Aulas

10/6/2005
Wilson Silveira - escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados e CRUZEIRO/NEWMARC Propriedade Intelectual

"Aula de economia (e de português...)


"Quando se vai calcular a taxa de juros no Brasil, se coloca uma quantidade de pessoas que não vão pagar. Então os bancos já dão de barato que um determinado número de pessoas não vai pagar. E aí os honestos é que pagam, tem de pagar os juros daqueles que vão dar o cano."

 

Na avaliação do presidente, que cometeu o pensamento acima isso é "a coisa mais absurda do mundo." No entendimento do presidente a maior taxa de juros do mundo não vem da política monetária do Banco Central, como é cediço, mas de consumidores mal intencionados, o que é inédito. Os presentes a essa aula de economia e de português eram, na sua maioria, costureiras de São Paulo, que compareceram ao lançamento do programa "Sistema Financeiro Inclusivo", da Caixa Econômica Federal. Chegou ao local da aula uma caravana de cinco ônibus vindos de diversos bairros da Zona Leste, organizada por uma das costureiras. No entanto, muitas das pessoas foram barradas na entrada do Ginásio do SESC, local do evento, por usarem chinelos. Lula disse às costureiras que com essa nova modalidade de crédito está dando "o ponta-pé inicial que pode se transformar em uma coisa gigantesca", o que vai levar o Brasil, ainda no entendimento do presidente, a exportar mais produtos têxteis do que a China..." Já saiu o título de Douta Honoris Causa em Economia do presidente?"

Envie sua Migalha