quarta-feira, 21 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 12/6/2005 a 18/6/2005

"Chamou minha atenção o termo "inoficial" no último Migalhas (1.185 - 10/6/05). Que tal consultar o gramático para este e outros termos assemelhados (extra-oficial, oficioso etc)? Abc.,"

Ana Lucia Pires - 13/6/2005

"No Migalhas 1.185 (10/6/05), houve evidente incorreção ao grafar "por hora", quando deveria ser "por ora": 

"Migalhas reserva o direito (e o dever) de omitir, por hora, o nome do investigado." 

Que o amado Diretor não derrame sua ira sobre o pobre redator..."

Carlos Augusto Moreira Filho - escritório Hlavnicka, Araujo e Opic Advogados - 14/6/2005

"Eu falei: "Mas me importa a restauração da minha honra. A "Veja" está fazendo um verdadeiro linchamento". Ele respondeu: "Roberto, na "Veja" não tenho nenhuma ação, porque a "Veja" é tucana". Eu falei: "Mas "O Globo" e a Globo estão repetindo o linchamento". Ele falou: "No "Globo" eu falo por cima. Dá para segurar". Retirar a assinatura foi o meu maior erro. Depois que fiz isso, recrudesceu o noticiário contra o PTB. Eu entendi que foi uma armadilha do Zé Dirceu para mim. Recrudesceu o noticiário, e eu vi claramente a mão do governo."

"Com base no texto acima publicado no Migalhas 1.186 (13/6/05), gostaria, se possível, que fosse comentado o uso correto de aspas duplas e simples. Obrigada,"

Karla Coachman - 14/6/2005

"Dr. Gramatigalhas, Antes de tudo, peço o anonimato, para que a persecutio criminis não me tenha como alvo. Explico: me inscrevi (na primeira etapa) do mais recente concurso de ingresso na carreira do Ministério Público paulista (Refiro-me, entre parênteses, à recente e estranha reabertura das suas inscrições). Em todo caso, o foco de minha migalha não é esse. Já naquele ensejo, anestesiada pelo sonho de ser uma integrante do valoroso parquet paulista, preenchi a ficha de inscrição e assinei o modelo padrão de requerimento, como alguém displicente que assina um cheque em branco (coisa de Lula). Depois, reli 19 vezes cada uma de suas letras - e conferi, repetidamente, cada um de seus anexos. Incomodei-me, 19 vezes, com seu trecho final: "(...), seguindo em anexo a documentação exigida." (Clique aqui). O que o sr., dr. Gramatigalhas, acha deste "em anexo"? Seria esse o primeiro teste com os candidatos?"

................ - 14/6/2005

"Gostaria de saber o significado da palavra "cendera" uma vez que foi citada em um texto e estou curiosa em saber o sentido. Obrigada,"

Nelma Felix - Polícia Civil do Estado de Goiás - 16/6/2005

"Prof. José Maria, Qual é o certo? "Que se apazigúe", ou "Que se apazígüe"? Existe regra, sem exceção, para aguar, enxagüar, e verbos do gênero?"

Conrado de Paulo - 16/6/2005

"Em certos casos, o emprego do infinitivo gera algumas dúvidas. Eis alguns exemplos: 1) Vi dois pássaros voar (ou voarem); 2) Chamei duas pessoas para analisar (ou analisarem) o projeto. Gostaria que Gramatigalhas esclarecesse essa questão."

Marcos Schafran - 16/6/2005

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram