sábado, 24 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 17/4/2005 a 23/4/2005

"Prezado Dr. José Maria da Costa, trago duas dúvidas em uma: qual é a forma correta de se escrever por extenso 0,3%? (Trinta centésimos por cento ou trinta centésimos percentuais?). Deve-se dizer por cento ou percentuais? Na expectativa de seu esclarecimento, subscrevo-me, Atenciosamente,"

Wilson Pinheiro Jabur – escritório Neumann, Salusse, Marangoni Advogados - 18/4/2005

"Lendo a coluna dias atrás, surgiu uma dúvida sobre como pronunciar João Paulo II (segundo) se está na forma de números romanos. O certo não seria João Paulo 2º?"

Orlando Knop Júnior - Blumenau/SC - OAB/SC 18.658 - 19/4/2005

"Prezados diretores de Migalhas, Leio o seguinte trecho, como ouço falar  e leio outros, semelhantes: "...os rumores mais recentes dão conta de que a falta de /*empatia*/ entre  Sol e Tião também não estaria agradando ao público". Vou ao Aurélio e constato que empatia é a "tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa". Este significado nada tem a ver com o significado da frase em questão. Aliás, raríssimas vezes vi a palavra empatia com o significado que lhe dá o Aurélio. Pergunto ao I. Mestre se a  palavra pode ter outra acepção, ou se se  trata de mau emprego dela? Obrigado,"

Romualdo Wilson Cançado - advogado - 19/4/2005

"Caros companheiros de Migalhas, já que participamos desse mesmo mundo jurídico virtual, sugiro utilizarmos analogicamente o art. 10, da Lei Complementar nº 95/1998, para esclarecer (também juridicamente) a dúvida do migalheiro Orlando Knop Júnior, de SC. Assim, teremos numeração 'ordinal até o nono e cardinal a partir deste'. Desse modo, temos que o Papa anterior foi, e sempre será, João Paulo II (segundo) e o atual papado será conduzido pelo Bento XVI (dezesseis). Abraços de 'Beagá',"

Thiago Lage - Acadêmico de Direito do Uni-bh - 20/4/2005

"Prezado Orlando Knop Júnior, partindo do princípio de que os romanos não tinham ordinal, mas apenas cardinal, o nome do papa falecido deveria ser grafado João Paulo 2o. O nosso mestre Dr. José Maria poderia explicar melhor."

Antonio Cândido Dinamarco - OAB/SP - 32.673 - 20/4/2005

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram