sábado, 24 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 28/6/2015 a 4/7/2015

"Olá. Desejo saber se devo empregar crase nesta frase: 'A necessidade de se expressar quanto à verdadeira natureza interior é algo pouco conscientizado nos dias de hoje pela maioria das pessoas.'"

Leda Bottino - 29/6/2015

"Mestre, em casos de acidente de trânsito eu digo que alguém foi colhido ou colido por um veículo?"

Ligia Mara - 29/6/2015

"Professor José Maria, qual a grafia correta quando abreviamos o horário? Exemplificando: 01:00 hs; 01h00min; 01,00hs; 01;00hs? Desde logo meus agradecimentos. Saudações."

Paulo Roberto Pires de Oliveira - 29/6/2015

"Caros senhores, a expressão 'estarei sempre a postos' é grafada com ou sem crase?"

Edenilza Melo - 1/7/2015

"Olá! Sempre excelentes as aulas gramaticais do Dr. José, mas devo fazer uma ressalva quanto ao léxico correto ser apenas aquele constante do VOLP da ABL (Gramatigalhas - 1/7/15 - clique aqui). Lá não consta o vocábulo 'territorialista' que, contudo, está formado corretamente, seguindo as regras cultas da língua. Aliás, note-se que tal palavra 'deu uma fugida' de todos os léxicos brasileiros. Ainda assim, é completamente correta. Agradeço desde já a atenção!"

Rafael Roldan - 1/7/2015

"Está muito na moda o uso do neologismo 'empoderamento' (e do verbo correspondente 'empoderar'), como tradução do inglês 'empowerment'. Justifica-se esse uso ou seria melhor continuar a usar o termo em inglês entre aspas?"

Raquel Otranto - 1/7/2015

"'Imagine uma dessas salas de devoção que se encontra em muitos aeroportos.' É correto pensar que o 'se' na frase atua como índice de indeterminação do sujeito e que, portanto, não há erro de concordância no verbo 'encontrar'? Nesse caso, a colocação pronominal também está correta? Traduzi do inglês, e a intenção é dizer que eu, você, a gente, qualquer um, encontra essas salas de devoção. Obrigado."

João C. Mendes - 1/7/2015

"Na frase abaixo, um colega concurseiro afirmou com absoluta certeza que há o emprego de crase no início da frase: 'As vezes eu só queria que alguém chegasse e dissesse que podemos viajar, que pagará minhas despesas'. Ele afirma que deveria ser: 'Às vezes eu só queria que alguém chegasse e dissesse que podemos viajar, que pagará minhas despesas'. Qual a forma correta e por que?"

Thais Tendero - 2/7/2015

"Prezado professor José Maria da Costa, como devo dizer: 'Vou ao Correio'; 'Vou ao Correios' ou 'Vou aos Correios'?"

Dirceu Jacob de Souza - 3/7/2015

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram