quinta-feira, 22 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Circus

de 8/8/2010 a 14/8/2010

"Acabo de ler o Circus de hoje no Migalhas (Migalhas 2.450 - 13/8/10 - "Circus nº 193" - clique aqui). Com isso, acabo de descobrir mais um traço comum com o admirado Adauto Suannes : eu também moro em Moema e meu escritório fica na Alameda dos Nhambiquaras, que tem a Rua Caboquenas como uma de suas travessas. Quem conhece Moema sabe que existes duas áreas distintas : Moema Pássaros e Moema Índios. A Rua Caboquenas fica na área índios e o significa é 'tribo de índios do Estado do Pará'. Para quem se interessar, indico o seguinte site, que revela a história das ruas de São Paulo : www.dicionarioderuas.com.br. Há tempos, curioso para saber a origem do nome de uma rua com meu nome, no bairro do Brás, descobri que foi um soldado da FEB que combateu e morreu na Itália. Saudações corintianas ao Dr. Adauto."

José Fernandes da Silva - OAB/SP 62.327 - 13/8/2010

"Ilmo. Dr. Adauto, Saudações. Acompanho sempre a coluna Circus no Migalhas e aprecio muito sua escrita (Migalhas 2.450 - 13/8/10 - "Circus nº 193" - clique aqui). Entretanto, não poderia me furtar a expressar minha discordância quanto às idéias apresentadas na edição 193, sob o título 'Placas'. Esclareço, inicialmente, que não sou de São Paulo e não estudei no Largo S. Francisco, o que talvez retire qualquer legitimidade das minhas opiniões sobre o assunto, mas, ainda assim, atrevo-me a proferi-las por ter sonhado, durante todo o período em que cursei direito, na UFMG, com uma medida semelhante à adotada em São Paulo a fim de melhorar a estrutura da vetusta casa de Afonso Pena. Certo é que não existem recursos suficientes para aprimorar a contento a qualidade do ensino público – ou, se existem, sabe-se lá por que tortuosos caminhos se perdem e não atingem seus fins – o que acaba resultando em salas de aula mal equipadas, com cadeiras quebradas e ventiladores estragados, bibliotecas obsoletas e, no caso particular do prédio em que estudei, um elevador que teve a audácia de 'cair para cima', atingindo com violência a laje do prédio, no décimo sexto andar, antes de retornar ao poço. Tive a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma universidade em Liège, na Bélgica, onde, pasme, as instalações são verdadeiras formas de publicidade. Nas portas, é possível ler nomes como Sala de Informática Coca-Cola ou Laboratório de Química Nestlé. No interior das salas, equipamentos de última geração patrocinados pelos titulares permitem aos alunos uma educação mais aprimorada. A ideia, que em um primeiro momento me soou estranha, em poucos minutos se transformou em uma solução simples e de espetacular eficácia para o problema das verbas destinadas à educação. Quisera eu poder contar com pessoas que, em troca de verem uma sala batizada com seu nome, se dispusessem a arcar com a modernização das estruturas de minha faculdade. E, quanto à placa invisível com dizeres implícitos, não poderia ela trazer a mensagem: 'Faça como eu, dedique-se à sua profissão, seja ela qual for, e, com os frutos de seus esforços, abra caminho àqueles que vêm depois, contribuindo para sua educação' ? Respeitosamente,"

Luiza Casasanta Lustosa de Andrade - 13/8/2010

"Em homenagem a vivacidade e inteligência da crônica do Mestre Adauto, desta sexta treze de agosto, para espantar os maus espíritos e azares, e ainda, como forma de resgatar um pouco da história da nossa gente, aqui da terra do peixe cará pequeno, ou do rio aqui rasinho, verdadeiro Portal de Missões Guaranis, peço licença aos amigos migalheiros, para no entreveiro da fogueira de vaidades, em primeiro, já deixar o meu voto antecipado para o pleito do preclaro Mestre – sobre o rebatismo daquela ruazinha que ele espreita por entre as orquídeas de sua janela – da sua janela, que deve ser mais encantada do que a varanda Kafquiana (que lhe serviu de morada, por causa de um desentendimento com seu genitor), para produzir tanta inspiração e beleza, e por último, para reiterar o protesto que ficou por herança, pois, além da Rua Candinha, que até a presente, se encontra apartada da 'bugra', ... temos em Porto Alegre, na capital dos gaúchos, ... uma tal de :  Rua dos Nabos a Onze, é só conferir no Google  (Migalhas 2.450 - 13/8/10 - "Circus nº 193" - clique aqui). Cordiais saudações,"

Cleanto Farina Weidlich – Carazinho/RS - 13/8/2010

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram