quarta-feira, 21 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 18/4/2010 a 24/4/2010

""Só temos que ser inteligentes" ou "Só temos que sermos inteligentes"?"

Marcela Ribas - 19/4/2010

"Qual a maneira correta de se dizer que os políticos mais próximos do presidente puxam o saco dele? Seria: 'eles são puxa-saco', 'eles são puxa-sacos', ou 'eles puxam-saco'?"

Conrado de Paulo - 20/4/2010

"Enfim, a onipresente expressão "com certeza", que aparece em todos os meios de comunicação, dita por (quase) todo tipo de pessoa, significando concondância com alguma coisa, está correta? Não seria mais adequada o emprego da expressão "certamente"?"

Paulo Tadeu Campos Ferreira - 20/4/2010

"Prezado Dr. José Maria, agraceria seus esclarecimentos sobre a seguinte dúvida: 'O Manual de Redação da Presidência da República', respaldado por lei, estabelece que, na redação de leis, a numeração dos artigos deve ser ordinal até o artigo nove e cardinal nos posteriores. A dúvida é se, na elaboração e contratos em geral, as cláusulas também devem obedecer o mesmo critério. Muito obrigado."

Marcelo Menezes - 20/4/2010

"Caro Prof. José Maria, com referência ao Novo Acordo Ortográfico, o que o senhor sugere que entendamos por 'etc', na Base XVI, 2, onde se lê: 'Primeiro elemento - prefixo ou falso prefixo terminado em vogal= co, micro, contra etc.' (?!)"

Iracema Palombello - 22/4/2010

"A dúvida refere-se ao parágrafo abaixo transcrito: As obras só poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, exceto feriado, das 8h às 18h e sábados das 8h às 15h. Fora deste período só serão permitidas obras de emergência após a devida autorização da Administração. O trecho "exceto feriado" entre vírgulas pode ser caracterizado como aposto da forma como utilizado no período? A construção gramatical está correta? Da leitura do parágrafo, é possível entender que as obras poderão ser realizadas de segunda à sexta das 8h às 18h e não será permitido nesses dias caso haja feriado? Obrigada pela atenção."

Cristina Loschiavo Pepino - 22/4/2010

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram