terça-feira, 20 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 20/6/2010 a 26/6/2010

"Caríssimo professor José Maria, a respeito do verbo subsumir, tenho dúvidas quanto à correção da forma 'subsume' tal como em 'a conduta do paciente subsume-se ao preceito' ou 'o tema da prescrição subsume-se ao âmbito das normas'. Tais excertos foram extraídos de votos de ministros de nossos tribunais superiores, contudo, de acordo com o dicionário Aurélio Eletrônico (v. 5.0), a flexão nesses casos seria 'subsome-se'. 'Quid iuris'? Saudações cordiais,"

Thiago Campos Guimarães Rodrigues - 21/6/2010

"Professor, li com atenção sua explicação sobre 'Pronome relativo preposicionado', mas não consegui colocá-lo em prática nos exemplos abaixo extraídos de uma prova de concurso público: 1. As propostas, 'de cuja' falta sentiu Mario Canpanna, eram, na verdade, inúmeras e contrastantes. 2. Os impulsos missionários, 'de que' o autor não se mostra carente, poderiam levá-lo a combater a fome do mundo. Pelo gabarito, o número 2 está correto e o 1, não. Desde já agradeço."

Giselle Rocha - 21/6/2010

"Dúvida sobre formas verbais e tratamento pessoal. Por que esta expressão está correta e a seguinte está errada: 1. Vai, junta àquele grupo de manisfestante e depois dize-me o que achaste. 2. Senhores, vão juntar-se àquele grupo de manisfestantes e depois dizei-nos o que acharam. Grata."

Giselle Rocha - 21/6/2010

"Caro professor José Maria,  já que tanto para o Aurélio quanto para o Houaiss 'folha' significa 'cada uma das unidades materiais (ou blocos) de que se compõe um livro, revista, jornal etc., cujas duas faces têm o nome de página', então está certo dizer 'às folhas tantas', quando folha compreende duas páginas, com números diferentes?"

Conrado de Paulo - 21/6/2010

"Caro professor José Maria da Costa, a nota 'Dúvida cruel' (Migalhas 2.414 - 24/6/10 - "Dúvida cruel") veio redigida da seguinte forma: 'Nosso vibrante matutino tem os melhores leitores, porque tem os melhores articulistas? Ou tem os melhores articulistas, porque tem os melhores leitores?' O emprego da vírgula está correto? Obrigado!"

Daniel Augusto Pinheiro Astone - 24/6/2010

"De acordo com a nova regra ortográfica, o correto é: 'contrarrazões', 'contra-razões' ou 'contra razões'?"

Gustavo Marques Ferreira de Moura

Nota da redação – o informativo Migalhas 2.325, de 10/2/10, trouxe o verbete "Contra-razões ou Contrarrazões de apelação?" na seção Gramatigalhas. Clique aqui para conferir.

Gustavo Marques Ferreira de Moura - 25/6/2010

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram