quinta-feira, 22 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 26/7/2015 a 1/8/2015

"A minha dúvida é a seguinte: quando nos referimos ao título de uma lei determinada, a primeira letra deve ser sempre maíuscula, certo? Mas essa regra abrange os adjetivos também? Por exemplo, deve-se escrever: o Código Civil, ou o Código civil? E se adicionarmos o país de origem, deve-se escrever: o Código Civil Brasileiro, ou o Código Civil brasileiro, ou o Código civil brasileiro? Muito obrigado pela atenção e parabéns pela coluna que é sempre muito instrutiva."

Nota da redação o informativo 2.320, de 3/2/10, trouxe o verbete "Letras maiúsculas e acento gráfico" na seção Gramatigalhas. Clique aqui para conferir.

Daniel Pires - 26/7/2015

"Caro mestre, gostaria de saber se existe alguma explicação aceitável para se adotar o termo 'audição' para uma apresentação de dança, sendo que o originalmente refere-se a apresentações audíveis como música, canto e assemelhados."

Wagner Baggio - 29/7/2015

"Estimado dr. José Maria, qual a forma correta do verbo 'ser' para a construção frasal: "[...] as relações sociais em sala de aula, (seja ou sejam) entre aluno e professor ou entre alunos, proporcionam um importante processo de formação."

Renato Hollanda Silva - 30/7/2015

"Prezado professor, gostaria de me informar se o vocábulo ' aplicado na frase abaixo deve ser registrado com inicial maiúscula, já que consta na Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a seguinte instrução: 'Emprega-se letra inicial maiúscula: (...) Nos nomes dos pontos cardeais, quando designam regiões: Os povos do Oriente; o falar do Norte é diferente do falar do Sul; a guerra do Ocidente, etc. Observação: Os nomes dos pontos cardeais escrevem-se com iniciais minúsculas quando designam direções ou limites geográficos: Percorri o país de norte a sul e de leste a oeste.” Eis a frase que suscitou dúvida quanto à grafia do vocábulo 'sul': 'O Instituto tem atuado, nos últimos meses, com o propósito de implantar, na região sul do Estado, um Polo de Inovação Tecnológica'."

Marco Aurélio Mello - 31/7/2015

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram