Artigo - Breve análise da nova súmula 385 do STJ

13/8/2015
Luiz Aparecido Sartori

"Na verdade, nosso Direito é uma verdadeira Torre de Babel, existe uma desuniformidade de entendimentos que leva a esse caos (Migalhas 2.164 - 18/6/09 - "Direito do Consumidor" - clique aqui). É lógico, que não deve haver uma unanimidade de entendimentos, porque, como já dizia Nelson Rodrigues 'toda unanimidade é burra', mas, daí, chegarmos ao ponto que estamos, a coisa fica muito confusa. Sabemos que existe consumidor que dá uma de esperto, mas, são poucos. Por outro lado, os fornecedores de produtos e serviços não cuidam o suficiente para que o fornecimento de seus serviços e produtos sejam os melhores possíveis. Daí, entendo que, somente com pesadas indenizações pela má prestação no fornecimento de produtos e serviços é que obrigaria os comerciantes a se preocuparem. Não há que se falar na 'indústria do dano moral', ainda que alguns consumidores agindo de má-fé possam se benefeciar desse procedimento. Falo isso, porque, ainda hoje, em 2015, sabemos que os serviços prestados pelos fornecedores de produtos e serviços, são empresas públicas ou privadas de péssima qualidade. Que Deus nos ajude."

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