sexta-feira, 23 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Foie gras - Proibição

de 28/6/2015 a 4/7/2015

"Não pude deixar de demonstrar o descontentamento com a presente migalha, quando a lei 16.222/15, trata-se de um tema relevante de Direito Ambiental, porquanto revela uma posição ecocêntrica ou biocêntrica, em que o ser humano é tratado como parte do todo, afastando-se de um visão antropocêntrica, a qual considerada o ser humano como centro (Migalhas 3.645- 29/6/15 - "?????" - clique aqui). Assim, tratar a aludida lei como se fosse irrelevante em relação a outras questões é olhar só para si, em detrimento de outras espécies, as quais fazem parte, juntamente, conosco de um todo. Acredito que a lei sancionada pode trazer à lume outras questões, como, p.ex., a produção do 'baby beef' ou, também, conhecido como vitela."

Alexandre Janólio - 29/6/2015

"Numa metrópole colossal como São Paulo, de fato, há diversos problemas a serem resolvidos (Migalhas 3.645- 29/6/15 - "?????" - clique aqui). No entanto a resolução imediata de um não prejudica o esforço pela resolução do outro. A Migalha que diz haverem outras preocupações maiores que a proibição do foie gras não está no todo errada, mas será que deveremos esperar a resolução de todos os outros problemas considerados mais essenciais para se dar atenção aos menos essenciais? Inclusive com o risco de, mais a frente, os menos essenciais se tornarem os mais essenciais do futuro? Isso tudo me lembrou os comentários a respeito da comemoração da aprovação do casamento LGBT nos EUA: deveremos melhorar saúde, educação, segurança e transporte para, só então, podermos amar?! E fica a pergunta: deveremos melhorar saúde, educação, segurança e transporte para, só então, proibirmos a nefasta prática da gavagem?"

Deny Eduardo - 29/6/2015

"Não há dúvidas de que há muita coisa a ser feita em São Paulo, como também não há dúvida alguma sobre a necessidade de proteção e repressão ao crime de maus-tratos praticados contra os animais, que, de igual modo, merecem total atenção por parte da municipalidade (Migalhas 3.645- 29/6/15 - "?????" - clique aqui)."

Marcel Heitor Garbin Pereira - 29/6/2015

"Não ficou claro para mim o que o Migalhas tem contra a lei que veda a produção de foie gras (Migalhas 3.645- 29/6/15 - "?????" - clique aqui), a qual se mostra alinhada com a legislação de outros países (como Argentina, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Israel, Noruega, Polônia, Suécia, Suíça, Reino Unido, bem como no estado da Califórnia e pendente de aprovação em NY...). Em verdade, entendo ser absurdo um político ter de redigir uma lei para vedar comportamento que inflige sofrimento a outro ser vivo – essa barreira moral já deveria ser inerente a todos os seres humanos."

Catarina Fugulin P. Alves - 29/6/2015

"Caros colegas, fico surpresa ainda hoje pela insensibilidade de seres humanos que, para deleite de paladar (duvidoso), não se contêm em fazer pouco caso do sofrimento horrível de criaturas vivas (Migalhas 3.645- 29/6/15 - "?????" - clique aqui)! Abram, por favor, na matéria, pode ser no 'Google', e olhem as figuras vivas, suportando prisão e alimentação forçada em cenas de tortura infindável e indescritível covardia... Como diria minha avó para as pessoas apreciadoras de tal 'iguaria': Por fora bela viola, por dentro pão bolorento. 'Foie gras: Para que o órgão fique hiperdesenvolvido, as aves são submetidas a um processo chamado gavagem, que consiste na alimentação forçada dos animal.'"

Marisa Ribeiro de Souza - 30/6/2015

"Legislação midiática (Migalhas 3.645- 29/6/15 - "?????" - clique aqui). Se for levada a sério, a venda de sapatos de couro deve ser proibida no município de São Paulo. Sua única serventia é para fiscais autuarem comerciantes ou negociarem propina."

Gustavo Monteiro - 30/6/2015

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram