para cobrar sua absolvição. Chegaram até a sugerir que Sarney deveria ir ao TSE falar com os membros da Corte. Com mais sensatez, Jefferson Perez ocupou ontem a tribuna para protestar contra os senadores que tentaram se imiscuir no julgamento do TSE.

______________

Anaconda

A juíza federal Adriana Pilleggi de Soveral, uma das acusadas de envolvimento nos fatos investigados pela PF na Operação Anaconda, não conseguiu impedir no STJ a quebra de seu sigilo bancário.

Morto

O traficante Luciano Barbosa da Silva, o Lulu, chefe do tráfico na Rocinha, foi morto a tiros na tarde de ontem durante confronto com agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Os jornais contam que a polícia caça agora Dudu, rival de Lulu.

Criminalidade

Hoje a página de artigos n'O Globo comenta a criminalidade no Estado. Veja as migalhas escolhidas pela equipe de Redação:

"A Ordem dos Advogados, por sua história e atribuições legais, não pode se calar diante da gravidade da situação e exige, juntamente com a população, pronta resposta à ousadia dos criminosos e ação permanente para combatê-los." Octavio Gomes, presidente da OAB/RJ

"Somos uma República Federativa, não a confederação que parece aqui instalada, na qual egos federais, estaduais e municipais se confrontam à busca de holofotes. Discursos vazios e ridículas bravatas não impedirão a bandalha, que avança cada vez mais agressiva." Marco Aurélio Mello, STF

____________

Procura-se

O presidente do STF, ministro Maurício Corrêa, encaminhou ofício pedindo rápida elucidação do caso de desaparecimento do juiz Nei Machado Cordeiro, da vara do Trabalho da cidade de Xanxerê/SC. Cordeiro está desaparecido desde o dia 1º de abril. Segundo a Anamatra, o magistrado havia comunicado ao TRT/SC que vinha recebendo ameaças, por decisões que proferiu na cidade de Mafra.

Oriente Médio

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, disse ontem que o apoio manifestado por Bush ao plano de paz "unilateral" proposto por Israel parece ignorar as negociações entre israelenses e palestinos. Segundo Annan, um acordo de paz deve ser baseado em resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU.

Mais uma

O programa "Universidade para Todos" - que criará (ou criaria) cotas para pessoas de baixa renda, negros, índios e ex-presidiários em instituições de ensino superior particulares - dificilmente entrará em vigor, como queria o ministro da Educação, Tarso Genro. Faltando apenas dois dias para ser instituído por meio de MP (!), o ministro foi avisado que a festa havia sido suspensa.

Coisas da vida

O "Universidade para Todos" previa a compra de vagas ociosas nas universidades particulares. Traduzindo, as vagas nos piores cursos, nas piores faculdades, seriam oferecidas às minorias. O autor da proposta deve ser mais um iluminado. Afinal, é uma idéia di gênio...

Custas judiciais

O advogado Clito Fornaciari Júnior, do escritório Clito Fornaciari Júnior - Advocacia, ministra palestras sobre a nova lei de custas judiciais no dia 27/4, na OAB de Ribeirão Preto, 28/4, na OAB de Indaiatuba, 11/5, na OAB de Jabaquara e 26/5, na OAB de Jaú.

Última oportunidade

Hoje é o último dia para participar da promoção especial Migalhas - RT - Revista dos Tribunais. Desde segunda-feira os professores estão concorrendo a uma coleção completa com 10 mini-códigos atualizados para sortearem em sua sala de aula. Você ainda pode enviar um e-mail para migalhas@migalhas.com.br  informando a instituição em que leciona e a disciplina ministrada. O professor também ganhará um prêmio surpresa. Muitos mestres já estão concorrendo. Saiba mais informações, clique aqui.

Evento de peso

Hoje é o último dia para você concorrer ao sorteio de cinco vagas-cortesia para participação no II Congresso Brasileiro de Seguridade Social, nos dias 23 e 24/4, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O evento contará com a participação de ilustres profissionais especialistas no assunto. Participe, clique aqui.

Visita ilustre

O presidente da AASP, José Roberto Pinheiro Franco, encontra hoje, no RJ, a diretoria da AARJ (Candido de Oliveira Bisneto, Ivan Nunes Ferreira e Daltro Borges) para tratar de futuros empreendimentos comuns entre as duas instituições. Será o primeiro encontro oficial das duas entidades desde a fundação da AARJ em 8/12/00.

Premiado I

Marcos Orind de Lucena, do Banco Brascan, foi o felizardo ganhador do livro "Transferência do Controle Acionário - Interpretação e valor" (Editora fmf, 520p.), gentilmente oferecido pelo autor Carlos Augusto Junqueira de Siqueira.

Premiado II

A migalheira Renata Scarpellini Mandelli, da Riachuelo, foi contemplada com um exemplar da obra Português Forense: a Produção do Sentido (375p.), escrita por João Bosco Medeiros e Carolina Tomasi, gentilmente oferecida pela Editora Atlas.

____

Sorteio

Migalhas sorteou nesta madrugada a vaga-cortesia para participação no curso Ata Notarial, com início no dia 19/4, em SP. O vencedor é:

  • Fernanda Ortona, do Banco Fibra

Venha participar deste evento de peso organizado pelo IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. Saiba mais informações no telefone (11) 3106-8015 ou clique aqui.

____________

Gramatigalhas - Clique aqui

EconoMigalhas - Clique aqui

_______________________________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Iranians in Iraq to Aid in Talks; Teheran Diplomat Is Killed"

The Washington Post - EUA

"Embrace of Sharon Could Help Bush"

Le Monde - França

"Irak : première exécution dans la crise des otages"

Corriere della Sera - Itália

"Orrore in Iraq, ucciso un ostaggio italiano"

Le Figaro - França

"35 heures : la proposition choc"

Clarín - Argentina

"Habrá aumentos en las jubilaciones más bajas"

Público - Portugal

"CIA Diz Não Estar Preparada para Combater a Al-Qaeda"

El País - Espanha

"Zapatero propone una reforma «limitada y desde el consenso» de la Constitución"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Die letzten Zeugen im Fall "Peggy" gehört"

The Guardian - Inglaterra

"Bush rips up the road map"

Le Soir - Bélgica

"« Les paras belges, abandonnés »"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Arrecadação sobe 15% e bate recorde"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Gravação com oferta de trégua à Europa é atribuída a Bin Laden"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"BC reduz taxa de juros a 16% ao ano"

O Globo - Rio de Janeiro

"PM mata chefe do tráfico na Rocinha e cerca rival"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Câmara vai perdoar multa de deputados"

Correio Braziliense - Brasília

"Congresso manobra para perdoar multas eleitorais"

Zero Hora - Porto Alegre

"Juro cai para 16% e volta ao patamar de março de 2001"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Taxa de juros cai para 16% ao ano"

O Povo - Fortaleza

"Presos 3PMs e 2 comerciantes"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"SDS quer desativar até sete delegacias"

_______________

____________

Apoiadores :

· H. Brasil Cabral Advogados Associados

· Homero Costa Advogados

· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos

· Joyce Roysen Advogados

· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados

· Lilla, Huck, Malheiros, Otranto, Ribeiro, Camargo e Messina Advogados

· Lobo & Ibeas Advogados

· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados

· Lotti - Sociedade de Advogados

· Luís Roberto Barroso & Associados

· Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial

· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia

· Manhães Moreira Advogados Associados

· Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto

· Martorelli Advogados

· Matos Ruiz Advogados Associados

· Mundie e Advogados

· Muylaert, Livingston e Kok Advogados

· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados

· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C

· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados

· Oliveira Neves & Associados

· Osorio e Maya Ferreira Advogados

· Peixoto E Cury Advogados

· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins

· Pinhão e Koiffman Advogados

· Pinheiro Neto Advogados

· Preto Villa Real Advogados

· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados

· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados

· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior

· Ricardo Arruda Filho Advogados

· Rodrigues Jr. Advogados

· Saeki Advogados

· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles

· Silveira, Andrade e Piza Advogados

· Siqueira Castro Advogados

· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados

· Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)

· Stuber - Advogados Associados

· Tess Advogados

· Thiollier Advogados

· Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados

· Tojal, Serrano & Renault Advogados Associados

· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados

· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C

· Trigueiro Fontes Advogados

· Ulisses Sousa Advogados Associados

· Veirano Advogados

· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados

· Advocacia Dauro Dórea (ADD)

· Advocacia Raul de Araujo Filho

· Advocacia Rocha Barros Sandoval

· Amaral Gurgel Advogados

· Araújo e Policastro Advogados

· Armelin, Bueno e Advogados Associados

· Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados

· Azevedo Sette Advogados

· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados

· Boccuzzi Advogados Associados

· Bottallo e Gennari Advogados

· Ceglia Neto, Advogados

· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia

· Daniel Advogados

· Demarest e Almeida Advogados

· De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados

· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados

· Dias & Associados S/C

· Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia

· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados

· Felipe Amodeo Advogados Associados

· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais

· França Ribeiro Advocacia

· Franceschini e Miranda - Advogados

· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica

· Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· APET - Associação Paulista de Estudos Tributários

· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual

· Brain Company

· Corrêa & Lucato Peritos Associados

· FORUM CEBEFI

· Fundamar - Fundação 18 de março

· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo

· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo

· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família

· IBDS - Instituto Brasileiro de Direito Societário

· IBMEC/RJ

· IBMEC/SP

· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários

· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito 

· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento

· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa

· IDEA - Instituto de Direito Empresarial, Internacional e Ambiental

· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral

· InterNews

· Instituto Ling

· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias

· MP Treinamentos

· Rosenberg & Associados

· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos

· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro

· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo

· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações

· ALB Consultoria

· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados

 

______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR

AUTORES MIGALHAS VIP

Vantuil Abdala

Migalheiro desde 2008

Gilberto Giusti

Migalheiro desde 2003

Almir Pazzianotto Pinto

Migalheiro desde 2003

Miguel Reale Júnior

Migalheiro desde 2003

Gustavo Binenbojm

Migalheiro desde 2005

Maria Berenice Dias

Migalheira desde 2002

Murillo de Aragão

Migalheiro desde 2018

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020

Teresa Arruda Alvim

Migalheira desde 2006

Selma Ferreira Lemes

Migalheira desde 2005

Luis Felipe Salomão

Migalheiro desde 2014

Publicidade