sábado, 24 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Jesus Cristo Carioca?

de 8/8/2010 a 14/8/2010

"Projeto de Lei 3134/2010 - Da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O glorioso Estado do Rio de Janeiro conta com Projeto de lei ambicioso. Dono do carnaval, do Corcovado, do Pão-de-Açúcar e até das Olimpíadas, o Glorioso Estado do Rio de Janeiro agora aspira a ser dono do de Jesus Cristo. O Projeto discorre sobre a história de Cristo como justificativa e argumenta, ao final, que, por o que Cristo fez e tem feito pelo Estado do Rio de Janeiro e seu povo é que deve ser declarado patrimônio imaterial daquele Estado. O artigo 24, VII, da CF/88 determina ser de competência concorrente da União, Estados e Municípios legislar sobre a proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico. Mas Cristo?!O artigo 216, da CF/88 assim dispõe:

'Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

I - a as formas de expressão;

 II - os modos de criar, fazer e viver;

III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinado às manifestações artístico-culturais;

V - os conjuntos urbanos e sítio de valor histórico, paisagístico, artístico,arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.'

Ora, para um Cristo carioca, que tal um Judas argentino? E, afinal, quem disse que Deus é brasileiro? Pelo jeito é carioca, e da gema. E que nos perdoe a Constituição Federal."

Escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados Advogados - 9/8/2010

"Não me surpreende a iniciativa. Vejo-a apenas como mais uma exteriorização da inaceitável visão dos nossos vizinhos do Rio. Todos eles - talvez sem exceção - cultuam a ideia de que o Brasil começa e termina nas fronteiras do Estado do Rio. Prestem atenção sempre que um carioca fala : não se desviam do próprio umbigo e desprezam seus compatriotas de outras plagas. Especialmente os paulistas. Não há jeito, isso é defeito atávico."

José Fernandes da Silva - OAB/SP 62.327 - 11/8/2010

"E, por falar em saudade, onde anda você, dr. Wilson Silveira ?"

Alexandre de Macedo Marques - 11/8/2010

"Também sinto a falta da participação do Dr. Wilson Silveira neste portal. Seu afastamento ficou inexplicado, em que pese muitos migalheiros terem indagado a respeito. Gostaria de saber se ele voltará ao nosso convívio ou se tem razões superiores para não fazê-lo. Responda-nos, Dr. Wilson, por favor."

José Fernandes da Silva - OAB/SP 62.327 - 11/8/2010

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram